Esporte

VITÓRIA RECEBE TAÇA DE CAMPEÃO DA SÉRIE B E VENCE SPORT NO BARRAFESTA

Cinco times ainda disputam as duas vagas restantes na última rodada: vai ser uma guerra
ZedeJesusBarreto , Salvador | 18/11/2023 às 19:33
A saudação da torcida: Vencemos a guerra
Foto: Victor Ferreira

  Um fim de semana com a cidade vestida de vermelho e preto. O Vitória campeão com folga, recebeu a taça, atletas medalhados e comemorou o primeiro título nacional e a classificação para a Série A com um triunfo (1 x 0) convincente sobre o Sport Recife, Barradão abarrotado, festa pra encher madrugada e seguir pelo domingo afora. Mais um aplicado segundo tempo do Rubro-negro, um regalo para seu torcedor.  Vai ter trio elétrico na Barra, no domingo, carnaval rubro-negro antecipado. E vai ter o Natal, o ano novo...  se acaba?

 O Vitória realizou uma campanha absurda, exemplar em toda a competição: 72 pontos ganhos, finda a penúltima rodada, com 8 pontos à frente do segundo colocado, o Criciúma, já também classificado.

*

 Restam duas vagas, que serão disputadas acirradamente na rodada final por Juventude (62 pontos), Vila Nova, Atlético Goiás (61 pontos), Novorizontino, Sport e Mirassol (com 60 pontos) – teremos emoções até o final.   

*

  Pré-jogo

- A cidade num sábado em vermelho e preto. Bandeiras, carros, camisas, acessos ao Barradão difíceis, tomados desde a manhã, um clima eufórico como há tempo não se via na cidade.  

 ...

 Afinal, classificado com todos os méritos e antecipadamente para a Série A/2024 (cinco temporadas depois de ter caído), Campeão da Série B /2023 com duas rodadas de antecedência, o Vitória enfrentava o Sport do Recife num sábado ensolarado e calorento, no Barradão, um jogo de festas (embora o Sport ainda lute por uma possível classificação), arquibancadas lotadas, arredores também, entrega de troféu e tudo mais que o Leão tem direito. Afinal, um título histórico, o primeiro do clube em dimensão nacional. O torcedor rubro-negro em alfa, o Leão há 12 jogos sem perder na sua Toca.

 

*

   Eis os times que conquistaram a Série B, desde o ano 2000 até 2023:

  - Paraná, Payssandu, Criciúma, Palmeiras, Brasiliense, Grêmio, Atlético MG, Coritiba, Corínthians, Vasco, Coritiba, Portuguesa, Goiás, Palmeiras, Joinville, Botafogo, Atlético GO, América MG, Fortaleza, Bragantino, Chapecoense, Botafogo, Cruzeiro e Vitória.

  Só como informação e alerta, alguns desses campeões se mantém e são destaques na Série A, a chamada ‘elite’; enquanto outros vagam feito almas penadas por segundonas, terceironas... ou sem séries.  Em 2024, vida nova, outra realidade, vai ser preciso planejamento, investimentos para não fazer feio.

 

**

 No Barradão

 Arquibancadas vibrantes (mais de 30 mil dentro). Gente pendurada, trepada, uma multidão no entorno, ligada. Taça em exposição. O Vitória todo de preto. Sport Recife inteiro de branco, detalhes em azul. Relvado bem cuidado, linheiro.  

*

Com bola rolando...

 - O Campeão acomodado, sem pressa, trocando passes e o Sport, precisando dos três pontos, na pilha, pondo velocidade, atacando, mais faminto.  Aos 17’, Love fez boa jogada e rolou para o miolo da área inimiga pro chute frontal de Labandeira, descalibrado, fora. Aos 19’, Love ajeitou folgado na meia lua, encheu o pé, por cima. Aos 27’, após cruzamento da esquerda, Labandera fechou do lado oposto mas foi infeliz na conclusão. Apesar do maior volume de jogo do Sport, o torcedor do ‘nêgo’ não parava de incentivar um só instante.

 - Aos 36’, Lababdera recebeu limpa, de cara, um passe precioso de Jorginho, encarou o goleiro Lucas Cândido, que saiu fechando, e chutou mal, pra fora, desperdiçando. O Leão sem criar, sem finalizar, mesmo com a puxada de alguns contragolpes, mas preocupado em travar o ímpeto do inimigo, gastar tempo. Aos 48’, primeira finalização do Leão Baiano, com chute de Nem, já na área pernambucana, enviesado pela direita, por cima da meta.  O torcedor esperava e merecia um pouco mais.

 *

  O time pernambucano voltou pressionando, exigindo boas intervenções de Lucas Arcanjo, postura total ofensiva. Mas durou pouco esse ímpeto. O time baiano na moita, parecia meio ressaqueado, sem agonia, administrando. Manha, porque aos poucos o Leão Baiano foi mostrando as unhas, as garras. Aos 11’, Dudu arriscou de longe, passou perto. Aos 16’, blitz do Vitória, com Nem e Dudu perdendo chances claras, seguidas, num mesmo lance.

 

  - Gol! 1 x 0 Vitória, aos 20 minutos. Um golaço! Chute forte, da intermediária, pela esquerda, pá direito e bola descaindo no ângulo. Torcida foi à loucura! Só festa.

 

 - Aos 23’, Dudu arriscou de muito longe, bola triscou no ângulo de cima da trave pernambucana.  O Sport sentiu a pancada, encolheu-se, perdido, o Leão Campeão com o domínio das ações. Aos 32, Edinho cruzou de fundo, da direita, Peglow testou de frente, Lucas Arcanjo catou, bem colocado.  

- Aos 36’, o Vitoria entrou tramando e Gegê bateu forte para o goleiro Jordan espalmar. O Leão da Ilha do retiro entregue, sem pernas, sem reação. Na pressão do torcedor, o Campeão em cima, acuando, chutando, querendo mais. Atuação de Campeão.

Destaque

                  A torcida, toda vida, passando energia para os atletas em campo. Leo Condé, o treinador, o presidente Fábio Motta, eficiente.

 - Lucas Arcanjo, uma garantia, melhor goleiro da competição. Zeca, liderança, surpreendente; Wagner Leonardo, zagueirão artilheiros, titular da seleção da segundona; Rodrigo Andrade, talvez o equilíbro do meio-campo; Dudu cresceu muito; Osvaldo, técnica, inteligência; Gamalho, artilheiro. E mais a vontade e raça de todos: railan, Camutanga, Marco Antonio, os Matheus todos, Lucas lateral esquerdo, Nem, Mateusinho, Ze Hugo...   sim, atletas que entram para a história do clube.   


*

Ficha Técnica

- O Vitória Campeão, assim escalado pelo vitorioso Leo Condé: Lucas Arcanjo; Zeca, Camutanga, Wagner Leonardo e Mateusinho; Rodrigo Andrade (Gegê), Dudu (Marco Antonio) e Giovanni (Wellington Nem); Osvaldo, Welder (Zé Hugo) e Iury (Matheus Gonçalves).


- O Sport Recife, Leão da Ilha do Retiro, treinado por Ênderson Moreira, com alguns desfalques/mudanças na equipe: Jordan, Eduardo (Ewerton), Thyere, Chico e Felipinhio; Fabinho, Felipe (Ronaldo), Labandera (Diego Souza) e Jorginho; Negueba (Edinho) e Love (Peglow).


- No apito, Paulo Cesar Zanovelli (MG)

   Ednaldo Rodrigues, o ‘capo’ presidente da CBF marcando presença, claro.

*

 O Vitória, já de estrela bordada na camisa acima do escudo (por decisão dos sócios- torcedores) fecha o campeonato e a jornada do ano atuando fora, contra o desesperado Chapecoense. Sábado, dia 25, às 17h, em Chapecó.

 O Sport joga a última, em casa, contra Sampaio Corrêa, o time do Maranhão lutando pra não cair.

**

 Eliminatórias da Copa

  Na próxima terça-feira, à noite, no Maracanã/RJ, Brasil x Argentina, valendo pontos pela Classificatória (ou Pré) Copa do Mundo 2026.  Os argentinos, campeões do mundo do Catar, perderam no La Bombonera/Buenos Aires para os vizinhos e rivais uruguaios (2 x 0), no meio da semana, mas continuam na liderança da competição, sob o comando do astro Messi. Já o Brasil, com duas derrotas seguidas nos costados (contra Uruguai e Colômbia) está em 5º lugar na tabela de classificação, atrás da Venezuela, creiam.

 O treinador Fernando Diniz não contará com Vini Jr, lesionado na coxa. Se quiser de fato encarar os Campeões do Mundo, a Seleção Brasileira vai ter de encorpar o meio-campo, com mais pegada, dividir as bolas sem simulações e cai-cai ridículos, finalizar melhor e, sobretudo, corrigir atrás – laterais que encurtem a distância na marcação e consigam avançar, além de zagueiros que saltem mais e se posicionem melhor nas bolas alçadas. É pouco?

Mas, como nos ensina a bola, cada jogo é um jogo... como cada dia é um dia.

**

 Pela Série A, o atolado Bahia, sob comando de Rogério Ceni, só volta a campo na sexta-feira à noite, em São Paulo, contra o Corínthians. Só tem um jeito de tirar um pé do atoleiro, vencendo.  Ou...  o atolo total é bem ali. O ‘Timão’ paulista, sob comando do conhecido Mano Menezes, está no meio da tabela e já de olho num ‘paroano sai melhor’.