Esporte

JOGADOR MAIS BAIXO DA COLOMBIA FEZ 2 GOLS DE CABEÇA E O BRASIL PERDE

Seleção com os mesmos erros de sempre e os jogadores caindo no gramado
ZedeJesusBarrêto ,  Salvador | 16/11/2023 às 23:28
Pai de Diaz quase tem um infarto com gols do filho em Barranquilla
Foto: BJÁ
     O treinador Diniz tem muito o que explicar. O time entrou bem, fez 1 x 0, manteve um primeiro tempo equilibrado, foi pro intervalo em vantagem mas caiu de produção na segunda etapa, perdeu as divididas e o controle do meio campo, levou dois gols de cabeça (Luiz Dias, o grande destaque) e não teve pernas para segurar os colombianos. Teria sido o calor, as substituições feitas no segundo tempo pelo treinador, o tal desentrosamento...  ou não temos time, de vera.

  Afjnal, são duas derrotas seguidas na competição, e o Brasil, com o resultado, caiu para 5º lugar, atrás da Argentina, do Uruguai, da Colômbia e da Venezuela. Já preocupa, o sinal amarelou. O próximo jogo é contra a Argentina, que levou 2 x 0 do Uruguai em Buenos Aires, a primeira derrota do time de Messi depois da conquista da Copa do Mundo.

**

 Em Barranquilla, Colômbia

- Estádio Metropolitano Roberto Meléndez (capacidade para 75 mil pessoas), perto do litoral Pacífico, 5ª rodada do torneio Sul-Americano classificatório para a Copa do Mundo de 2026, que será realizada na América do Norte – EUA, Canadá e México. Arquibancadas tomadas de amarelo (que também é a cor da Colômbia), noite limpa, quente e um relvado de boa qualidade.

 - A Colômbia com seu uniforme um, camisetas amarelas, calções escuros; e a seleção brasileira de camiseta azul e calções brancos.    

*

 Com bola rolando ...

 - O time de Diniz começou pressionando o adversário, marcando o campo inteiro, as linhas adiantadas. Logo com 1 minuto, boa tabela, cruzamento de Royal e a cabeçada de Vini Jr, de cara, por cima. A Colômbia não achava a bola. O Brasil surpreendia.

- Gol! 1 x 0, Brasil, logo aos 3 minutos. Martinelli, completando na área, de frente, boa jogada coletiva, em troca de passes, num toque, da seleção (Rodrigo, Vini Jr, Bruno Guimarães...).  Os donos da casa assustados.

 - Os colombianos tinham de sair pro jogo, buscar a ofensiva, equilibrar as ações; levaram um gol muito cedo. Os brasileiros valorizando a posse de bola. Ritmo intenso. Aos 15’, depois de boa jogada individual de Diaz, pela esquerda, Castaño bateu colocado e Álisson fez boa defesa, catando no rodapé. Por volta dos 20’ já estava parelho, lá e cá. Aos 21’, Diaz teve boa chance, de frente, mas o tiro errou o alvo.

 - Por volta dos 25’, saiu Vini Jr, com dores na coxa, entrou o estreante João Pedro (22 anos, boa estatura). Aos 30’, Marquinhos travou um chute de cara, em arrancada de Diaz em alta velocidade desde o meio de campo. Aos 31’, a resposta de Rodrygo, com um arremate da meia lua tirando casquinha no travessão de Vargas.  Aos 40’, James Rodrigues arriscou de fora, passou perto.

  Boa, movimentada primeira etapa. O Brasil começou melhor, mas a Colômbia equilibrou e criou, teve chances de empatar. Diaz e James Rodrigues deram muito trabalho. Voltamos para a segunda etapa com a vantagem 1 x 0. Rodrygo e Martinelli os melhores.

*

 

 - Uma retomada de jogo bem igual. O time da casa com duas substituições, buscando o empate com apetite; o Brasil bem postado, mas chegando na frente também, com perigo. Aos 4’, um bom chute frontal de Bruno Guimaraes, passou perto. A mesma pegada. Aos 8’, boa troca de passes, a bomba de Raphinha, Vargas salvou, espalmando a escanteio. Aos 10’, chute de longa distância, Álisson catou pelo alto. Aos 12’, Rodrygo, agora mais caído pela esquerda, tentou, bola nas mãos de Vargas. Corrido.

 - A Colômbia acelerando e o Brasil cadenciando quando tem a bola. Aos 22’, Rodrygo tabelou e Raphinha fechando da direita acertou a trave de Vargas. Aos 23’, Diniz trocou Rodrygo (o melhor em campo) por Paulinho (do Galo Mineiro). Aos 24’, Paulinho tabelou com J Pedro mas, ao invés de finalizar tentou driblar na área e perdeu boa chance. Aos 26’, uma bomba de Diaz, assustando Álisson.

  - Diaz, aos 27’, finalizou bem da esquerda, depois de  troca de passes da Colômbia, defesaça de Álisson. Uma animada e aberta disputa.

 - Gol! 1 x 1, Colômbia, aos 30’, Luiz Diaz, escorando de cabeça, na pequena área, livre, um cruzamento da esquerda. Empate justo.

 - Os colombianos se animaram, foram pra cima, na pressão, as arquibancadas empurrando. O time de Diniz sentiu a saída de Rodrygo.

 - Gol! 2 x 1 Colômbia, aos 33 minutos. Novamente Luiz Diaz, de cabeça, escorando cruzamento largo da direita. Nas costas de Royal e Marquinhos.

 E, daí pra frente, a equipe brasileira já no lufa-lufa do desespero e a Colômbia marcando, administrando, catimbando,  gastando tempo e garantindo um belo triunfo de virada.

*

Destaques

- Luiz Diaz e James Rodrigues comeram a bola pela Colômbia, um time bem mais aceso, com mais gana em campo.

 No Brasil, Rodrygo foi o melhor, disparado. Martinelli e Raphinha enquanto tiveram pernas. Laterais fracos de marcação e apoio, Marquinhos já era, e o meio campo precisa de mais pegada.

*

Ficha técnica

- Colômbia, do treinador Nestor Lorenzo (argentino): Vargas, Munhoz, Mena,, Sanchez e Machado; Uribe, Castaño, Carrascal e James Rodrigues; Borré e Diaz. (Sinisterra, Borja, Córdoba, Christian Rios, Lerma)   

- O ‘novo’ Brasil escalado por Fernando Diniz: Álisson, Emerson Royal, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Lodi; o baiano André, Bruno Guimarães e Rodrygo; Raphinha, Vini Jr e Martinelli. (João Pedro, Paulinho, Douglas Luis, Endrick, Pepê)   

 - Arbitragem uruguaia.

*

 Na próxima rodada o Brasil recebe a Argentina de Messi, Campeã do Mundo, na terça-feira próxima, no Maracanã/RJ.

**

 Outros jogos da rodada 5:

 - Bolívia 2 x 0 Peru; Venezuela 0 x 0 Equador; Argentina 0 x 2 Uruguai;

    Às 21h30 – Chile 0 x 0 Paraguai, em andamento, na segundo tempo..

**

 Leão Campeão e Festa no Barradão


 Classificado para a Série A /2024 e Campeão da Série B /2023 com duas rodadas de antecedência, o Vitória enfrenta o Sport do Recife no sábado, no Barradão, um jogo de festas (embora o Sport ainda lute por uma possível classificação), arquibancadas lotadas e coloridas de vermelho e preto, entrega e troféu e tudo mais que o Leão tem direito. Afinal, é sim um título histórico, o primeiro do clube em dimensão nacional. E conquistado com méritos e louvor porque o time esteve na ponta de cima da tabela desde o início da competição, sem assédios, com superioridade.

 Certo, nem sempre o Vitória jogou bem ou bonito mas competiu pra vencer, cada jogo. Foi uma equipe aplicada e competente em campo, bem treinada, sobrando fisicamente, impondo-se no Barradão e jogando de igual pra igual fora de casa.

  Um trabalho eficiente do treinador Leo Condé, que teve o grupo nas mãos, e com destaque para alguns atletas que integram qualquer seleção que se faça da Série B ainda em disputa, como o goleiro Lucas Arcanjo, uma garantia, o zagueiro Wagner Leonardo, seguro e artilheiro, o meio-campista Rodrigo Andrade, de boa técnica e espírito de liderança, e o veterano Osvaldo, precioso nos passes e bolas paradas.

  No mais, a doação total de todos em campo, muita raça, correria. Um bom, eficiente  trabalho da diretoria do clube fora das quatro linhas. E destaque ainda maior para a torcida, vibrante e apaixonada, que fez do Barradão a verdadeira Toca do Leão. Parabéns rubro-negros!

 Sábado vai ser uma loucura.