Esporte

SALÃO NÁUTICO DA BAHIA: BRUNO REIS DESTACA POTENCIAL DE SALVADOR

Na abertura do Salão Náutico Salvador com Grand Pavois, Bruno Reis destaca potencial da economia do mar
Tasso Franco , Salvador | 15/11/2023 às 11:20
A economia do mar responde por 20% do PIB nacional, comenta prefeito
Foto: Lucas Moura

O Salão Náutico Salvador com Grand Pavois foi aberto nesta terça-feira (14), na Bahia Marina, no Comércio, com entrada gratuita para a população. A programação segue até o domingo (19), trazendo diversas atividades voltadas para a economia do mar, entre fóruns, mesas e exposições reunindo pesquisadores, velejadores e empresários do setor. O prefeito da capital baiana, Bruno Reis, participou do primeiro dia, que contou com palestra de Lars Grael, velejador, campeão mundial e medalhista olímpico.

O prefeito falou sobre o potencial de Salvador neste setor: “A economia do mar responde por 20% do PIB nacional e por 95% do comércio exterior. Nosso município tem 693 km², dos quais 350 km² estão na Baía de Todos-os-Santos. Sabemos da capacidade que esse setor tem de gerar empregos, pois em cada barco acima de 25 pés são pelo menos três pessoas. Os tributos gerados são cinco vezes maiores do que os demais, e os turistas que chegam embarcados passam mais tempo e consomem até cinco vezes mais”, disse.

“Portanto, vejam vocês o potencial desse setor aqui, na Baía de Todos-os-Santos, que é a segunda maior do mundo. Essa é uma visão estratégica da nossa gestão: a gente precisa identificar novos vetores de crescimento econômico, e estamos apostando na economia do mar. Estamos qualificando mão de obra para essa área, são 420 pessoas para atuarem nesse mercado. Temos projetos para a implantação de outras marinas em nossa cidade, para a construção de outros píeres, para fazer a via náutica. Não há limitação de recursos: os que forem necessários serem investidos nós vamos fazer, porque essa é uma questão estratégica”, completou Bruno Reis.

No evento, a Prefeitura e a Universidade Federal da Bahia (Ufba) firmaram parceria para a implantação do projeto Archemar-Salvador, que visa potencializar a arqueologia marítima e subaquática da Baía de Todos-os-Santos. A iniciativa prevê a criação de um Centro de Pesquisa e Referência em Arqueologia e Etnografia do Mar (CRMar) e do Museu Aberto da Baía-de-Todos os Santos (MABaía) na cidade. O local que abrigará as estruturas ainda está em fase de definição.

O reitor da Ufba, Paulo Miguez, falou sobre a parceria: “Assinamos um protocolo de intenções com um conjunto de estudos, e é uma alegria grande porque, para todo morador da cidade, e para a universidade também, há uma paixão pela Baía de Todos-os-Santos. É uma oportunidade da gente se manifestar em defesa deste que é um patrimônio histórico, cultural e natural de Salvador", contou.

O centro de pesquisa será um espaço que produzirá conhecimento para promoção e divulgação, referência e visitação educativa monitorada. O museu, por sua vez, contará com exposições de objetos físicos e exposições virtuais por meio de equipamentos de realidade virtual e aumentada, promovendo aprendizado sobre sítios arqueológicos, patrimônio etnográfico e histórico-cultural da baía que margeia a capital e mais 13 municípios.

Iniciativas -  O prefeito destacou que trazer para Salvador o Grand Pavois, que é um dos maiores salões náuticos do mundo, realizado em La Rochelle, na França, foi mais uma das iniciativas do Comitê Náutico, criado no início da sua gestão. Outra grande ação recente do grupo foi a abertura do SAC Náutico, uma estrutura localizada no Comércio que reúne diferentes instâncias para agilizar questões burocráticas ligadas à economia do mar.

“É comum ouvir aqui na cidade: como é que a gente tem uma baía com essa dimensão e ela é explorada aquém das suas expectativas? O ideal seria ter o Estado e o Governo Federal conosco, mas eu não sou de ficar esperando pelos outros. Justamente por isso, no início da gestão, nós instalamos o comitê, que nos permitiu tirar uma série de ações do papel. Nos trouxe também capacidade de inovar, trazer boas ideias, e assim surgiu o SAC Náutico que, tenho certeza, será um case de sucesso nacional”, disse.

Em sua palestra, o velejador Lars Grael falou sobre motivação e sobre curiosidades da sua carreira. Pela tarde, ele conheceu a estrutura do SAC Náutico: “Poucos prefeitos têm essa visão voltada ao turismo e acoplada ao desenvolvimento náutico. Parabéns pela criação desse comitê executivo e parabéns pela criação do SAC Náutico. Uma iniciativa única no Brasil de se criar um serviço de atendimento ao capitão, unindo Capitania dos Portos, Receita Federal e Polícia Federal”, afirmou no evento.