Esporte

O QUE DEVE MUDAR NO VITÓRIA EM 2024, NA ELITE DO FUTEBOL SÉRIE A (TF)

Leão da Barra muda de patamar e vai reforçar a equipe de atletas e o torcedor está confiando na direção do Clube, o que é mais importante
Tasso Franco ,  Salvador | 13/11/2023 às 16:56
Giovani Augusto comemora
Foto: Victor Ferreira
    O retorno do Vitória a 1ª Divisão do Campeonato Brasileiro de Futebol é excelente para a Bahia, o estado, assim como para os torcedores rubro-negros que estão em festa após muitos anos de jejum na C e na B e também para o Esporte Clube Bahia. Oxalá, portanto, que o Bahia siga na 1ª Divisão o que só irá fortalecer o esporte profissional futebol no estado, com dois times na série A, hoje, privilégio que nenhum estado do Norte, Nordeste e Centro Oeste tem.

  O Vitória fez uma campanha belíssima neste 2023 graças, sobretudo, ao profissionalismo imprimido pela direção do clube sob o comando de Fábio Mota, ex-secretário da Prefeitura de Salvador, que sepultou (imagina-se, de uma vez por todas) a antiga política-administrativa do clube, com suspeitas de irregularidades, mandonismo, familiarismo e assim por diante, e que levou o Vitória a amargar situações crtícias nos campeonatos nacionais com rebaixamentos que os torcedores não mereciam.

  No fundo era o torcedor que sofria, pagava a conta e via seu time do coração naufragar. Com a volta do "Leão da Barra" a elite do futebol brasileiro caberá a diretoria do clube manter a pegada e reforçar o time para que, ao menos, se mantenha sempre na série A. 

  Todos sabem que não será fácil. Os campeonatos brasileiros das séries A e B, especialmente o da A, são fortíssimos, difíceis, e os times sediados no Brasil mais rico - Sudeste e Sul - levam vantagens, pois, têm estruturas maiores e empresas mais fortes para bancar os custos operacionais.
  
  O Flamengo, por exemplo, terá uma receita orçamentária prevista para 2023 da ordem de R$1 bilhão o que representa, se compararmos com as administrações municipais no estado da Bahia, um orçamento maior do que 90% dos municípios baianos, exceto, Salvador, Feira de Santana, Camaçari, Vitória da Conquista e três outros maiores.

  O orçamento aprovado pelo Conselho Deliberativo do Vitória para 2023 foi de R$62 milhões. Ai está a diferença. Claro que, o clube na 1ª Divisão ,a tendência é quadruplicar esse orçamento porque tudo muda em termos de patrocinadores, transmissões de TV e internet, etc, e a direção vai ter que contratar atletas mais graduados. 

  Será um trabalho dificil, árduo, técnico-profissional, e o importante é que o torcedor está prestigiando, está vendo e apoiando, pois, ele é extremanente importante na vida do clube mesmo o pobre ou classe média que veste a camisa e vai ao estádio ou torce em casa e colabora, pouco que seja, financeiramente.

  O Vitória é um clube estrutura com estádio, CT de qualidade, infra completa e está tendo o apoio do governador Jerônimo Rodrigues que é rubro-negro e o estado investe em obras complementares no entorno do estádio, que também é um bairro da cidade do Salvador.

  Parabéns ao Vitória e que tenha êxito em 2024. E força ao Bahia para se manter na 1ª Divisão. Isso, na outra ponta, também fortalecerá o campeonato baianoa de 2024.