Esporte

VITÓRIA RETORNA À 1ª DIVISÃO E BAHIA VAI SE SEGURANDO PARA NÃO CAIR

O Vitória começou perdendo o jogo contra o Novo Horizontino e conseguiu uma virada milagrosa nos acréscimos
ZedeJesusBarreto , Salvador | 12/11/2023 às 21:13
Torcedor fez a festa em Novo Horizonte
Foto: Victor Ferreira
 O Leão Baiano está de volta à Primeirona, a elite do futebol brasileiro. Carimbou o passaporte com o triunfo de 2 x 1 (um gol de pênalti no finalzinho)  sobre o Novorizontino, que ainda briga por classificação, na casa do adversário. Venceu de virada, sem fazer uma boa partida. Esteve encurralado na primeira etapa mas achou um gol (Gamalho, com cruzamento de Zeca) instantes antes do apito do árbitro para o intervalo. Administrou bem o segundo tempo, contou com a sorte e boa atuação do goleiro e, num contragolpe, já nos acréscimos, aconteceu o pênalti em Zé Hugo. Bastou. 

  Imaginem a festa que o torcedor fará no sábado próximo no Barradão, no jogo contra o Sport, que pode definir também o título de campeão para o Leão!

 *

   Já o Bahia, fez um bom jogo, bem equilibrado contra o Athlético do Paraná, atacou, finalizou bem mais e jogou a maiopr parte da partida no campo adversário. Fez 1 x 0, já na metade do segundo tempoi e tinha o jogo nas mãos, bem administrado, explorando bem os contragolpes, mas... de novo a defesa falhou, deu branco, apagou num escanteio da direita e o baixinho Cannobio (1m70) subiu livre e testou, da fora da pequena área, o goleiro Marcos Felipe mal colocado saltou e não chegou. 1 x 1.

 Um empate horrível pelas circunstâncias (o jogo na mão, entregue) e por conta da tabela de classificação. Com 38 pontos o Bahia está na porta da zona, foi ultrapassado pelo Vasco, que venceu. O Cruzeiro, primeiro da zona, com 37 pontos, tem dois jogos a menos, pode ultrapassar o Bahia que tem de sair para encarar o Corínthians na próxima rodada. O Bahia tem problemas sérios, defensivos (goleiro inclusive) e ofensivos, más finalizações.   

*

 Na Fonte Nova

 Começo de noite limpa de um domingo de sol, calorento. Arquibancadas com mais de 33 mil presentes. O Tricolor com seu uniforme 2, City, camiseta azul bebê e calções brancos; o time visitante todo de vermelho e preto.  

 Em campo, um Bahia à beira da degola, corda no pescoço, torcida em ataques de nervos, aquela pressão de vencer ou vencer. O Athlético Paranaense em 7º lugar, algumas rodadas sem vencer, rivalidades, um histórico de bons confrontos.

 

*

 Com bola rolando ...

 - Ritmo intenso, muito equilíbrio, marcação forte, as defensivas prevalecendo. Aos 17’, uma boa melhor jogada ofensiva, com Biel ciscando pela esquerda, cruzando para o lado oposto, Thaciano testando de frente, defesa de Bento. O Bahia, aos poucos, foi comandando, tomando as rédeas das ações. Boas oportunidades criadas com Biel, Juba, Everaldo... parando na zaga, no goleiro Bento ou chutando fora do alvo.

- Aos 27’, Biel entrou pelo meio trançando e foi derrubado na meia lua, Hugo Moura levou amarelo. Juba bateu de canhota, o goleiro espiou e a bola tirou tinta do poste. O Bahia era melhor, pressionava. Os paranaenses sempre perigosos no contragolpe.  

- Aos 44’, Biel achou Cauly penetrando por trás da zaga, o chute saiu rasteiro, de frente, Bento saiu bem e rebateu. Aos 45’, após o escanteio, aquela pressão, a defesa atleticana safou-se e Bento caiu, na treta, para esfriar e garantir o empate numa primeira etapa bem jogada e parelha. Indefinida. O Bahia finalizou mais, 9 vezes, o Athlético apenas duas.

 

*

   O Tricolor voltou apertando, numa blitz, aos 2 minutos, Bento salvou, espalmando chute frontal de Thaciano. A resposta veio rápida, no contragolpe, Zapelli entrou livre por trás da zaga, ficou de cara, Marcos Felipe saiu bem e abafou o chute. Aos 10’, sangue novo, mais fôlego  no meio campo  paranaense, substituições. O Tricolor continuava jogando mais no campo adversário, pecava nas finalizações. Aos 17’, após bolas alçadas de lá pra cá Thaciano testou de dentro da pequena área, livre, por cima, chance perdida. Aos 18’, Biel foi empurrado e derrubado na área, os tricolores  queriam pênalti, p árbitro nem tchum.   Juba, aos 22’, uma bomba da entrada da área, por cima.

 - Aos 26 minutos, Gilberto derrubado na área e o árbitro, em cima, marcou.  

 - Gol! 1 x 0 Bahia, Everaldo, cobrando forte, pelo alto, deslocando o goleiro, sem defesa. Aos 28 minutos. (8 gols de Everaldo)

 

 -Yago em campo, Ceni precavido tirou Thaciano já cansado.  Aos 33’, Biel tabelo com Cauly, o chute da meia lua fora do alvo. O treinador do Athlético substituiu três e foi inteiro para o tudo ou nada no ataque. Aos 38’, chute de longe, traiçoeiro, por baixo de Cannobio, Marcos Felipe espalmou a escanteio. Fica nervoso e tenso o final. Aos  39’, Biel puxou bom contragolpe, tocou pra Everaldo que devolveu errado, Biel livre...  

  - Daí ...  bola cruzada de escanteio da direita, Cannobio subiu livre, testou e Marcos Felipe aceitou...  Gol! 1 x 1, Cannobio, de 1m70. Inadmissível.

  Duas boas chanceas com Cauly, o Bahia em cima, buscando o segundo.  O rubro-negro paranaense perigoso, sempre, quase ampliou aos 44’, boa defesa de Marcos Felipe. Ratão e Ademir em campo (saíram Cauly e Biel). Aos 47’, Gilberto tenta de fora, erra o alvo.  Aquela pressão final, escanteios, chutes seguidos, reclamações de pênalti, escanteios, defesas de Bento...  e só o empate, horrível para o Tricolor.      

 

*

 

 Destaques

 - Acevedo, aplicação total. Rezende, raça. Juba, boa canhota, bons passes.

   Não faltou luta, dedicação, mas as mesmas recorrentes falhas defensivas no final comprometem. Marcos Felipe fez umas três boas defesas, mas estava mal colocado no gol,   

 

*

Ficha Técnica

- O Bahia de Rogério Ceni: Marcos Felipe, Gilberto, Kanu, Vitor Hugo e Juba; Rezende, Acevedo, Thaciano, Cauly; Biel, Everaldo. (David Duarte, Yago,  

- O Athlético PR do treinador Wesley Carvalho: Bento, Cacá, Thiago Heleno, M.Felipel; Fernandinho, Cuello, Hugo Moura, Cannobio; Zapelli, Vitor Bueno e William Bigode (Vitor, Christian, Thiago, Arriagada)

 - Arbitragem gaúcha, com Rafael Klein no apito.

*

  - Faltam quatro jogos para o Bahia, dois em casa. Na próxima rodada, dia 25, sábado, enfrenta o Corínthians, em São Paulo.

**

 

 Em Novo Horizonte/estádio Dr. Jorge de Biasi  

 - O Vitória jogou de branco inteiro, com detalhes em vermelho e preto; o Novorizontino de amarelo e preto. Muitos vazios nas arquibancadas. Tempo bom, sem chuvas, relvado bem cuidado.

 - O time da casa começou tentando impor ritmo, atacando, o Vitória marcando, sem pressa, na manha. Aos 11’ e 13’ minutos, duas boas chances do auri-negro, em cima, acuando, o Leão muito atrás, recuado.

- Gol! 1 x 0 Novorizontino,aos 20 min. Geovane, sem marcação, bateu forte da entrada da área, frontal, o goleiro Lucas Arcanjo rebateu, deu rebote e Rômulo aproveitou, não perdoou, abrindo o placar.  

  Gol levado, o rubro-negro baiano saiu pro jogo, adiantou suas linhas e equilibrou as ações, mas a defesa mostrou insegurança, vacilando nalguns lances. O time baiano criava pouco na frente; algumas bolas alçadas em cobranças de falta e escanteios,  um bom chute de fora da área, boa defesa de Jordi, no finalzinho, e...    

- Gol! 1 x 1, Leo Gamalho, aos 49’. Bola alçada por Zeca com capricho da direita, a defesa cochilou, Leo Gamalho dominou e bateu, inapelável, empatando antes do apito do arbitro encerrando o primeiro tempo.

*

 Leo Condé fez duas substituições conservadoras no intervalo, lançando Vitor Hugo e Mateus Gonçalves (saíram Giovanni e Gamalho, machucado). O time da casa tinha mais a bola, tentava mas não conseguia penetrar, finalizar; o Vitória bem postado, só nos contragolpes em velocidade, à vontade, o empate lhe servia. O time da casa tentava, buscava, mas não achava.

 - Aos 46’, num contragolpe, Ze Hugo foi derrubado na área, o árbitro marcou.

   Gol! 2 x 1 Vitória, Welder ! Bateu, fez e decretou: Vitória Campeão da Série B e garantido na Série A 2024.  Gol histórico para o rubro-negro.    

 

*

 Ficha Técnica

 - O Novorizontino do treinador Eduardo Batista: Jordi, Adriano, Cesar Martins e Ligger; Lepo, Geovane, Marlon e Roberto (Réverton); Baggio, Aylon e Romulo (Felipe).

 - O Leão Baiano do treinador Leo Condé: Lucas Arcanjo, Zeca, Camutanga, Wagner Leonardo e Mateusinho; Dudu, Matheus Trindade e Giovanni (Vitor Hugo); Osvaldo, Gamalho (Matheus Gonçalves) e Iury (Ze Hugo e Welder).

 - Arbitragem de Állison Furtado (TO).  Fracote.

*

 Pela penúltima rodada o Vitória recebe o Sport Recife, no Barradão, sábado, dia 18, às 17h. Vai ter festança rubro-negra, o time já classificado para a Primeirona, a elite, Série A 2024 e, mais que isso, certamente Campeão da Série B/2023.      

 

**

Outros jogos da rodada/Série A

- Flamengo 1 x 1 Fluminense; Coritiba 1 x 0 Cruzeiro; Palmeiras 3 x 0 Internacional;

   RB Bragantino 2 x 2 Botafogo; Grêmio 0 x 1 Corínthians; Vasco 2 x 1 América MG;

   Santos 0 x 0 São Paulo; Atlético MG 2 x 1 Goiás; Cuiabá 21 x 0 Fortaleza.

*    

  Data Fifa, Eliminatórias Sul-Americanas, dia 16, quinta às 21 h, Colômbia x Brasil, em Barranquilla.