Esporte

BAHIA PERDE PARA O GRÊMIO 1X0 E EMPACOU EM 37 PONTOS PRÓXIMO A Z-4

ZédeJesusBarrêto diz que o Bahia - apesar da derrota - fez uma boa partida
ZedeJesusBarreto , Salvador | 04/11/2023 às 21:35
Grêmio 1x0 Bahia
Foto: Felipe Oliveira

 Com uma escalação diferente, ocupando bem os espaços nas intermediárias, o Bahia fez uma boa partida contra o Grêmio, em Porto Alegre, mas levou 1 x 0, gol do veterano Luizito Suarez, e continua patinando ali nas proximidades da zona de degola, com 37 pontos ganhos. O time gaúcho, com o triunfo, chega à terceira posição na tabela de classificação, mas a rodada segue. O Bahia correu bem, teve bom volume de jogo, criou mais chances de gol, na primeira e na segunda etapa, teve mais posse de bola, mas parou no goleiro gremista, na sua própria incompetência ofensiva e nos erros da arbitragem, caseiríssima.

   É sofrência até a rodada final, dissemos.   

  *

  Arena Grêmio/Porto Alegre

  - Jogo abrindo a 32ª rodada, retão final da competição. Tempo limpo, bom gramado, arquibancadas com bom público (37 mil presentes), tudo azul.  

  - Duelo de tricolores; o Bahia na luta, a cada rodada, para não cair na zona da degola - o time com 37 pontos ganhos, a três da Z-4 ; e o Grêmio com 53 pontos (foi a 56), quarto colocado (subiu um degrau), brigando no alto da tabela.

 - O Bahia de camisetas brancas, o Grêmio todo de preto. Ceni surpreendeu na escalação, escalando cinco meio-campistas, buscando dificultar o toque de bola gremista, equilibrando a disputa na meiúca, zona de criação do jogo.

*

 Com a bola rolando ...

  O Bahia encarou, desde o começo. Marcando bem, com boa posse de bola. Fez uma primeira etapa bem equilibrada, controlada. Algumas chances foram criadas lá e cá. Duas boas defesas de Marcos Felipe, boa atuação do miolo de zaga; Aos 40’, um balaço de Cauly no travessão gremista, após boa trama de ataque pela esquerda – foi a melhor oportunidade do Tricolor baiano. 

  No mais, aquela manjada arbitragem safadinha, bem caseira, com o soprador de apito a marcar faltas a cada pedido e queda de Suarez, mostrando cartões amarelos para os atletas baianos. A favor do Bahia, nada. Dois pesos, duas medidas, como sabíamos.

  Uma aplicada atuação do Bahia, bem distribuído em campo, com boa estratégia de jogo. Partida bem parelha, sem domínios. Mas tinha a segunda etapa a cumprir, era preciso manter a pegada.

*             

  Os gaúchos retornaram com apetite, marcando mais avançado, mais ofensivo. Mas, aos 4’, numa trama coletiva dos baianos, cruzamento de Thaciano da direita, cabeçada firme de Everaldo, grande defesa de Grando, espalmando pelo alto a escanteio.  

   O Bahia passou a chegar bem na frente. Aos 14’, Everaldo disparou, da entrada da área, Grando catou; Aos 15’, Cauly, novamente o goleiro goleiro.  O Grêmio respondeu com uma bola alçada e um chute de longa distância, Marcos Felipe trabalhou bem.

 Por volta dos 20’, Ceni pôs Jacaré na ala direita, no lugar de Cicinho, morto. Renato lançou Besozzi.  Daí...  

- Gol! 1 x 0 Gêmio, aos 26’. Suarez, penetrando enviesado pela esquerda, após receber passe de Ferreira, bateu com classe na saída do goleiro, abrindo o placar. Quando o Bahia parecia melhor em campo. E o árbitro, na origem do lance, inventou uma falta de Jacaré, que não existiu.

 Aos 30’, Gabriel Xavier tentou de longe, um petardo, Grando, elástico, espalmou por cima. O Tricolor baiano mantendo o ritmo, atacando. Biel em campo, aos 32’. Aos 34’, tentativa de Jacaré, por cima. Aos 47’, Biel recebeu em profundidade, de cara, pela direita, chutou na rede, por fora. Chance desperdiçada.   

*

 Destaques

 - Acevedo, disparado o melhor. David Duarte, Gabriel Xavier, Rezende, Everaldo...

    O Bahia teve mais posse de bola e finalizou bem mais que o Grêmio, mas... o veterano Suarez fez o gol e deu os três pontos aos gaúchos. O goleiro Grando e Kannemann garantiram atrás.  

*

Ficha Técnica

- O Grêmio de Renato Gaúcho: Grando, João Pedro, Bruno Alves, Kannemann, Uvni e Reinaldo; Vilassanti, Carballo e Galdino; Cristaldo e Suarez. (Josué, Natã, Besozzi)

- O Bahia de Rogério Ceni : Marcos Felipe, Cicinho, Gabriel Xavier, David Duarte e Camilo Cândido; Rezende, Acevedo, Thaciano, Yago Felipe e Cauly; Everaldo. (Marcos Vitor, Ratão, Juba)

 - Arbitragem (contestadíssima pelos tricolores baianos durante a semana) do Bráulio da Silva Machado, Santa Catarina. Os gremistas apitaram, e só teve cartão amarelo para os jogadores do Bahia, a pedido dos gaúchos. Uma vergonha.  

*

 Pela 33ª rodada, o Bahia recebe o Cuiabá  na Fonte Nova; quinta-feira, dia 9, às 20h.

*

 Pela Série B o Vitória joga neste domingo, dia 5, no Barradão (18h), contra o Vila Nova, pela 35ª rodada. Casa cheia, um triunfo do Leão pode selar sua classificação e seria mais um passo largo para a conquista do título de Campeão da SérieB 2023. O coração rubro-negro batendo forte.

**