Esporte

URUGUAI VENCE SELEÇÃO BOLA MURCHA POR 2X0, por ZÉDEJESUSBARRÊTO

Time sem força no ataque com velhos conhecidos da última Copa
ZedeJesusBarreto , Salvador | 18/10/2023 às 08:07
Uruguai 2x0 Brasil
Foto: CBF
    A renovada e boa equipe do Uruguai quebrou um tabu de mais de 20 anos (não nos vencia), impôs-se no histórico e monumental Estádio Centenário e enfiou 2 x 0 no Brasil, jogando bola, sem pancadaria ou canganchas. A equipe de Fernando Diniz ainda jogou um pouco, equilibrou no primeiro tempo, mas, depois da saída de Neymar e em todo o segundo tempo levou um banho coletivo dos uruguaios. O goleiro da Celeste praticamente espiou a partida, o Brasil chutou uma bola no gol apenas, de falta (Rodrygo acertou a trave), e só.

  Pra piorar, no final da primeira etapa, Neymar disputou um lance e caiu, sentindo o joelho, torção grave segundo as primeiras avaliações. O astro-celebridade pouco apareceu, fora de forma, sem tempo de bola.

  Os fazemos uma reformulação geral nessa seleção ou ... passamos mais uns 20 anos sem vencer uma copa do mundo, nem uma copa América.        

*

 Outros jogos da rodada 4

- Venezuela 3 x 0 Chile (tá vendo?); Paraguai 1 x 0 Bolívia; Equador 0 x 0 Colômbia.

   Fechando a rodada, Peru x Argentina (depois do Uruguai x Brasil, em andamento).

  - Classificação

    A Argentina, que ainda joga, lidera, com 10 pontos(pode ir a 12 se vencer o Peru); Uruguai, Brasil e Venezuela com 7 pontos e Colômbia com 6.  São os 5 primeiros na competição.

 *

 Em Montevidéu

 - Estádio Centenário, construído para a Copa do Mundo de 1930, a primeira, à época o maior do mundo, palco histórico. Noite fria, 12 graus (caindo), arquibancadas quase lotadas, gramado de primeira linha. Um grande clássico, rivalidades... ninhos de futebol.

 - O Uruguai, a Celeste Olímpica, belo azul, uma seleção renovada, talentosa, e vem jogando bem. O Brasil com sua amarelinha tradicional, canarinha.

  - No time de Diniz, três novidades: Yan Couto começando, lateral direita, 21 anos; Carlos Augusto, 24 anos, da Inter de Milão, estreante, e a volta do manjado Gabriel Jesus como centroavante no lugar do atrapalhado Richarlison. O time empatou com a Venezuela (1 x 1) em Cuiabá e não tem convencido.  

 

*

  Com a bola rolando ...

 - A seleção de Diniz começou naquele totozinho defensivo, ariscado, e os donos da casa marcando adiantado, tentando dificultar, provocar um erro na saída de bola brasileira e criar chances de gol. Na pressão. A pegada uruguaia é dura. As ações rolando pelo miolo de campo, nenhum lance de área perigoso até os 25 minutos. Os Canarinhos a tocar, trocar passes, a Celeste pondo correria, a ‘pelear’.

  - A pressão inicial uruguaia controlada, os brasileiros saíram pro jogo, achando mais espaços para atacar. Muita marcação, movimentação e pouca inspiração. Trinta minutos, nenhuma finalização, nem lá nem cá. O Brasil tinha mais a bola, sem conseguir penetrar.

- Gol! 1 x 0 Uruguai, aos 42 minutos. Nuñes, escorando de cabeça na frente da pequena área o cruzamento de Maxi Araújo, da esquerda.  A primeira finalização real dos uruguaios.

*

 ... e Neymar estourou o joelho

Antes do final do primeiro tempo, após uma disputa de corpo no meio de campo, Neymar caiu, sentindo o joelho. Saiu de maca, chorando. Torção e ligamentos afetados, pelas primeiras notícias. Isso significa uns seis meses fora dos campos ... ou fim de linha. Fora de forma, pesado, músculos frouxos... pisou mal, a perna não suportou.    

 Diniz pôs Richarlison em campo.  Um 4-2-4, pois. Casemiro e Bruno Guimarães no meio campo, só, e quatro avantes...  Ora, Bielsa deve ter adorado.

 

*      

  O Uruguai voltou bem melhor, mais confiante, na segunda etapa, ocupando mais os espaços ofensivos e chutando, tentando o gol. O Brasil aberto, perdendo o duelo de meio-campo, criando muito pouco. Mais na vontade, correria, nas tentativas individuais que no coletivo. O padrão Diniz, de trocas de passes foi pro brejo. Os uruguaios com o controle do jogo, administrando bem a vantagem no placar e mantendo a pegada.

 - Aos 23’, Rodrygo (o melhor dos canarinhos) bateu falta frontal, distante e acertou, balançou o travessão de Rochet, na jogada mais perigosa até então do time brasileiro. Aos 25’, placar adverso, Diniz foi pro tudo ou nada: lançou Arana e Neres, saíram Yan Couto e Carlos Augusto, ao ataque! Na louca.

 - Gol! 2 x 0 Uruguai, De La Cruz, aos 33 minutos. Bola enroscada na linha de fundo, Casemiro, Marquinho e Gabriel não resolveram, a bola sobrou na pequena área e o jovem (22 anos), livre, detonou. Justo, a Celeste melhor em campo.

 Um Brasil decepcionante, até o final, tropeçando na bola. O único chute a gol foi a falta cobrada por Rodrygo.  

 

 Destaques

  -Rodrygo, o melhor dos brasileiros, buscando, criando, girando...  Vini Jr apagado, Richarlison trapalhão, Casemiro já foi, Marquinhos idem, Gabriel Jesus? Acorda, Diniz!  

   No Uruguai, Araújo na zaga, Valverde e o De la Cruz.

 

*

  Ficha Técnica:

- O Uruguai escalado pelo experiente e manhoso Bielsa: Rochet, Nandez (Bruno Mendez), Araújo, Cáceres e Oliveira (Piquerez); Ugarte, Valverde e De La Cruz; Pellistri, Nuñez e Maxi Araújo.

 - O Brasil do treinador ‘interino’ Diniz: Ederson, Yan Couto (Neres), Marquinhos, Gabriel e Carlos Augusto (Arana); Casemiro, Bruno Guimarães (Rafael Veiga), Neymar (Richarlison) e Rodrygo: Gabriel Jesus e Vini Jr. (Matheus Cunha)

 - Arbitragem venezuelana, Alexis Herrera no apito.

 

**

  Vai deslanchar?

 - O Bahia joga nesta quarta-feira, 21h30, na Fonte Nova, contra o Internacional de Porto Alegre. Parada dura. Mas, depois dos 6 x 4 em cima do Goiás, em Goiânia, o Tricolor projeta uma arrancada, agora sob comando de Rogério Ceni, uma vida de boleiro, com dois objetivos: escapar de vez dessa zona de perigo, somando pontos; e, quem sabe, até almejar um lugar na Sul-Americana.

   Para tanto, é preciso vencer o Inter e, no sábado, o Fortaleza, também na Fonte Nova. Jogos que devem ser disputados como se fosse uma final de Copa, seis pontos.

Ou deslancha ou desmancha, periga cair para a Segundona em 2024. Chegou a hora.

   Dois jogos que vão decidir a sorte do Bahia City/2023.



**

  O Leão quer mais

 Líder isolado e absoluto da Série B, com 5 pontos à frente do segundo colocado, o Vitória joga na sexta-feira à noite em São Luiz do Maranhão contra o tinhoso, encardido Sampaio Corrêa. Viagem, temperatura, campo fofo, torcida... jogo duro.

  O Leão baiano está praticamente classificado entre os quatro primeiros que sobem para a Série A. Mais um triunfo e pode comemorar, o grande objetivo do ano está cumprido. Mas a torcida, indócil, quer mais, quer o título da Campeão da Série B, histórico, pois será (?) o primeiro título nacional do Rubro-negro baiano.

  O sábio e esperto Osório Villas-Boas, deixou escrito: “Jogo se ganha dentro de campo, mais título se ganha fora de campo”. Esse Vitória da Série B/2023 fez bem a lição:

 - Salários em dia, treinador e vestiários, união, preparação e foco, aplicação, sem crises, muito pragmatismo, metas, mais arquibancadas, arbitragens, noticiários...  os ventos soprando favoráveis.  

  Sim, é um título importante. Tá bem encaminhado. É só manter a pegada.