Esporte

BAHIA VENCE INTER 1X0 E SE AFASTA UM POUCO DA Z-4, p ZÉDEJESUSBARRÊTO

De toda sorte o Bahia agora está na 13 posição no campeonato
ZedeJesusBarreto , Salvador | 18/10/2023 às 23:47
Bahia 1x0 INternacional
Foto: Felipe Oliveira
    Valeu pelos três pontos ganhos que deixam o Tricolor com 31 e na 13ª classificação, mas ainda a um ponto apenas acima do Z-4, por conta dos triunfos do Vasco e Goiás.

 Foi um jogo duro, uma primeira etapa com o time gaúcho melhor em campo, mas o Bahia achou o gol antes do intervalo, em jogada de Biel (1 x 0). No segundo tempo o Bahia teve o domínio e chegou a ter três gols anulados, um deles, o de Thaciano, de forma inexplicável, mesmo com o VAR – interpretação equivocada do soprador de apito. No mais, torcedor satisfeito com o resultado e o primeiro triunfo de Rogério Ceni na Fonte Nova. Dá esperanças.

  A nova parada é contra o Fortaleza, que perdeu para o Vasco em São Januário. O Bahia encostou no Inter. A rodada segue.

*

 Na Fonte Nova

-  Noite limpa, lua fina, casa quase cheia (32 mil presentes), bom relvado, jogo pela 27ª rodada, o torcedor do Bahia acreditando, depois dos 6 x 4 contra o Goiás, o time precisando pontuar pra sair de vez da borda da zona de perigo, com 28 pontos (os quatro derradeiros que caem para a segundona); O Inter está em 12º lugar, com 32 pontos, em alta depois que venceu bem o clássico gaúcho. 

-  O Bahia em campo de beca cor de rosa, aderindo à politicamente correta campanha do ‘outubro rosa’, alerta contra o câncer de mama. Mas que é estranho... é.

    O Colorado de Porto Alegre de camisetas brancas, detalhes e calções em vermelho.     

*

 Com bola rolando ...

  Ritmo forte, velocidade e muito equilíbrio no início.

 - Aos 15’, a primeira chance criada pelo Inter, costurando e trocando passes pelo meio, Luis Adriano finalizou livre da grande área, bola por cima. O Bahia logo respondeu numa trama de Biel e Everaldo, escanteio. Aos 23’, Cauly bateu falta por cima, com perigo, na rede por fora. Aos 25’, Maurício tentou de longe, desviou em Vitor Hugo e assustou Marcos Felipe.

 - Tempo passando, e o Bahia errando muitos passes na intermediária, na saída de bola defensiva e meio campo, dando chances ao Colorado de chegar com perigo. Thaciano perdidão, sem marcar e sem criar nada. O tricolor apostava então nos contragolpes. O Inter evoluía, trabalhava melhor a bola, chegava com mais perigo. Aos 41’, após um cruzamento de Camilo Cândido, a bola bateu no braço do zagueiro, o torcedor pediu pênalti, o árbitro não deu, interpretou como bola no braço encolhido.

 - Gol! 1 x 0 Bahia, Biel, em boa jogada individual, rompendo pelo meio, acertou um chute rasteiro, no canto, da meia-lua. Aos 43 minutos.

  *

 Um ótimo resultado para o futebol pobre do Bahia na primeira etapa. O time criou pouco, errou passes, marcou frouxo e repetiu as bobeiras defensivas. O Inter foi melhor, mas finalizou pouco e mal. Biel, em feliz arrancada, fez o gol (1 x 0).


  - O Inter fez duas modificações no intervalo, com a entrada de Lucca e Rômulo, tentando mudar os rumos da partida. Logo com 2 minutos o Bahia fez um gol, numa finalização de Thaciano, depois de bola alçada na área e a participação de Kanu e Vitor Hugo.  O torcedor comemorou os 2 x 0 mas o VAR chamou, o árbitro foi ver o lance e interpretou um impedimento de Kanu que nem participou do lance e estava na mesma linha da zaga. O Bahia sofre com esse tal de VAR ... Um golaço anulado.  

  - Aos 10’, num contragolpe, Cauly recebeu em profundidade, tirou do zagueiro e finalizou – a arbitragem anulou, outro impedimento.  Aos 12’, Cauly recebeu cruzamento da esquerda e ficou de cara com o goleiro, que desviou a escanteio, evitando o gol.  O Bahia bem melhor, então, na pressão, chegando forte..

 - Aos 17’, depois de boa jogada de Everaldo, Biel ficou de cara e perdeu, desperdiçou a chance, bateu por cima. Aos 22’, foi a vez de Everaldo receber em profundidade, dividiu com o goleiro e perdeu. Aos 23’, chute de longe e perigoso de Maurício, beliscando o travessão, escanteio. Aos 25’, Cauly puxou contragolpe, achou Biel, que demorou de definir, outra chance perdida.

  - Aos 26’, Thaciano recebeu nas costas da zaga, encarou o goleiro e finalizou; a arbitragem flagrou impedimento. O terceiro gol anulado do Bahia no segundo tempo.

 Aos 28’, o treinador Coudet já tinha feito as cinco substituições a que tinha direito, mais fôlego, sangue novo; Ceni não trocou ninguém. Aos 33’, depois de uma bola perdida na intermediária, contragolpe do Inter e Maurício, livre na grande área, arrematou pra fora. Ufa! Susto. O Bahia já não chegava tanto.

  Aos 38’, Ceni chamou Acevedo, Raul Gustavo e Ratão (Tachiano, Vitor Hugo e Yago, cansados, saíram). Aos 37’, Lucca subiu numa disputa pelo alto com Vitor Hugo, cotovelo no rosto do defensor, o VAR chamou e  o árbitro foi ver o lance, expulsou o atacante colorado.

  - Aos 44’, Culy bateu falta ratão testou livre, por cima.  Juba em campo, aos 45’. O árbitro acrescentou 9 minutos ao tempo regulamentar. Aos 47’, Lucas Mugni em campo. Ceni administrando o tempo, no final. O Bahia no ataque. Num escanteio, Acevedo na pequena área finalizou mal. Aos 52’, Everaldo teve a chance de matar o jogo, de cara, chutou pra fora.  Deu Bahia.  

 *  

   Destaques :

-Everaldo e Rezende os melhores em campo. Kanu, Biel...  

 - Jacaré, pelo que se sabe, entrou em água dura no feriado de segunda e chegou de bafo pra treinar na terça, foi punido, ficou fora da lista de atletas disponíveis para o jogo. Correto, é hora de dar tudo e algo mais. Todos. Desde que voltou de contusão Jacaré não mostrou nada, e a torcida gosta dele, espera mais profissionalismo do atleta. Juízo, moço.

 - Rezende está fora do jogo contra Fortaleza (cartões amarelos), um desfalque significativo.   

*

Ficha Técnica

- O Bahia escalado por Rogério Ceni : Marcos Felipe, Gilberto, Kanu, Vitor Hugo e Camilo Candido; Rezende, Thaciano, Yago, Cauly;  Everaldo e Biel.

- O Inter, o Colorado do Sul do treinador Eduardo Coudet: Keiller, Bustos, Vitão, Mercado e Dalbert; Gabriel, Bruno Henrique, Maurício e Wanderson; Alan Patrick e Luis Adriano.  (Lucca, Rômulo, Mallo, Pedro Henrique, Buno Henrique)

- No apito, o veterano, rodado e conciliador Marcelo Lima Henrique, com VAR. Anulou um gol absurdo de Thaciano.

 *

- Na próxima rodada, o Bahia enfrenta o Fortaleza, sábado, às 18h30, na Fonte Nova.

*

 Outros jogos da rodada:

  - Grêmio 1 x 2 Athlético PR; Coritiba 0 x 3 Cuiabá; América MG 1 x 2 Botafogo;

     Goiás 1 x 0 São Paulo; Vasco 1 x 0 Fortaleza.

**

  O Leão quer mais

  Líder isolado e absoluto da Série B, com 5 pontos à frente do segundo colocado, o Vitória joga na sexta-feira à noite em São Luiz do Maranhão contra o tinhoso e encardido Sampaio Corrêa, que dificilmente perde em casa. E tem a viagem, longa e cansativa, a temperatura da região, o campo fofo de grama alta, a torcida... vai ser um jogo duro.

  O Leão baiano está praticamente classificado entre os quatro primeiros que sobem para a Série A. Mais um triunfo e pode comemorar, o grande objetivo do ano estará cumprido. Mas a torcida, indócil e feliz, quer mais, quer o título da Campeão da Série B, histórico, pois seria o primeiro título nacional do Rubro-negro baiano.

  O sábio e esperto Osório Villas-Boas, deixou escrito: “Jogo se ganha dentro de campo, mais título se ganha fora de campo”. Esse Vitória da Série B/2023 fez bem a lição:

 - Salários em dia, treinador e vestiários sintonizados, união, preparação adequada e foco, muita aplicação, crises resolvidas, muito pragmatismo, metas, arquibancadas empolgadas, arbitragens maneiras, noticiários positivos...  os ventos soprando favoráveis. 

  Sim, é um título importante. Tá bem encaminhado. É só manter a pegada. Olho na telinha!

*

  Neymar bichado, seleção apagada

   - Neymar, como se viu, estourou o joelho esquerdo (ligamentos e meniscos) no final do primeiro tempo contra o Uruguai. Subiu numa disputa e, na descida, pisou mal, a musculatura não suportou, torceu o joelho, atingiu os ligamentos. Cirurgia e fisioterapia intensa, recuperação em oito meses, por aí. Pergunta-se, ‘ainda dá?’

     A seleção não jogou nada contra o Uruguai e saída de Neymar pode até ser benéfica, com Diniz buscando um jeito de jogar sem ele como referência. Renovar é preciso, já.  Chega de Danilo, Marquinhos, Casemiro, Richarlison, Gabriel Jesus...  Mire-se no exemplo do próprio Uruguai, uma equipe jovem, renovada, competitiva... Como a Espanha, a Alemanha, a própria França... 

**