Esporte

EVENTO ESPORTIVO EM SALVADOR CELEBRA SETEMBRO VERDE E DESTACA INCLUSÃO

Evento esportivo em Salvador celebra Setembro Verde e destaca inclusão de atletas paraolímpicos
Comunicação Governo da Bahia , Salvador | 24/09/2023 às 14:14
Evento esportivo celebra Setembro Verde e destaca inclusão de atletas paraolímpicos
Foto: Antonio Queirós/GOVBA

  Nesta sexta-feira, 22 de setembro, dia Nacional do Atleta Paraolímpico, o Centro de Boxe e Artes Marciais da Bahia Waldemar Santana, localizado no Largo de Roma, em Salvador, foi palco de um evento esportivo que reuniu mais de 200 atletas de diferentes idades e habilidades, promovendo a inclusão e celebrando o Setembro Verde. As modalidades de jiu-jitsu, judô, muaythai, taekwondo, karatê e boxe se uniram em um grande treino coletivo, proporcionando um ambiente de camaradagem e superação.

 

O evento foi organizado pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, em conformidade com a Lei estadual 14.560/2023, sancionada pelo governador Jerônimo Rodrigues em março de 2023. Essa legislação instituiu o Setembro Verde, um mês dedicado à inclusão das pessoas com deficiência por meio do esporte.

 

Vicente Neto, diretor-geral da Sudesb, destacou os principais objetivos do evento. "Nossa intenção ao realizar esse evento é promover a inclusão e destacar a importância do esporte na vida de atletas paraolímpicos. O esporte não conhece barreiras e é uma ferramenta poderosa para empoderar pessoas com deficiência, permitindo que elas alcancem seus sonhos e superem desafios”.

 

Adelmare Júnior, paratleta que participou ativamente do evento, compartilhou suas experiências com o esporte. “Foi algo que transformou minha vida, me deu confiança, disciplina e a oportunidade de mostrar que as pessoas com deficiência podem alcançar grandes feitos. Eventos como esse mostram que somos capazes e merecemos igualdade de oportunidades no esporte”.

 

A iniciativa contou com a presença e o apoio de diversas federações esportivas, incluindo a Federação Baiana de Boxe (BoxeBahia), Federação Baiana de Jiu-Jitsu e MMA (FBJJMMA), Federação Baiana de Taekwondo (FEBT), Federação Baiana de Karatê (FBK), Federação Baiana de Judô (FEBAJU) e a Federação de Muaythai Tradicional do Estado da Bahia (FMTT).

 

O presidente da Federação Baiana de Jiu-Jutsu, Evandro Nascimento, também enfatizou a importância da iniciativa da Sudesb. "Eventos como este são essenciais para aumentar a adesão de atletas paraolímpicos em nossas federações. Eles inspiram não apenas os participantes, mas também a sociedade em geral a valorizar e apoiar o esporte inclusivo", pontuou.