Esporte

VITÓRIA VENCE ITUANO FORA DE CASA E ABRE 5 PONTOS NA LIDERANÇA DA B

Um time bem aplicado e que não se intimidou com o Ituano
ZedeJesusBarreto , Salvador | 22/09/2023 às 23:40
A torcida do Leão compareceu a Itu e comemorou
Foto: REP

     Mais um triunfo convincente, esse fora de casa, 2 x 0 sobre o Ituano, e o Rubro-negro baiano vai a passos largos na reta final, mantendo a liderança e garantindo sua volta à primeira divisão em 2024. Não fez uma partida brilhante, mas jogou com inteligência desde o primeiro gol (de cabeça, bola alçada, como sempre) logo no início, fechou-se bem e pouco sofreu defensivamente. Um futebol feijão com arroz, mas aplicado. No final, o gol ‘fecha caixão’, coroando a atuação competente.

   Com o resultado, o Vitória abriu 5 pontos do segundo colocado (chegou a 55) e mantem a liderança com alguma folga, mesmo que os concorrente diretos vençam – o Sport e Guarani ainda jogam mas não alcançam o Leão.  O torcedor feliz da vida, uma jornada histórica do clube nessa Série B.

*

 Em Itu/SP

 - Noite limpa, o Estádio Novelli Jr exibindo muitos vazios nas arquibancadas (presença forte de baianos), bom gramado. O time da casa com 13 pontos, em 14º lugar, há três jogos sem vencer, lutando para se afastar daquela zona de baixo, da agonia. O Vitória, com 52 pontos, defendendo a liderança. No Barradão deu Leão, por 3 x 0.

 - Um duelo de rubro-negros. O Leão baiano todo de branco e o time da casa de vermelho e preto.

*

Com bola rolando ...

  Um começo bem equilibrado, mas logo valeu aquela jogadinha ensaiada e ...

   - Gol! 1 x 0, Vitória, aos 7 minutos. Uma falta na intermediária, Osvaldo alçou na área inimiga e Matheus Trindade ganhou no alto da zaga ituana, raspou de cabeça, a bola entrou no canto.

 Não podia ser melhor. O Leão como gosta, encolhido, na moita, marcando forte, casinha atrás fechada, a explorar os contragolpes em velocidade, com bolas esticadas pelos lados, e as produtivas bolas aéreas, o bom aproveitamento dos escanteios e faltas, fruto de treinamento. Aos paulistas cabia sair pro jogo, lançar-se ao ataque, tirar a diferença no placar, na correria.

   -  O tempo passava e as ações sob controle do time baiano, administrando bem a vantagem, sem sofrer na defesa. O Ituano só finalizou aos 46’, uma bomba de Cavalheira da intermediária, de frente, a bola quicando, e uma defesa salvadora de Lucas Arcanjo, espalmando e garantindo a vantagem na primeira etapa.  Rodrigo Andrade, Matheus Trindade e Wagner Leonardo se destacando.

*

  No intervalo, por conta de uma lesão, saiu o apoiador Matheus Trindade, autor do gol, entrou Dudu, menos técnico mas também pegador. Jogo mais duro, faltoso, o Ituano com as linhas mais avançadas, o Leão reativo, na espera do bote. Um ritmo mais lento. Bateu os 15 minutos, nada acontecia além de tentativas de longe, frustradas, e os treinadores mexeram: Iury Castilho no Vitória (saiu Mateus Gonçalves), entraram Kayke e Quirino no Ituano.

   - Aos 21’, primeira finalização em gol, bem direcionada do Ituano: uma testada de frente de Candorini, fraca, nas mãos de Lucas Arcanjo.  Aos 23’, a resposta com boa trama ofensiva dos baianos, chute de Iury, de frente mas muito longe do alvo. Cronômetro nos 30’ da segunda etapa, o Ituano ocupando mais o campo defensivo baiano, tentando, mas sem dar muito trabalho ao goleiro Lucas Arcanjo. O Vitória já na manha, gastando tempo, sem pressa. Aos 33’, Osvaldo tentou de muito longe, forte mas por cima.

  - A melhor chance do ituano aconteceu aos 37’, numa boa jogada individual de Quirino e Candorini recebeu livre na grande área, de cara, mas chutou em cima de Lucas Arcanjo, que saiu abafando. Condé substituindo, ganhando tempo, quebrando o tesão do adversário, reforçando a marcação, fechando-se ainda mais, mascando, morrinhando e garantindo o resultado.

 - Gol! 2 x 0 Vitória, aos 48 minutos. Iury em ousada jogada individual rasgou a zaga pelo meio, ficou de cara e bateu no canto. Matou o jogo.  

  A ‘moqueca’ animada de torcedores do rubro-negro baiano fazendo a festa em Itu.         

*

 Ficha Técnica

- O Ituano do técnico Marcinho Freitas: Jefferson, Pacheco, Rafael, Marcel e M Sérgio; J Aldo, Rafael Cavalheira, Yann Rolim, Hélio Borges. Candorini e Wesley. (Saraiva, Quirino, Kayke, Emerson,   

 - O Vitória do treinador Leo Condé: Lucas Arcanjo, Railan (Yan), Camutanga, W Leonardo e Edson Lucas; Matheus Trindade (Dudu), Rodrigo Andrade (Marco Antonio), Mateusinho; Osvaldo (Ze Hugo), Gamalho e Matheus Gonçalves (Iury Castilho) .

- Arbitragem mineira de Felipe Fernandes de Lima (com VAR)

*

 Na próxima rodada (a 30ª) o Vitória recebe o Tombense no Barradão, sexta-feira, dia 29, às 21h30.

 -  A rodada 29 segue, e ainda jogam Chapecoense x Ceará, CRB x Guarani e o Sport contra o Londrina, na Ilha do Retiro – neste sábado.