Esporte

PRIMEIRO DIA DE ENTREGA DOS KITS PARA A MARATONA SSA REÚNE ATLETAS

Primeiro dia de entrega dos kits para a Maratona Salvador reúne atletas de diferentes idades
Secom Salvador , Salvador | 22/09/2023 às 10:45
Entrega dos kits para a Maratona Salvador
Foto: Jefferson Peixoto/Secom

A entrega dos kits dos atletas que vão participar da Maratona Salvador começou nesta quinta-feira (21). Antes das 10h, horário de abertura da loja da Expo Maratona Salvador, no Shopping da Bahia, já havia um movimento grande de pessoas, das mais diversas idades e categorias. A prova ocorre no próximo domingo (24), com largada no Parque dos Ventos, na orla da Boca do Rio. São quatro distâncias: 5 km, 10 km, 21 km e 42 km.

 

O kit contém a camisa da prova, o número do peito e alguns brindes especiais para o corredor, além do manual com informações para o dia da prova. Para muitos atletas, participar de uma maratona vai além da corrida em si. Nos dias que antecedem a prova, além da preparação, o momento da entrega do kit serve para conhecer outros participantes, com direito a stands para vendas de produtos voltados para esse público, até com entrega de brindes dos expositores.

 

Organizador da prova em parceria com a Saltur, Douglas Cerqueira conta que a expectativa é entregar 30% dos kits somente no primeiro dia. “Foi surpreendente começar o dia com um movimento tão grande na loja, e a gente atribui sim a uma ansiedade para a prova. Mas, neste ano, tem o diferencial da expo, coisa que só acontece em provas mundiais e Salvador, pela primeira vez, tem essa loja própria com diversos expositores. A nossa visão é que a Maratona não seja apenas um evento esportivo, mas uma experiência completa para o atleta”, disse.

 

Atleta e expositor, Bruno Galvão, de 35 anos, corre há oito e considera o esporte uma grande mudança de vida. “Esse ano farei apenas 5 km, pois venho de duas maratonas, uma delas em Porto Alegre. Como vendedor, essa é minha primeira experiência, algo diferente e tenho sentido que a expo realmente é bem visitada pelos atletas. Já peguei meu kit e estou com as proteínas veganas que tem tido uma boa procura”, disse.

 

A servidora pública Vanessa Carvalho, de 37 anos, vai correr os 10 km com o objetivo de diminuir cada vez mais seu tempo nas corridas de rua. Ela, que começou a correr há dois anos, conta que a expectativa é grande para a maratona. “Comecei a correr pela questão da saúde, do bem-estar, e hoje faço parte de uma assessoria com 60 inscritos e estamos a todo vapor com os treinos. É um ajudando o outro. Que venha a maratona”, contou.

 

O jovem Marcos Veras, de 21 anos, corre desde 2022 e está participando pela segunda vez. “Ano passado fiz 42 km, e esse ano vou fazer apenas 5km para trabalhar a minha velocidade nas pistas. Minha expectativa é bater meu recorde pessoal, treinando para provas futuras”, afirmou.

 

Pela terceira vez correndo os 42 km da prova, a aposentada Valdelice Souza, de 62 anos, corre desde 2015 e já está na expectativa para o percurso. Ela já intensificou os treinos para o grande dia. “Agora é só preparar a mente e focar na prova. É saúde, é qualidade de vida. O percurso é lindo e desafiador”, disse.

 

Maître de restaurante, aos 73 anos, Felix Lima se prepara para mais uma corrida de rua. “Comecei a correr em 1992, esse ano especialmente vou correr 21 km, mas estou acostumado aos 42 km. Fiz todas as edições, mas me machuquei e não tenho condições, por isso optei por algo mais leve. Acho que esse novo percurso com alteração vai ficar melhor, até para mudar o trajeto. A expectativa é boa, espero que o tempo esteja bom, porque correr em Salvador é bem quente”, afirmou.

 

A entrega dos kits segue até o sábado (23), das 9h às 22h. No sábado, acontece também o congresso técnico para os corredores da Elite, das 10h às 12h, e à tarde, das 14h30 às 18h, o ciclo de palestras para todos os participantes.