Esporte

VITÓRIA ATROPELA AVAI NO BARRADÃO 3X0 E RETORNA À LIDERANÇA DA SÉRIE B

ZédeJesusBarrêto comenta que quase acontece uma goleada
ZedeJesusBarrêto ,  Salvador | 17/09/2023 às 20:20
Leo Gamacho destaque com 2 gols
Foto: REP

  Quase aconteceu a goleada que o torcedor queria, mas foi um triunfo convincente (3x 0) sobre o fraco Avaí, o bastante para o Vitória retomar a liderança da Série B, na 28ª rodada, com 52 pontos ganhos, dois à frente de Guarani e Sport – os três primeiros colocados. O time de Condé comandou a partida o tempo todo, ditou ritmo, marcou com aplicação, sobrou fisicamente e finalizou com eficiência, exibiu qualidades, disse em campo o porquê de ser merecidamente o líder da competição, a caminho de volta, bem assegurado, da Série A. Torcida eufórica.      

**

 No Barradão

- Fim de tarde/boca de noite domingueira de quase primavera, tempo friento (25º) chuviscos, arquibancadas cheias (quase 25 presentes), festa em vermelho e preto, o Leão baiano em campo, há três jogos sem vencer e curando-se de uma goleada (6 x 0) inesperada em Maceió; precisando apenas de um empate para retomar a liderança da competição. O Avaí, em fase de recuperação com o treinador Barroca, lutando para se manter fora da zona de degola.

- Os donos da casa com seu traje oficial e tradicional em vermelho e preto/ camisetas com listras verticais; o Avaí todo de branco com detalhes em azul.  Gramado meio pesado, por conta das chuvas da temporada, mas em boas condições.

*

 Com bola rolando ...

 Um começo em ritmo cadenciado, as equipes cautelosas. Zeca na lateral esquerda, uma novidade, responsável por bons lançamentos longos, em profundidade. Aos 12’, primeira chegada do Avaí, num chute da intermediária que assustou Lucas Arcanjo. Equilíbrio de ações. O Leão de Santa Catarina encarando o Leão baiano. A torcida inflama, tenta acordar a moçada em campo.

  - Aos 22’ chute de Zeca, de longe, pra fora. O Leão acordou e passou a adotar seu plano ofensivo mais eficiente, as bolas alçadas na cabeça de Gamalho ou alguém que chegue de surpresa. Do outro lado, aos 27’, cabeçada de Poveda, fraca e fora do alvo.

 Aos 34’ min, mais uma bola alçada, cabeceada do baixinho Matheus Gonçalves e a bola desviou na mão do zagueiro do Avaí; o árbitro não deu ou não viu mas o VAR chamou atenção, ele foi ao vídeo e, avaliando as imagens, não deu o pênalti para chiadeira da torcida. O Vitória já melhor, ganhando o meio-campo, pressionando.

 -  Aos 38’, belo chute de longe de Osvaldo, encaixe do goleiro Igor. E então ...

- Gol! 1 x 0 Vitória, Leo Gamalho, escorando de cabeça, na pequena área, escanteio cobrado, alçado da esquerda por Matheus Gonçalves. Aos 40’. Uma jogada exaustivamente ensaiada e repetida, que resulta na maioria dos gols rubro-negros.

  - Deu Leão baiano na primeira etapa (1 x 0). Os catarinenses equilibraram uns 25 minutos, depois só o Vitória atacou. Resultado previsível, esperado.
*

 Eduardo Barroca trocou no intervalo: saiu Juan Cleber, entrou Edinho. Cabia ao Avaí ir ao ataque, tentar virar. Ao Vitória, manter a pegada, não permitir reação ao adversário e, se possível, ampliar o placar nos contragolpes em velocidade e ou bolas levantadas na área inimiga. No mais, gastar tempo, travar, valorizar a posse de bola e levantar a torcida.

 O Avaí até que chegava na frente, aqui e ali, mas sem qualidade para finalizar. Antes dos 15 minutos (nada acontecia), Barroca pôs Jael e Jonathan em campo, querendo jogo. Condé respondeu pondo Wellington Nem, mais vivacidade e técnica no meio-campo.

- Gol! 2 x 0 Vitória, Gamalho, pegando de primeira um rebote na entrada da área, após jogada de fundo de Raylan pela direita. Um golaço, belo chute, aos 19 minutos.

  O Avai sentiu, ficou perdido e abatido. Barroca fez todas substituições possíveis. Aos 29’, um chuteco de Jonathan nas mãos de Lucas Arcanjo. O Vitória administrava bem a vantagem, sem pressa, trocando passes, sem sofrer atrás.

 - Gol! 3 x 0, Gegê, aos 45 minutos. O meia tinha acabado de entrar, recebeu na meia lua, livre, ajeitou e bateu forte de direita, pelo alto, colocado, no ângulo.  Um golaço, fechando o caixão.

 O torcedor foi à loucura, festa rubro-negra. A volta do Leão.

 *

 Destaques

 Gamalho fez gols e jogou muito; W. Leonardo, sempre eficiente; Zeca, Matheus Gonçalves, buliçoso, e Gegê pelo golaço. No mais a aplicação e raça de todos.

 *

Ficha técnica

- O Vitória de Leo Condé: Lucas Arcanjo, Raylan, Camutanga, Wagner Leonardo e Zeca; Rodrigo Andrade, Mateusinho (W.Nem);  Osvaldo, Gamalho e Mateus Gonçalves. (yan, Ze Hugo, Welder, Gegê)  

- O Avai de Barroca: Igor, Olegues, Douglas, Roberto e Cortez; Gava, Wellington, Juan Cleber; Natanael, Poveda, Pottker. (Edinho, Jael, Jonathan, Felipinho, Giovane)   

 - Arbitragem paulista, Flavio Rodrigues de Souza no apito.

*  

 O próximo compromisso do Vitória é contra o Ituano/SP, fora de casa.

**

 Bahia x Santos

 Pela Série A, o Bahia joga na noite desta segunda-feira, 20h, contra o Santos, na Fonte Nova. Primeiro jogo do treinador Rogério Ceni perante a torcida. Expectativa de casa cheia, num jogo de seis pontos, as duas equipes brigando na parte de baixo da tabela. O time santista está na Z-4, em crise, treinador demitido; o Bahia fora da zona e o torcedor mais confiante depois dos 4 x 2 sobre o Coritiba, lá no Couto Pereira.

**

 Copa do Brasil  

 - No primeiro confronto decisivo, no Maracanã lotado e colorido de rubro-negro, o São Paulo venceu (1 x 0), gol de Calleri, jogando com aplicação e inteligência; o time carioca saiu de campo sob vaias e o torcedor pedindo a saída do treinador Sampaoli.

 O título sai no próximo domingo à tarde, no Morumbi, domínio sampaulino, o Tricolor paulista de Dorival Jr em vantagem.