Esporte

BAHIA VENCE CORITIBA FORA DE CASA 2X4 NA ESTREIA DE ROGÉRIO CENI

Próximo adversário do Bahia é o Santos
ZedeJesusBarrêto ,  Salvador | 14/09/2023 às 22:43
Ratão marcou
Foto: Felipe Oliveira


  Não podia ser melhor para um começo de Ceni como treinador do Bahia – a goleada (4 x 2) de virada sobre o Coritiba, lá na casa do adversário. Triunfo pra levantar o astral dos atletas e dos torcedores, gerando confiança numa recuperação possível, num returno de competição diferente, com resultados mais positivos para o Tricolor. E olha que o time levou um susto logo no começo, com o gol do Coritiba a um minuto. Mas a reação aconteceu logo na primeira etapa (3 x 1), fruto de um bom aproveitamento dos atacantes, aproveitando-se de vacilos defensivos (dois rebotes de goleiro) dos paranaense. No segundo tempo foi só administrar, sem sufocos.  A má sorte teria ido com o ‘Gajo’?

 

 Com os resultados, o triunfo do Bahia e a derrota do Santos, o Tricolor foi a 25 pontos, agora em 15º, quatro à frente dos que estão na zona. Que venha o Santos...

**

 No Couto Pereira

- Noite fria mas sem chuvas na capital do Paraná, arquibancadas com bom público, gramado de boa aparência. Valendo pela 23ª rodada, estreia do treinador Rogério Ceni no Tricolor, o time há várias rodadas pererecando na boca da zona de rebaixamento. E o ‘Coxa’ paranaense lá na rabeira (14pontos). Ganhar ou ganhar. Um jogo de agoniados, que exigiria ousadia e cautelas.

 - O time da casa com seu uniforme branco, listras horizontais verdes estreitas na camiseta; e o Bahia City com sua beca tri-colorida, listras verticais, calções brancos.

*

 Com bola rolando ...

 Mal começou, no primeiro avanço dos donos da casa...

- Gol! 1 x 0 Coritiba, Sebastian Gomes, a 1 min. Bola cruzada da direita, derrapada da zaga baiana, Sebastian pega livre na marca do pênalti, ajeita e bate rasteiro e colocado.

 Um golpe forte, muito cedo. Aos 7’, Yago pegou um rebote da entrada da área mas bateu pra fora. Aos 9’, depois de uma bobeada do goleiro Polli na bola cruzada por C. Cândido, bola sobrando na pequena área, quase em cima da linha, Everaldo perdeu,  Jamerson salvou na linha... Não se perde uma chance dessa. O Bahia na pressão.  

 - Gol! 1 x 1, Ratão, aos 11 min. Bola alçada, a defesa Coxa não resolveu, o bico de R aul na trave, na volta Ratão empurrou, empatando a partida.

  O Bahia com problemas defensivos a partir da saída de bola do goleiro, dando chances ao adversário chegar com perigo. Aos 20’, Robson pegou uma bomba de longe, pelo alto, assustando Marcos Felipe. Muito equilíbrio de ações, briga pela bola no meio-campo.

 - Gol! Bahia 2 x 1, Thaciano, aos 30 minutos. O goleiro Polli vacilou soltando uma bola alçada da esquerda por C. Cândido, Thaciano esperto aproveitou a sobra, virando o placar.  

  - Gol! 3 x 1 Bahia! aos 34’. C Cândido bateu forte, cruzado, o goleiro deu rebote no chão, Ademir aceso escorou, ampliando.

 O Coxa não se entregou, o jogo ficou aberto, com chances de gol para os dois lados, mas o Bahia desceu para a merenda, no intervalo, com boa vantagem, de virada. Ótimo aproveitamento ofensivo.

*

 Cabia aos donos da casa buscar o ataque, voltar ao jogo, treinador mexeu, avançou as linhas. O Bahia manteve a pegada, e fechou-se mais no meio campo, suportando bem a natural pressão dos donos da casa. Antes dos 20, mais duas substituições no Coritiba, no desespero, e Ceni lanço  Biel e Jacare´, saíram Ratão e Ademir – mais velocidade e ataque pelos lados.

 - Aos 23’, boa tentativa de Everaldo, ganhando do marcador, no corpo e disparando forte para a espalmada do goleiro Polli.

 - Gol! 4 x 1 Bahia, Biel aproveitando-se de outro vacilo de Polli, que saiu para cortar uma bola em profundidade pelo meio, nos pés do atacante; não foi feliz, a bola sobrou limpa, gol aberto, Biel não perdoou. Aos 29 minutos.

 Aos 34, numa arrancada de Jacaré, quase Thaciano ampliou, o goleirão já vencido. Mugni e Acevedo nos lugares de Thaciano e Yago, manutenção da pegada no meio de campo. Na sequência, Citadini substituiu Rezende. Aos 47’, M Felipe fez uma defesa difícil, de reflexo, na finalização a queima-roupa de Slimani.

- Gol! 4 x 2, Coritiba, Andrey, batendo de frente, após cruzamento da direita, aos 49’. Foi o último lance do jogo.

 Há mais de 4 meses o Bahia não vencia como visitante. Feliz estreia de Rogério Ceni, sortudo.

*

Destaques

 Camilo Cândido e Thaciano jogaram demais. Bom retorno de Raul, a eficiência de Kanu e a vontade de sempre de Rezende. E a boa sorte de Ceni.  

*

Ficha Técnica

- O Coritiba do técnico Thiago Kosloski: Luan Polli, Kayner  Kuscevic, Dombroski, Jamerson; Samaris, Sebastian, Bruno Gomes; Kaio Cesar  Robson  e Slimani. (Moreno, Cesar, Oliveira, Natanael e Andrey)

- O Bahia escalado por Ceni: Marcos Felipe, Gilberto, Kanu, Raul e Camilo Cândido; Rezende, Thaciano, Yago; Ademir, Ratão e Everaldo.

- Arbitragem do carioca Wagner Nascimento Magalhães. Com auxílio do VAR.  

**

 Na próxima rodada o Bahia recebe o Santos, na Fonte Nova, segunda-feira, dia 18, às 20 h; outra briga de foice no escuro.

**

  Pela Série B, o Vitória reencontra-se com a torcida no Barradão, depois da estranha goleada sofrida em Maceió (6 x 0) do CRB, no domingo, dia 17, às 18h. Defende sua liderança contra o Avaí, 15º colocado.