Esporte

QUE LOUCURA! CRB 6X0 VITÓRIA, O LEÃO PERDIDO EM CAMPO SOFRE APAGÃO

Vitória cai de produção mas ainda se mantém lider
ZedeJesusBarrêto ,  Salvador | 10/09/2023 às 20:14
CRB 6X0 VITÓRIA
Foto: Francisco Cedrim CRB
 Uma goleada histórica, 6 x 0, do CRB sobre o Vitória, líder da Série B. A maior goleada até aqui em toda a competição. Um resultado inimaginável e humilhante para o Rubro-negro, líder, mesmo assim. Sinal de alerta e frustração para o torcedor do time baiano que foi em peso a Maceió (20 ônibus, aeroporto lotado). Um amasso que começou no finalzinho da primeira etapa e consolidou-se na etapa final, um gol atrás do outro, o Leão perdido e abatido pelo Galo das alagoas. Inacreditável! Isso é o futebol.  

 - O CRB há 8 jogos sem perder e o Vitória, agora, somando 4 jogos sem triunfo.

*

 Classificação atualizada

 - Vitória, mesmo perdendo, lidera com 49 pontos; Sport e Guarani (47 pontos); Novorizontino, Vila Nova e Criciúma (45); Juventude e Atlético GO (44) ...  O CRB chegou a 42, tá vivo e pedindo passagem.

    - Na rodada, dois bons jogos chamaram a atenção e mexeram com o alto da tabela de classificação:  Sport 3 x 3 Criciúma, seis gols e emoção até o minuto final, resultado bom para o Vitória, assegurado na liderança. O outro foi Atlético/GO 3 x 0 Juventude, os dois brigando palmo a palmo por um lugar entre os quatro primeiros.

**

 Em Maceió

 - Arquibancadas cheias no Rei Pelé, presença significativa de rubro-negros, boca de noite sem chuvas (no começo), o CRB (o Galo das Alagoas) de branco com detalhes em vermelho e o Leão baiano com seu uniforme rubro-negro tradicional/listras verticais. O Vitória sem seus dois laterais titulares (Zeca e Felipe, lesionados).

**

Com bola rolando ...

- Começo quente. Logo no primeiro minuto, uma bomba de Anselmo Ramon de longe obrigou Lucas Arcanjo a voar e espalmar, rebatendo; na sobra, J Paulo disparou por cima. O Galo começou bicando. Aos 3 minutos, após uma disputa dura no meio de campo, um empurra-empurra, nervos à flor da pele, cartões amarelos pros mais agitados (Dudu e J. Paulo).

  O Leão não se intimidou, logo equilibrou as ações, com postura ofensiva. Correria. Aos 12’, após cobrança de escanteio, cabeçada certeira de Leo Pereira, espalmada plástica pelo alto de Lucas Arcanjo. Aos 19’, Osvaldo cobrou escanteio da esquerda, a defesa alagoana pastou e por pouco não saiu o gol do Vitória, testada de Yan, a bola passou riscando o poste de Diogo Silva.

- Gol! 1 x 0 CRB, Lucas Lima, aos 25 minutos. Falta cobrada, ensaiada, a dividida de Anselmo Ramon com Wagner Leonardo na pequena área, bola no travessão, e na volta Lucas Lima não perdoou, abrindo o placar.

  Brigado, clima de batalha, intensidade e marcação o campo inteiro. Boa disputa, bola no chão. Com o gol levado, o Leão buscou acelerar mais o ritmo, adiantando suas linhas, oferecendo o contragolpe ao adversário. O time da casa valorizando mais a posse de bola, cadenciando. Tudo parecia quieto, definido, o árbitro deu três minutos a mais, daí...

- Gol! 2 x 0 CRB, aos 45’. Bola alçada da direita, na quina da pequena área, lado oposto, Anselmo Ramon subiu só e testou para o meio, para a escorada de Alemão, ampliando.    

 Com o Leão ainda zonzo... o Galo aproveitou:

- Gol! 3 x 0, Leo Pereira, aos 48’.  Contragolpe rápido, pela direita, Anselmo Ramon enfiou de calcanhar para a investida em velocidade de Leo Pereira que encarou o goleiro e bateu firme, no canto, ampliando.

*   

 Um placar surpreendente (3 x 0), nem o torcedor mais fanático do Galo alagoano esperava. O Vitória não tinha ainda sofrido três gols numa primeira etapa de jogo. O CRB foi mais ofensivo e teve um ótimo aproveitamento. O Rubro-negro mostrou-se vulnerável pelos lados e um miolo de zaga atuando de forma irreconhecível. O veterano Anselmo Ramon arrebentou no primeiro tempo, com participação direta nos três gols.     

*

 No intervalo, Condé trocou: Wellington Nem e Zé Hugo em campo, saíram Mateus Gonçalves e Tiago Lopes. Velocidade pelos lados, correria em busca de gols, e chutes de média distância. O Leão tinha de ir pra cima.  Logo aos 5’, um esboço do que queria Leo Condé: bola enfiada na esquerda, Ze Hugo na velocidade chuta na saída do goleiro, que desvia. O Leão na correria, o Galo travando, marcando, sem pressa e explorando contragolpes.

  - Pressão total do Rubro-negro, ganhando as divididas, os rebotes, na raça, alçando bolas na área e tentando finalizar de toda forma. Só depois dos 15’ o CRB voltou a dar sinais de querer mais, sempre com a participação de Anselmo Ramon. Quase o quarto aos 16 minutos, Camutanga entregando. Aos 17’, já com chuva densa, entrou Leo Gamalho no lugar de Iury, apagadão.

  - Aos 20’, aquela jogada manjada e positiva: falta da intermediária alçada por Nem na cabeça de Wagner Leonardo; Diogo Silva saltou e espalmou bem a testada que tinha endereço.

 Por volta dos 25’, o treinador Daniel Paulista trocou três, na tentativa de voltar a equilibrar as ações. Entraram o zagueiro Gum, alto e experiente, pra marcar Gamalho (saiu Ramon); Auremir no lugar de Lucas Lima e Bruno Silva no de Renato. Aos 27’, novamente Anselmo Ramon armou o contragolpe e deixou Leo Pereira de cara; o chute saiu forte mas Lucas Arcanjo desviou a escanteio. Entrou Juninho Valoura, saiu Falcão, aos 30’, o CRB querendo controlar, administrar o resultado.

 - Gol! 4 x 0 CRB, Bruno Silva, aos 31’, escorando na linha a cabeçada dele, Anselmo Ramon, a defesaça e o rebote de Lucas Arcanjo. Definiu.

  Aos 34’, saiu o personagem do jogo, Anselmo Ramon, aclamado. No Vitória, GegÇê e Mateusinho/ saíram Osvaldo e Rodrigo Andrade.

 - Gol! 5 x 0, João Paulo aos 36’, escorando livre na linha da pequena área um cruzamento de fundo, da direita, de Bruno Silva. Um arraso.  

 - Gol! 6 x 0 Bruno Silva, aos 39’, escorando cruzamento da esquerda. O Leão zonzo em campo, sem ver a cor da bola.

  Um show, uma partida inesquecível para o torcedor do galo alagoano.   

 *

  O grande destaque foi Anselmo Ramon, arrebentou, o craque do jogo, fez de tudo em campo, impressionante.  Um grande jogo coletivo dos alagoanos.

*

Ficha Técnica

- O CRB escalado por Daniel Paulista: Diogo Silva, Hereda, Ramon, Alemão e M. Ribeiro;   Lucas Lima, João Paulo e Falcão; Renato, Anselmo Ramon e Leo Pereira.

- O Vitória de Leo Condé: Lucas Arcanjo, Yan, Camutanga, W Leonardo e Marcelo;  Dudu, Rodrigo Andrade, Thiago Lopes e Matheus Gonçalves; Osvaldo e Iury.

 - Arbitragem paulista com VAR; Luis Flávio de Oliveira no apito.

 - Na próxima rodada, a 28ª, o Vitória recebe o Avaí, no Barradão, domingo, dia 17, às 18h.

*

- A seleção brasileira joga na terça-feira, às 23h, em Lima, contra o Peru, valendo pela 2ª rodada dos jogos eliminatórios da América do Sul para a Copa do Mundo 2026. O jogo segundo da ‘era Diniz’ acontece nas alturas, ar rarefeito.

 - Já com o novo treinador, Rogério Ceni, no banco, o Bahia encara o Coritiba, lá no Paraná, na noite de quinta. Expectativas em alta depois da queda do português Renato