Esporte

SAVEIRO CLUBE DA BAHIA LANÇA 46ª REGATA DA PRIMAVERA

Lançamento da segunda edição da regata lixo zero, pioneira no país, aconteceu no Museu do Mar Aleixo Belov
Ana Paula Macedo , Salvador | 07/09/2023 às 18:52
Time do projeto Mulheres do Timão
Foto: Will Recarey

O Museu do Mar Aleixo Belov, no Santo Antônio Além do Carmo, foi palco do lançamento da 46ª edição da Regata da Primavera do Saveiro Clube da Bahia, na noite dessa terça-feira, 5. A cerimônia reuniu personalidades, secretários da capital baiana e de Itaparica, associados proprietários e contribuintes do clube, velejadores, comodoros de outros clubes e a equipe organizadora da regata, que marca a história da vela baiana. Pioneiro em regata lixo zero do país, este ano, o evento náutico será realizado no dia 7 de outubro e, mais uma vez, realizará uma regata 100% sustentável. Interessados em se inscrever podem conferir mais informações no site saveiroclubedabahia.org.

A cerimônia de lançamento contou com a presença de Fernando Ferrero,  representando o Secretário de Turismo da Bahia Maurício Bacelar; do navegador Aleixo Belov; Franklin Gomes, representando as Secretarias de Desenvolvimento Econômico Emprego e Renda e a de Cultura de Salvador; Janesson Gonçalves, diretor de Cultura de Itaparica, representando o prefeito  Zezinho Oliveira; Santiago Campo, presidente da Associação Náutica da Bahia; Moysés Cafezeiro, presidente do Observatório da Baía de Todos os Santos; Fernando Neves, comodoro do Saveiro Clube da Bahia; Jorge Vita, diretor de Vela e Eventos do clube; Marcelo Fróes, coordenador geral da regata; André Costa, gerente técnico da regata; representantes da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (COPPA), entre elas Gracina Farias; Jacqueline Moreno, da Vegah Comunicação Internacional, e Joana Kalid, da Compostar – que atuarão com o projeto Mulheres no Timão para a sustentabilidade do evento náutico.

A 46ª Regata da Primavera do Saveiro Clube da Bahia é um dos maiores eventos de iatismo baiano e contribui para o fomento ao turismo náutico e geração de empregos e riqueza na capital baiana. Com percurso de 18 milhas náuticas (aproximadamente 33 km), a largada será na Ponta de Humaitá, em Salvador, e chegada na Ilha de Itaparica. O evento proporciona a contemplação de cenários de beleza exuberante da Baía de Todos os Santos, além de uma série de ações educacionais sustentáveis envolvendo a comunidade.

Uma das novidades deste ano é a parceria com a ONG Eco Garopaba, criadora do projeto Prancha Ecológica. Unindo esporte e sustentabilidade, a instituição vai confeccionar pranchas de surf e stand up paddle a partir de garrafas PET. A realização da regata lixo zero, a primeira do país, acontece através do projeto Mulheres no Timão, em parceria com as empresas Vegah Educação Ecossistêmica e a Compostar. Além disso, 10% da renda das inscrições será destinada à Associação Beneficente Liberdade sem Fronteiras, que atende a crianças de Salvador.

Tradição no calendário baiano, o cortejo náutico com consciência ambiental atrai centenas de navegadores e embarcações à vela da Bahia e do Brasil, formando um belíssimo cortejo náutico, repleto de cores e elegantes manobras, um verdadeiro espetáculo para os velejadores e todo o público. A expectativa do Saveiro Clube da Bahia para essa edição é reunir mais de 100 embarcações à vela (nas classes Veleiros de Oceano, Saveiros Vela de Pena e Vela de Içar). Os atletas do Yacht Clube da Bahia vão participar nas categorias Optimist, Dingues, Snipe, Hobby Cat e Day Sailer. Além disso, a Flotilha Baiana de Hobie Cats também incluiu a Regata da Primavera em seu calendário de eventos náuticos de 2023, totalizando para o evento cerca de 800 velejadores.

Com largada na Ponta de Humaitá, as embarcações desfilarão próximo à Orla da Ribeira, Penha, Plataforma, com destino à cidade de Itaparica, que dispõe de uma base náutica com toda estrutura necessária aos navegadores para a parada das embarcações e desembarque. O ponto de chegada da Regata da Primavera é considerado por muitos navegadores como “o paraíso da vela”, graças às boas condições naturais para a prática do esporte com segurança.

O Comodoro do Saveiro Clube da Bahia, Fernando Neves, destaca que toda diretoria está empenhada em realizar mais um grande evento, que contará com muitas novidades nesta edição. “Além das iniciativas de sustentabilidade para a realização de mais uma regata lixo zero, este ano traremos como novidade o troféu sustentável. Cada unidade entregue aos vencedores representa o consumo de dois dias de plástico que cada ser humano descarta na natureza. Outra grande novidade em nossa programação é a Exposição Itinerante do Museu do Mar Aleixo Belov, em Itaparica, um grande presente para a comunidade anfitriã da Regata da Primavera”, comemora.    

Há 20 anos à frente da organização do evento, Marcelo Fróes, da Via Náutica Consultoria e Eventos, destaca que a regata irá ampliar suas iniciativas de sustentabilidade. “Temos um evento com proposta 100% sustentável, que é o lixo zero, pioneiro no BrasilMais uma vez, faremos um trabalho muito positivo ligado à parte de educação ambiental. É um legado importante que o Saveiro Clube da Bahia deixa para a comunidade náutica, para as comunidades do entorno do Baía de Todos os Santos e, sobretudo, uma mensagem de um mundo melhor, mais limpo, com a preservação e preocupação, sobretudo para as gerações futuras”, afirma.

A 46ª Regata da Primavera conta com o patrocínio máster do Governo da Bahia, através da Secretaria de Turismo; patrocínio especial da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Salvador; apoio especial da cidade de Itaparica; apoio institucional da Capitania dos Portos da Bahia e Associação Náutica da Bahia, apoio técnico da Federação de Esportes Náuticos da Bahia (FENEB), da Flotilha de Veleiros de Oceanos da Bahia (FVOBA), apoio de mídia da revista Lets GO Bahia, Tribuna da Bahia, site Mar Bahia, programa A Bordo, da rádio Metrópole, da Bahia Marina, e patrocínio das empresas Grupo Seixas Segurança, Colchões Reconflex, Campomar Náutica, Marine Express, Uranus e Ewwá, do Grupo Unirb. Novas parcerias estão sendo fechadas.

 

Serviço:

O quê: 46ª Regata da Primavera

Quando: 7 de outubro de 2023

Percurso: Com percurso de 18 milhas náuticas (aproximadamente 33 km), a largada será na Ponta de Humaitá, em Salvador, e chegada na Ilha de Itaparica.

 

Mais informações: saveiroclubedabahia.org