Esporte

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE JUDÔ PROMOVE COPA PAN-AMERICANA NA BAHIA

De 5 a 9 de julho em Lauro de Freitas
Tasso Franco , Salvador | 30/06/2023 às 13:12
Judô em destaque
Foto: CBJ
   A Confederação Brasileira de Judô e a Federação Baiana de Judô promovem a Copa Pan-Americana Sub-18 e Sub-21 e o Open Pan-Americano Sênior Bahia 2023, eventos que integram o circuito continental da Confederação Pan-Americana de Judô, de 5 a 9 de julho, na Arena de Esportes da Bahia, em Lauro de Freitas.  Depois de sediar o Pan e Sul-Americano de Veteranos, em 2022, a Bahia sediará três competições internacionais, da base ao alto rendimento.

“Realizaremos, neste ano, com grande satisfação e entusiasmo, mais um grande evento internacional no Brasil. A CBJ tem um histórico de sucesso na organização de competições internacionais tendo sediado as principais etapas do Circuito Mundial e, agora, pela primeira vez, realizaremos o Open Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas, na Bahia, contemplando não apenas a classe sênior, como também as classes Sub-18 e Sub-21. Para esse desafio, contamos com a generosidade e o apoio da Confederação Pan-Americana de Judô a quem agradecemos em nome de seu presidente, Sr. Carlos Zegarra, pela confiança. Ressalto ainda a parceria da Federação Baiana de Judô liderada pelo presidente Marcelo Ornelas, que somará esforços junto ao time CBJ para entregar um evento do mais alto nível aos judocas competidores, fãs e parceiros”, afirmou Silvio Acácio Borges, presidente da CBJ. 

O Open Sênior faz parte do Circuito Mundial IJF e distribui até 100 pontos (campeão) no ranking olímpico para Paris 2024. Além disso, entrou também no ranking pan-americano dando até 200 pontos (campeão) na classificação para os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023. 

Já as competições Sub-18 e Sub-21 valerão pontos no ranking nacional das equipes de transição da CBJ. Esse ranking será utilizado para a definição das seleções brasileiras nos Mundiais Sub-18 e Sub-21 deste ano. 

Para a realização dos eventos na Bahia, a CBJ contou com a parceria da Febaju e com o apoio do Governo do Estado da Bahia por meio da Superintendência dos Desportos (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). 

“Para a Febaju é um orgulho receber o Open Pan-americano e a Copa Pan-americana Cadetes e Junior, dando continuidade à parceria de sucesso com a Confederação Brasileira de Judô, que proporcionou a realização de grandes eventos em nosso Estado”, considera Marcelo Ornellas, presidente da Febaju. “Destaco o apoio imprescindível do Governo do Estado da Bahia, através da Superintendência dos Desportos do Estado (Sudesb) que possibilitará a estrutura necessária para sediar mais um evento internacional, colocando a Bahia na rota do Panamerican Judô Tour.”