Esporte

YACHT LANÇA PROJETO ESPORTES NÁUTICOS PARA CRIANÇAS DA REDE MUNICIPAL

Celeiro de atletas, o clube passará a oferecer aulas gratuitas de Vela e Canoagem, além de lanche e transporte para jovens de 12 a 15 anos
Tasso Franco , Salvador | 20/06/2023 às 10:23
Esporte é vida
Foto: Peu Fernandes


Salvador, junho de 2023 – Transformar vidas a partir do esporte. É com esse espírito que o Yacht Clube da Bahia lança um novo projeto social para crianças da rede municipal de ensino de Salvador 

Aproveitando a larga experiência do clube na formação de atletas e na educação através do esporte, o Projeto Maré Jovem vai oferecer aulas gratuitas de Vela e Canoagem para crianças com idade entre 12 e 15 anos, matriculadas em escolas da rede pública municipal. 

O clube, que já mantém um projeto, chamado Vila do Esporte, que atende cerca de 50 crianças da rede municipal de ensino com a prática do Judô, passará a atender outras 50 crianças em aulas de Canoagem e Vela. 

O projeto irá aproveitar, não só a experiência do clube na formação de velejadores e canoístas, como também a infraestrutura de suas escolas de Vela e Canoagem, com estrutura física de alto nível, salas de aulas climatizadas e recursos de áudio, vídeo e internet, estrutura de apoio náutico, como botes infláveis motorizados e profissionais experientes e capacitados, alguns deles, campeões de Vela e Canoagem. Enfim, será utilizada para o projeto a mesma infraestrutura de formação náutico-esportiva que é disponibilizada aos associados do YCB nas instalações do clube. 

“Esse é um projeto que nos orgulha muito, pois entendemos que o Yacht Clube da Bahia é um vetor de desenvolvimento para a cidade. Temos um compromisso firme na preservação da Baía de Todos os Santos e isso também se faz através da educação e do esporte. Quanto mais jovens soteropolitanos conhecerem a riqueza da nossa Baía, mais chances temos de preservá-la para as futuras gerações. Agradecemos ao prefeito Bruno Reis e a equipe de Prefeitura pela existência do projeto Parceiros do Esporte.”, sintetiza Francisco Coni Brandão, comodoro do Yacht. 

Ao longo da sua história o Yacht se posicionou como um dos principais polos de formação de velejadores do país e o principal da região Norte e Nordeste. Da Escola de Vela do Clube saíram nomes como Mateus Tavares, campeão mundial em 2015; Juliana Duque, bicampeã mundial (2016 e 2021) e medalha de bronze nos Jogos Pan Americanos de Lima 2019, ao lado de Rafael Martins; Bernardo Peixoto, multi campeão sul-americano e nacional, dentre outros. 

A Canoagem também já ocupa posição de destaque no cenário nacional, com atletas do YCB começando a frequentar os pódios das principais competições da modalidade. 

INSCRIÇÕES

As inscrições para as primeiras turmas de Vela e Canoagem do Projeto Maré Jovem acontecerão através de um edital público, que será lançado pela Prefeitura de Salvador em breve.  

As aulas estão previstas para começar ainda no segundo semestre e serão realizadas semanalmente na sede do Yacht Clube, na Barra. A ideia é que novas turmas sejam abertas a cada semestre. 

Todo o material e equipamentos necessários para o curso serão disponibilizados pelo clube, que também fornecerá alimentação (lanche) e transporte para os alunos.