Esporte

VITÓRIA VENCE MIRASSOL (1X2) E BRIGA POR CLASSIFICAÇÃO NA RODADA FINAL

ZédeJesusBarrêto comenta que ainda há chances para Vitória chegar a B e o impossível às vezes acontece
ZedeJesusBarrêto , Salvador | 07/08/2022 às 22:12
Mirassol 1x2 Vitória
Foto: Marcos Freitas / Mirassol

 Sim, o Leão está vivo e só depende dele na última rodada para conseguir uma sofrida mas aspirada, até merecida classificação para a fase seguinte da competição, entre os oito primeiros. O Vitória venceu o líder Mirassol (2 x 1), no interior paulista e chegou a 26 pontos (ao lado de Remo, Aparecidense, Volta Redonda, Botafogo/PB), ocupando o 10º lugar. O saldo de gols está definindo posições. Ao Leão, agora, compete vencer o jogo derradeiro, contra o Brasil de Pelotas, com um placar elástico, porque a diferença de gols com os concorrentes decidirá.

  O Remo, na rodada final, encara o Botafogo de Ribeirão Preto, no interior paulista; o Aparecidense recebe em casa o Botafogo da Paraíba, e o Volta Redonda pega o fraco Campinense, no interior paraibano. O torcedor do Vitória tem de empurrar o time para um triunfo folgado, fazendo saldo de gols no Barradão e torcer para escorregões dos concorrentes: Remo, Aparecidense, Volta Redonda, Botafogo da Paraíba...  

Todos os jogos acontecerão no sábado, às 17h. Emoções fortes, pois.       

*

Estádio Maião/SP

- Penúltima rodada. Já classificado por antecipação e na liderança da primeira fase da competição (com 33 pontos ganhos), o time da casa foi a campo poupando alguns titulares. Melhor para o Vitória?

- O Leão, com 23 pontos e em 12º lugar, precisava do triunfo, a qualquer custo, para ter ainda chance de classificação entre os oito primeiros e assim passar para a fase seguinte, decisiva. O grande desfalque do rubro-negro era o meio-campista Eduardo, suspenso por cartões. O time baiano há seis jogos sem perder.

 - O Vitória com seu tradicional rubro-negro e o Mirassol de amarelo.

*

 Com bola rolando ...

O time da casa quase abriu o placar logo aos 2 minutos, a zaga baiana ainda cochilando. Aos 9’, Dalton espalmou, evitando o gol do Mirassol. No contragolpe puxado por Dionísio, a defesa paulista aberta, pedindo impedimento...

 Aos 8 minutos, um gol de Rafinha, anulado pelo árbitro Maguielson, a despeito de o bandeira nada ter marcado. Muita reclamação dos rubro-negros. Na sequência, Osman acertou a trave do goleiro Dalton que fez outra grande defesa e, na volta, novo gol do Vitória, e esse valeu!

 - Gol! 1 x 0 Vitória, Tréllez, aos 13’, aproveitando um rebote do goleiro Darley que não segurou a bomba de Honório, de fora da área.  Dois gols pra valer um. O Leão baiano saiu na frente.

  Jogo em ritmo quente, ofensivo, animado. O Mirassol trocando passes, atuando avançado, na pressão, e o time baiano na moita, fechadinho, suportando atrás e apostando nos contragolpes. A estratégia dava certo.

 - Gol! 2 x 0 Vitória, Rafinha, aos 23 minutos. Contragolpe em alta velocidade puxado por Luidy, o passe saiu na conta e o artilheiro não perdoou. Um Leão cirúrgico, preciso.  

 Com esse resultado, o Vitória já entraria no grupo dos oito primeiros, com 26 pontos – um melhor saldo de gols que Remos e Aparecidense, ambos também com 26 pontos.

- Os paulistas, surpreendidos, foram pra cima, trocando passes, evoluindo com bola no chão; haja escanteios, bolas alçadas, sufocando.

  A zaga baiana teve muito trabalho, sofreu, mas o goleiro Dalton fez algumas defesas salvadoras, difíceis, destacando-se como a melhor figura da primeira etapa, garantindo a boa vantagem.

*

 Um ótimo resultado nos primeiros 51 minutos de jogo. Hora da merenda. Qual seria a estratégia de Burse, nos vestiários, para a segunda etapa? Matar o jogo nos contragolpes, cozinhar o adversário, ‘furar’ a bola, ou ir pra cima, manter a correria?  

*

Os paulistas voltaram com a mesma postura, ofensiva, em busca de tirar o prejuízo. O Leão encolhido, postado em seu próprio campo, ocupando os espaços, rebatendo tudo e esperando o momento do bote matador, na correria.

 - Gol! 2 x 1, Mingote, aos 15 minutos. Mais uma bola alçada, testada para o meio e o zagueirão meteu o pé na frente da pequena área, completando e diminuindo a vantagem baiana.  

  O Mirassol não aliviava a pressão, tinha mais a bola, e o Vitória não conseguia encaixar um bom contra-ataque, até os 20 minutos.  Dalton salvou outra, após cobrança fechada de escanteio. O tempo passando o Leão já não atacava, apenas suportava, atrás, travando, ganhando tempo, no cai-cai, segurando o triunfo.

Só aos 42’ o rubro-negro chegou, numa bola alçada de Lazaroni, cabeceada pra fora. Aos 48’, Sam perdeu o gol de empate, na pequena área baiana. Ufa! O árbitro deu oito minutos de acréscimos. Deu Vitória, mais três pontos ganhos, importantes. O Leão está vivo.

*

 Destaques

 - O goleiro Dalton, umas quatro defesas salvadoras, garantindo o triunfo. A estratégia do treinador Burse, no primeiro tempo, fazendo dois gols em contragolpes e suportando atrás na segunda etapa. Rafinha, enquanto teve pernas.

 *

Escalações

- Mirassol: Darley, Lucas Duarte, Rodrigo Sam, Heitor e Pará; Daniel (Vinícius), Paulinho  

 e Cauã (Todinho); Osman, Mingotti (Mario Sergio) e Negueba (Sivinho). Treinador,  Ricardo Catalá.

- Vitória: Dalton, Alemão, Allan Santos, Marco Antônio e Lazaroni; Leo Gomes, Dionísio e Honório; Luidy, Tréllez e Rafinha (João Pedro, Ítalo, Yuri, Santiago e Dinei). Treinador, João Burse.

- Arbitragem do DF, sem VAR. No apito, Maguielson Lima Barbosa.

*

 O Vitória fecha essa fase da competição em casa, no Barradão, contra o Brasil de Pelotas, que está na vice-rabeira da tabela de classificação. Sábado, 13 agosto, 17h.

**

 O Bahia volta a campo, pela Série B, na noite de terça, contra o Sampaio Corrêa, lá em São Luiz do Maranhão. O Tricolor defende a vice-liderança.

**

 A beca da Copa

 Belíssimo o modelito da camiseta amarela com que o Brasil vai disputar a Copa do Catar, em novembro. Richarlison foi o modelo escolhido para a apresentação do uniforme, desenhado e produzido pela Nike. Que a bola do time, em campo, tenha o brilho e o estilo da beca.