Esporte

BAHIA SOFRE MAS VENCE O DOCE MEL 1X0, POR ZÉDEJESUSBARRÊTO

Hoje tem jogo da Seleção Brasileira em Quito, Equador
ZedeJesusBarrêto , Salvador | 27/01/2022 às 09:04
Bahia 1x0 Doce Mel
Foto: Felipe Oliveira ECB
  

  O tricolor dominou a partida mas teve muita dificuldade para vencer a retranca do lanterna Doce Mel (1 x 0) com um gol aos 35’ da segunda etapa. Valeu pelos três pontos, que leva o time de volta ao grupo dos quatro primeiros, com 5 pontos ganhos, mas a terceira  rodada apenas começou. Foi o primeiro triunfo do Bahia no campeonato e na temporada, agora sob o comando de Guto e com algumas novidades, estreias, em campo.

 *

 Fonte Nova

- Noite de quarta com chuvinha fina, arquibancadas às moscas, por conta do Covid 19, jogo valendo pela abertura da terceira rodada do Campeonato Baiano; o Tricolor com seu time tido como titular, depois de dois empates, o Doce Mel também sem ainda vencer na competição. Pressão e cobrança dos dois lados.

- Bahia de beca branca, Doce Mel de azul.

*

Com bola rolando

O Tricolor com as iniciativas, jogando praticamente no campo adversário, valorizando a posse de bola e ofensivo. Primeiro chute aos 9 minutos, de Jonathan, tabelando, recebendo em profundidade e enchendo o pé para rebatida de Caio.  Aos 16’, falta cruzada da esquerda por Djalma, testada de Luis Otávio, outra boa defesa de Caio. Aos 19’, em boa trama coletiva, Marcelo deixou Marco Antonio de cara, mas o goleiro Caio fez uma defesaça, salvando. 

 Só dava Bahia, fustigando. O Doce Mel recuado, marcando, resistindo ao assédio, fechadinho atrás. Sò aos 21’, pela primeira vez, o time visitante chegou na área Tricolor, mas sem conseguir finalizar. Aos 31’, Jonathan fez ótima arrancada pela direita, fintando a marcação, cruzando rasteiro do fundo...  faltou centroavante pra completar na pequena área.  Aos 41’, nova investida pela direita, com Jonathan, chute de Raí, desvio a escanteio.

 - Pressão total do Bahia nos primeiros 48 minutos, mas o gol não saiu, a retranca armada por Sérgio Araújo deu resultado, uma estratégia. Bom jogo dos laterais estreantes Jonathan e Djalma. O goleiro Caio foi o grande destaque, garantindo o zero no placar.

*

 Segunda etapa. Guto, no intervalo, trocou no ataque: pôs Ronaldo no lugar de Marcelo, que tinha recebido cartão amarelo. No Doce Mel, Mateusinho e Chorinho nos lugares de Vinícius e Dimitri.  

  O Tricolor voltou do mesmo modo, em cima, adiantado, tentando. O time visitante também na mesma, trancado e já mascando, sem pressa, quebrando o ritmo, gastando tempo, muito cai-cai, jogando pelo empate ou por uma ‘bola boba’, como se diz no jargão futeboleiro.

  - Aos 7’, Marco Antonio entrou pela canhota, chutou, mas parou no bom goleiro Caio, outra vez. Aos 9’, Elionay salvou nos pés de Marco Antonio. Aos 14 min do segundo tempo, o primeiro escanteio em favor do Doce Mel; o Bahia teve 13, mas futebol é bola na rede. Aos 18’, o mesmo M Antonio tentou da entrada da área, errou o alvo. Na sequência, Rai cruzou forte da direita, Caio rebateu bem.

E o tempo passando... Ataque contra defesa. E o Tricolor foi mostrando cansaço, já dando espaços para possíveis contragolpes e sem mais força ofensiva, a despeito das substituições. Aos 35’, Ronaldo e Cirino exigindo mais do goleiro Caio.

- Gol ! 1 x 0 Bahia, aos 35 minutos. Borel arrebentou pela direita, foi no fundo e cruzou; Luiz Henrique encheu o pé, de primeira, vencendo enfim o goleiro Caio. Golaço! A eficácia da jogada de linha de fundo.

  - Aos 38’, Chorinho raspou de cabeça um cruzamento da esquerda, assustando Danilo Fernandes. Foi a resposta do time de Cruz das Almas. Com o gol, alguns jogadores exaustos, o Bahia começou a trocar passes, trabalhando já sem pressa. Aos 44’, novamente Borel; boa jogada pela direita e a finalização, em cima da zaga. Aos 45’, escorando escanteio, de cara, livre, Patrick testou por cima.

 O primeiro triunfo do Bahia, mesmo que apertado, e a terceira derrota seguida do Doce Mel.

*

Destaques

- O goleiro Caio fechou atrás, fez ótimas defesas e quase garantiu o empate. Um bom ferrolho montado pelo treinador Sérgio Araújo.

  No Bahia, a  lateral direita brilhou. Boa estreia de Jonathan, até cansar; Borel decidiu, fez a jogada do gol em garrinchada pela direita, linha de fundo e mostrou criatividade ofensiva. No lado esquerdo, Djalma apareceu bem, mas foi Luiz Henrique que brilhou, decidiu, com um belo chute de canhota, após o cruzamento de Borel. Patrick, Ronaldo melhor que Marcelo e um belo jogo de Marco Antonio, dando trabalho ao goleiro Caio.  

Como primeiro jogo da temporada, sem o devido entrosamento e sem o preparo físico ideal, deu pro gasto. Sem empolgações. 

  *

Escalações

- Bahia/Guto Ferreira escalou assim a equipe, com novidades e estreias: Danilo Fernandes, Jonathan (Borel), Gustavo Henrique, Luis Otávio e Djalma; Patrick, Rezende, Daniel (Marcelo Cirino) e Marco Antonio (Luis Henrique); Raí e Marcelo (Ronaldo).

- Doce Mel : Caio, Nino, Renan Costa, Fernandes e Ruan (Cardoso); Freire, Jordan (Carlos Magno), Vinicius (Chorinho) e Elionay; Cesinha e Dimitri (Mateuzinho). Treinador, Sérgio Araújo, estreante – foi o treinador do Atlético de Alagoinhas, campeão na temporada 2021.  

Arbitragem Ricarle Batista, sem VAR e sem complicações.

*

 O Bahia volta a campo no sábado à tarde (16h), em Campina Grande/PB, estreando contra o Campinense, pela Copa do Nordeste. O Tricolor é o atual campeão da competição. Outro jogo, outra leitura, mais dificuldades.

*

 Pelo Baianão, o Vitória joga também no sábado, no Barradão, contra a Jacuipense – que tem mando de campo no mesmo estádio do Leão. A Jacupa venceu seus dois primeiros jogos.

 Nesta quinta, Atlético de Alagoinhas x Barcelona de Ilhéus, 19h. O Atlético, campeão baiano, lidera, com 100% de aproveitamento até aqui.

*

 Seleção

 O time de Tite, já classificado para a Copa do Catar, em novembro, joga nesta quinta, às 18h, contra o Equador, em Quito, cumprindo tabela pelas Eliminatórias. Sem Neymar (que não vem jogando, em recuperação, desde o ano passado), Tite vai focar em experiências no meio campo e ataque e aposta no retorno do manjado Phillipe Coutinho. A ver.