Esporte

ARENA AQUÁTICA RETOMA ATIVIDADES PARA ALUNOS REGULARES

O medalhista olímpico e gerente de esportes aquáticos da arena, Edvaldo Valério, celebrou a reativação das piscinas
Secom Salvador , Salvador | 19/10/2021 às 09:25
Arena Aquática retoma atividades para alunos regulares
Foto: Jefferson Peixoto/Secom

As atividades esportivas para os alunos de iniciação e aperfeiçoamento da Arena Aquática de Salvador já foram restabelecidas na piscina, depois de aproximadamente um ano e meio de paralisação em decorrência da pandemia. Desde abril deste ano, apenas os atletas da equipe de alta performance da Arena Aquática tinham retornado aos treinamentos, em vista das competições oficiais de que participam e sempre conforme os protocolos sanitários de contenção da Covid-19.

 

O medalhista olímpico e gerente de esportes aquáticos da arena, Edvaldo Valério, celebrou a reativação das piscinas, destacando a promoção da qualidade de vida e da autoestima das pessoas que fazem natação e hidroginástica nelas, mas também reforçou a importância de manter os cuidados com a pandemia.

 

“Atendemos de crianças com seis anos a idosos, incluindo pessoas com deficiência, como autistas, amputados, cadeirantes e as com Síndrome de Down. Além dos benefícios à saúde e ao bem-estar proporcionados pelo esporte, a socialização é um fator muito importante. Então, poder reabrir nossas portas deixa o coração em paz”, afirmou.

 

A professora e costureira Avonilda Pinho, 54 anos, mãe de Isabel, inscreveu a filha na natação da Arena por recomendação médica e se diz satisfeita com os resultados. “Isabel tem rinite alérgica e ficava se cansando, daí a pediatra prescreveu natação. Hoje ela usa menos remédios, respira melhor e está mais disciplinada. Ela estava ansiosa para voltar, tanto que descobriu sozinha a data do retorno e ligou para conferir”, frisou. 

 

Isabel tem 12 anos e participa das aulas de natação às segundas, quartas e sextas-feiras, das 14 às 14h50. Ela relatou que o amor pelo esporte é latente. “Amo nadar, água, piscina, mar, tudo isso me ajuda a cantar e dançar sem cansaço. E também senti falta dos colegas, dos professores e de tudo nesse lugar, que é muito bonito”, comentou.

 

Novas vagas – De acordo com Valério, 480 novas vagas para alunos serão abertas e divulgadas ainda neste mês, com início das aulas em dezembro. Interessados deverão se inscrever através do site www. arenaaquatica. salvador. ba. gov. br para que participem do sorteio eletrônico indicativo dos contemplados.

 

É preciso que todos inscritos apresentem atestados de aptidão cardiológica e dermatológica e crianças e jovens em idade escolar, o comprovante de escolaridade.

 

Neste ano, a caderneta de vacinação contra a Covid-19 também será exigida daqueles que já tenham sido convocados pela campanha de imunização para tomar a primeira e/ou segunda dose.

 

Estrutura e protocolos – Administrado pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), da Prefeitura de Salvador, a Arena Aquática Salvador conta com uma piscina olímpica e uma semiolímpica, academia funcional, salas para fisioterapia e atendimento médico. A capacidade para receber 240 alunos por dia, em turmas de 20 pessoas cada, que se revezam em aulas de 50 minutos, das 6h às 18h.   

 

Entre as medidas de segurança sanitárias, como aferição de temperatura dos alunos, higienização com álcool em gel, distanciamento nas raias, uso de máscara pelos professores, Valério acrescentou que os pais dos alunos devem esperá-los durante as aulas do lado de fora da arena e não mais nas suas dependências, como antes da pandemia.