Esporte

LAURO: ETAPA DO CIRCUITO BRB DE BEACH TENNIS MOVIMENTA O TURISMO

Além de nove atletas locais, mais de 200 participantes de 16 estados brasileiros estiveram no município entre a quinta-feira (12) e o domingo (15)
Prefeitura de Lauro de Freitas , Lauro de Freitas | 16/08/2021 às 18:38
Etapa do Circuito BRB de Beach Tennis movimenta o turismo
Foto: Lucas Lins
A realização da Segunda etapa nacional do Circuito BRB de Beach Tennis, no Parque Shopping Bahia, em Lauro de Freitas, foi um sucesso. O evento, que consagrou atletas locais, também trouxe uma movimentação turística e econômica para a cidade. Além de nove atletas locais, mais de 200 participantes de 16 estados brasileiros estiveram no município entre a quinta-feira (12) e o domingo (15).
Além do aspecto do incentivo à prática esportiva, o evento foi responsável por atrair mais de mil turistas ao município, público composto por atletas, profissionais e outros visitantes e movimentar cerca de R$2,5 milhões na economia local, uma média de R$500 por pessoa/dia, segundo o titular da secretaria municipal de Cultura e Turismo, André Pereira.

Nos três primeiros dias do evento a rede hoteleira saiu de um patamar de ocupação em torno de 30% para média de 65%, considerado significativo para o período. Já o Malibu Plaza Hotel, um dos patrocinadores do evento, atingiu mais de 90% de ocupação. Além dos hotéis e pousadas, algumas famílias alugaram casas para esticar o período de férias na cidade.

“Lauro de Freitas é a primeira cidade da Costa dos Coqueiros, tem a melhor infraestrutura noturna, grandes hotéis, uma orla maravilhosa e um potencial imenso para eventos esportivos e culturais. A movimentação turística alcança mais de 50 categorias econômicas e é o meio mais rápido e eficaz para enfrentar a crise.  A etapa BRB de Beach Tennis apenas comprovou isso”, afirmou o secretário. A expectativa, a partir de agora, é assegurar a competição internacional, com expectativa de atrair mais de três mil turistas.  

Neste domingo, último dia de competições, a prefeita Moema Gramacho parabenizou os organizadores e atletas pelo desempenho. A gestora também destacou as medidas de segurança adotadas pela organização para evitar a contaminação da Covid-19 durante as competições. “Todos usando máscara, fazendo a sua parte para que nós possamos sair o mais rápido possível dessa pandemia. E que venha 2022 sem pandemia. Lauro de Freitas agradece e se coloca à disposição, mais uma vez”, ressaltou.

Sediar um evento deste porte em Lauro de Freitas significa um grande marco para toda a Bahia, avaliou o diretor do Circuito BRB CBT e vice-diretor da Federação Bahiana de Tênis, Adson Cordeiro. Ele agradeceu o apoio da gestão municipal e ressaltou que a competição é um divisor de águas para os atletas participantes. “O tênis que estava em um crescimento grande, agora, depois dessa competição, ocupa um espaço ainda maior”.

As partidas ocorreram nas estruturas situadas na Arena Evo, na cobertura do Parque Shopping Bahia, e na arena montada no estacionamento do empreendimento. O evento contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas. A primeira etapa da competição ocorreu em julho, em Brasília. 

 
Atletas

O atleta Gabriel Muniz Coelho, de apenas 13 anos, assegurou a medalha de prata para o município durante jogo do sub-14, realizado na quinta-feira. Ser premiado na cidade onde mora, para ele, é motivo de muito orgulho. “É resultado de todo esforço para sempre fazer o melhor, e mostra o potencial que nós, atletas de Lauro de Freitas, temos. Estou muito feliz!”, afirmou.

  Para o veterano Rodolfo Ragner, de 37 anos, é gratificante a oportunidade de competir em casa, na cidade onde mora há mais de cinco anos. Ele contou que estava na expectativa para participar do evento que ficou marcado na história do beach tennis brasileiro.