Esporte

BAHIA DE FSA E ATLÉTICO EMPATAM NA 1ª PARTIDA 2X2, p ZÉDEJESUSBARRÊTO

Bahia de Feira leva ligeira vantagem por jogar em casa o segundo jogo decisório
ZedeJesusBarrêto , Salvador | 16/05/2021 às 19:10
Final do baianão em primeira partida na cidade de Alagoinhas 2x2
Foto: Rep da TV Educativa
   

 Num segundo tempo de quatro gols e final emocionante, o Atlético (o Carcará de Alagoinhas) empatou (2 x 2) em casa com o Bahia de Feira, no primeiro confronto da decisão do título baiano de 2021. O time de Feira, que abriu o placar, chegou a estar vencendo 2 x 1 já nos minutos finais dos acréscimos, mas foi surpreendido com o empate do time da casa antes do apito final do árbitro. 

 O jogo da entrega da Taça e medalhas será no próximo domingo, na Arena Cajueiro, em Feira de Santana, sem vantagens de placar para um ou outro, portanto. Mas, em tese, o Bahia/Feira leva um favoritismo por jogar em seus domínios, num gramado sintético, onde quase nunca é derrotado, bem diferente do piso enlameado do carneirão de Alagoinhas.  

  Mas, jogo é jogo. E é uma decisão de campeonato. Tudo pode acontecer.
**
 Alagoinhas 

- Estádio Carneirão, tempo chuvoso na região, tarde outonal de domingo, gramado pesado, encharcado, bastante escorregadio. 

Com a bola rolando ... 

Devido as condições do piso, a bola fica mais presa, o ritmo mais lento, a velocidade travada, muita disputa no corpo a corpo. O Carcará começou mais nervoso, errando passes, e o Tremendão mais à vontade em campo, chegando mais na área adversária, mas sem finalizações de perigo.

 Só aos 20’ o Atlético deu o ar de sua graça: William Kaefe bateu de fora, forte, mas errou o alvo. Aos 24, Cazumba avançou pela esquerda e cruzou com perigo, a cabeçada passou longe. 

 Aos 25’, por lesões musculares, Sergio Araújo já tinha queimado duas substituições, dos meias Radar e Miller. O time de Feira parecia mais inteiro. 

  Pouco a dizer de uma primeira etapa morna, sem chutes a gol, os goleiros quase sem trabalho, muitos erros de passe, a bola maltratada...  O empate era melhor para o Tremendão, claro, que aposta todas as fichas no duelo final em seus seus domínios.    
*
Segunda etapa quente, outro panorama ! 
Mal começou, William Kaefe bateu lateral da esquerda, houve a disputa pelo alto na pequena área, a bola sobrou para Robert perto na linha de fundo, e foi dele o passe para trás... 

  - Gol ! Atlético 1 x 0, Ronan, aos 50 segundos, completando de frente. Mas... não valeu. 

 Olhe o VAR aí ! O gol foi anulado, por impedimento de Robert. Os atletas de Alagoinhas reclamaram também de um pênalti (mão na bola na área, no mesmo lance), o VAR foi novamente consultado e o árbitro não deu o pênalti, ficou valendo o impedimento e o gol foi mesmo anulado.   

  A partida então ficou mais rápida, mais animada. O Carcará saiu mais pro jogo, precisava vencer, e isso abriu também espaços para contragolpes do Tremendão. Aconteceram boas chances de gol:

- Aos 12 min, Thiaguinho pegou de primeira um rebote na frente da área do Atlético e bateu  raspando o poste de Fábio.  Aos 14’, Cazumba bateu falta perigosa, de boa distância, Fábio espalmou.  O Atlético respondeu aos 16’, quando o gorducho e veteraníssimo Robert perdeu chance clara, livre, de cara.

 - Gol ! 1 x 0 Bahia de Feira, aos 30 minutos. Golaço de Jarbas, pegando um belo chute de direita, de primeira, da intermediária, acertando o ângulo.

  Olhe o VAR !  Aos 37’, uma disputa (pés altos) entre Robert e Thico, na linha da grande área defensiva do Bahia de Feira. Mais de dois minutos de paralização, o árbitro foi ver o vídeo e interpretou a jogada como pênalti.

 - Gol ! 1 x 1, Ronan, aos 40, batendo a penalidade com tranquilidade, no canto, deslocando o goleiro. 
 Se o primeiro tempo foi frio, o segundo foi bem cheio de emoções, com gols, pênalti, VAR decidindo, disputa pela bola, indefinições e muita correria ...  

  O árbitro deu 12’ de acréscimos, o empate parecia cravado, mas ... fortes surpresas estavam  reservadas para o final 

 - Gol ! 2 x 1 , Bahia de Feira !  Aos 56’. Cazumba alçou belo e preciso cruzamento na cabeça do meia Adriano que fechava do lado oposto, na quina da pequena área; a cabeçada saiu certeira, desempatando o jogo, já no finalzinho.   

  No entanto, mal o Tremendão deu o passe de saída, antes de o árbitro soprar o apito final ...  

 - Gol ! 2 x 2 Ronan !   Um golaço, digno de uma final. O meia atacante rompeu em jogada individual pelo meio, achou espaço já na meia-lua e bateu colocado, no ângulo, empatando o clássico interiorano. 
 
  Pela segunda etapa, valeu ! Digno de uma final. 
*
  Destaque para aplicação, o empenho das equipes, não faltou esforço. Ronan (que golaço !), Dionísio... pelo Atlético. Cazumba e Jarbas (que golaço!) pelo Bahia de Feira. 
*
 Escalações 
- Atlético, o Carcará : Fábio, Edson, Nem, Bremer e Radar (Felipe) Gilmar, William Kaefe, Dionísio (Jerry) e Miller (Robert); Vitinho (Emerson) e Ronan. Treinador, Sergio Araújo

- Bahia de Feira : Jean, Ricardo (Adriano), Herber, Weslei e Cazumba; Vitor (Hercules), Jarbas, Bruninho (Thico) e Diones;  Deon e Thiaguinho. Treinador, Oliveira Canindé.

Árbitro, Emerson Ricardo (com o auxílio do VAR)...  Não complicou, saiu-se bem. 
*        
 O confronto final, de entrega da Taça, será na tarde do próximo domingo, na Arena Cajueiro (de grama sintética), em Feira de Santana. Outra leitura de jogo, com a bola muito mais rápida. O Bahia de Feira não costuma perder em casa. 
**
-  Pela Copa Sudamericana, a Sula, o Bahia joga na noite de terça-feira, na Argentina, contra o Independientes. Verdadeira decisão, nesta penúltima rodada da fase de grupos, classificatória.  Quem vencer deve seguir adiante na competição. 
**
- A seleção brasileira joga pelas eliminatórias Sulamericanas da Copa 2022/Katar, nos dias 4 e 8 de junho, contra o Equador (em Porto Alegre) e em Assunção, contra o Paraguai. Para esses jogos, Tite convocou:
 Goleiros: Alisson, Éderson e Wéverton; Laterais: Daniel Alves, Danilo, Lodi e Alex Sandro;
 Zagueiros: Thiago Silva, Marquinhos, Militão e Lucas Veríssimo; Meias: Cassemiro, Douglas Luis, Fabinho, Everton Ribeiro, Fred e Paquetá; 
 Atacantes: Neymar, Firmino, Gabriel Jesus, Gabigol, Cebolinha, Richarlisson e Vini Junior.