Esporte

ESPORTE CLUBE BAHIA RECOLOCA FUTEBOL BAIANO NO TOPO DO FUTEBOL DO NE

Veja comentário do jornalista Tasso Franco
Tasso Franco , da redação em Salvador | 09/05/2021 às 10:11
Bahia no topo do NE
Foto: REP
  A conquista do titulo de campeão pela Copa do Nordeste efetivada pelo Esporte Clube Bahia, otem, tem uma dimensão maior do que o simples título. Representa o retorno do Estado da Bahia como o melhor futebol do Nordeste após quase 3 anos de jejum com hegemonia do futebol do Ceará, em especial do "Vovô". 
 
  A Bahia retoma essa liderança e espera-se que os dois timres baianos nos campeonatos brasileiros, o Bahia, na serie A; e o Vitória na série B tenham um melhor desempenho neste ano, o que não aconteceu em 2020, uma decepção nos dois níveis. 

   O Bahia parece-nos melhor, mais estruturado, com uma equipe taticamente bem organizada e uma diretoria sem problemas. Mas, a Copa do Nordeste, não deve servir como parâmetro por ser uma competição de nível médio a baixo, até considerando-se a Série B do campeonato brasileiro e a Copa Sulamericana.
  
  Já o Vitória se apresenta ainda capenga - sequer conseguiu classificação para as quartas de final do campeonato baiano - e há turbulências na gestão do presidente Paulo Carneiro. Se essa situação prosseguir no decorrer de 2021 a tendência é do "Leão" se dar mal na Série B que é uma competição muito forte e onde outras equipes buscam chegar a série A com determinação.
 
   No histórico da Copa do Nordeste, após as decisões perdidas em 2018 e no ano passado, o Tricolor iguala o Vitória, como maior campeão do Nordeste. Os primeiros títulos doBahia vieram logo em sequência, no bicampeonato conquistado em 2001 e 2002. Após dois hiatos sem a realização da competição, entre 2004 e 2009, além dos anos de 2011 e 2012, o Bahia só voltou a erguer a taça novamente em 2017. 

   Agora, o Bahia recoloca a Bahia no topo do futebol nordestino. (TF)