Esporte

VITÓRIA VENCE XARÁ DE CONQUISTA E ENTRA NA BRIGA PELO BAINÃO 2X0

Veja comentário de ZédeJesusBarrêto
ZédeJesusBarrêto , da redação em Salvador | 28/04/2021 às 22:03
Vitória 2x0 Conquista
Foto: Pietro Carpi
  Vitória vence xará de Conquista
  e entra na briga pelo Baianão

   Dois gols nos primeiros quatro minutos foram suficientes para o Leão vencer o Vitória da Conquista no Barradão (2 x 0), em jogo atrasado da tabela, e dar um salto na classificação, de vice-lanterna a quinto colocado, encostando no grupo dos quatro primeiros que se classificarão para a fase seguinte e disputarão o título. Foi o segundo triunfo do Rubro-negro na competição. O time ainda tem um jogo atrasado, que acontecerá domingo no mesmo Barradão, contra o Jacuipense.   
*
  - “Vamos encarar como uma final de copa do mundo; é jogo de vida ou morte”, disse o treinador Rodrigo Chagas antes da partida, o jogo atrasado (da primeira rodada) e importante para o time entrar de vera na disputa pelo Campeonato Baiano. O Leão entrou em campo na penúltima colocação, com apenas 7 pontos ganhos e, com o triunfo, chegou a 10 pontos, subindo para a quinta colocação.  Ainda tem seis pontos a disputar, necessários para a classificação. 

 Já fora do Nordestão, foco total no Baianão, competição que o rival Bahia é Tri. 
*
 Com bola rolando ... 

Mal começou, o veterano Silvio (41 anos) fez uma falta na lateral esquerda de sua área, chegou atrasado e atropelou Vico, bem mais rápido ...

 - Gol ! 1 x 0 Vitória, com 1 min. O mesmo Vico bateu fechado, de canhota, a bola desviou no cocoruto do mesmo Silvio e matou o goleiro. 

  Mal o Bode deu a saída, o Leão retomou a bola, João Pedro enfiou para o lateral Roberto, entrando pela esquerda nas costas da zaga e...   

 - Gol ! 2 x 0 Vitória, aos 4 min. Roberto, fechando livre em velocidade, bateu forte, de primeira, cruzado e rasteiro; o goleirão não alcançou e o Leão ampliou. 

  Via-se então uma diferença brutal em campo. O Leão técnica e fisicamente superior, sobrando, ganhando as divididas e rebotes, dono da bola e do meio campo. Mas o tempo foi passando e o Rubro-negro se acomodou, retendo a bola na defesa, já sem pressa e sem o apetite inicial, cedendo espaços.  

   Aos 36’, o time do Sudoeste chutou a primeira na direção do gol rubro-negro, de longe, Ronaldo catou em dois tempos. Aos 39’, Raul tentou outra, do meio da rua, e assustou, a bola raspou o travessão dos donos da casa. Aos 41’, o goleiro do Conquista  vacilou numa saída de bola, Samuel agradeceu o presente e tentou, na sobra David acertou o travessão dos visitantes. Aos 43’, Soares bateu colocado da linha da meia lua mas errou o alvo. Aos 45’, Roberto cruzou da esquerda na cabeça de Samuel, livre na linha da pequena área, mas o artilheiro errou a cabeçada. Aos 46’, quase Maradona diminuiu, numa defesa estranha de Ronaldo, o do Vitória.
  *
   A segunda etapa começou em ritmo de treino, a despeito de Rodrigo se esgoelar do banco pedindo empenho, seriedade e velocidade da equipe em campo. O Bode encarou. Aos 18’, Valença mandou bala de longe e Ronaldo se assustou. Apesar de ter mais a bola, o Leão não penetrava. 

  Só aos 29’ o Leão chegou e bem. Vivo puxou contragolpe, abriu na esquerda para Roberto, o cruzamento saiu para o meio da área e Vico pegou bonito de voleio, de canhota, para boa defesa de Ronaldo, espalmando. Aos 34’, o árbitro expulsou o zagueiro Breno do Conquista, após um carrinho e segundo cartão amarelo. 

  Aos 35’, Eduardo bateu falta com violência, o goleiro bateu roupa mas Catatau não chegou a tempo para aproveitar a sobra. Aos 42’, Raul cobrou uma falta perigosa, de canhota e fechada, para Ronaldo rebater, evitando o gol do Bode. Aos 44’, Vico tentou, também de falta, a bola passou a um palmo do travessão conquistense. 

  Deu Vitória, como era esperado.
*
Escalações

- Vitória: Ronaldo, Van (EdiCarlos), Wallace, João Victor e Roberto; Gabriel Bispo (Maicon Douglas), João Pedro e Soares (Eduardo); Vico (Catatau), Samuel e David (Caíque). Treinador, Rodrigo Chagas
 - Vitória da Conquista : Ronaldo, Raul Cardoso, Breno, Silvio e Raul; Fagner (Renatinho), Rodrigo (Valença)  e Neto (Kleber); Mateus, Leo (Gilson) e Maradona (Índio).  Treinador, Guilhermino Lima.
 No apito, Emerson Ricardo de Almeida. 
*
 No próximo domingo o Vitória faz o outro jogo que estava pendente, contra o Jacuipense, também no Barradão, à tarde.  Sò então acontecerá a rodada final dessa fase de classificação do Baianão que definirá os quatro times que vão disputar o título. 

 O Juazeirense está garantido, é o líder, tem 17 pontos ganhos. O Atlético de Alagoinhas é o segundo colocado, com 13 pontos.  Bahia de Feira e Bahia seguem, com 12 pontos. Esses três, que agora estariam classificados, ainda podem ser ultrapassados na rodada derradeira. 

 Unirb tem 10 e Doce Mel tem 9.  O Jacuipense tem 8 pontos, mas ainda seis a disputar. O Flu de Feira, último adversário do Vitória, é o lanterna, com 5 pontos. 

 A rodada final vai ser quente.     
**
 No sábado, 16h, em Pituaçu, acontece o primeiro confronto da decisão do título da Copa do Nordeste: Bahia x Ceará. 
**