O desfile, que faz parte das celebrações do Novembro Salvador Capital Afro, é realizado pelo jornal Correio e conta com o apoio institucional da Prefeitura de Salvador
Da Redação , Salvador |
24/10/2025 às 17:58
Modelos que deverão desfilar
Foto: Vitor Santos
O Largo do Terreiro de Jesus, no coração do Centro Histórico de Salvador, volta a se transformar, no próximo dia 1º de novembro, em uma passarela com a 11ª edição do Afro Fashion Day, considerado o maior evento de moda negra de Salvador.
O desfile, que faz parte das celebrações do Novembro Salvador Capital Afro, é realizado pelo jornal Correio e conta com o apoio institucional da Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult). O acesso é gratuito e os modelos entram em cena às 19h.
Segundo o diretor de Cidadania Cultural da Secult, Chicco Assis, o evento integra a programação oficial do Novembro Salvador Capital Afro, que reúne ao longo do mês os principais festivais, encontros e manifestações voltados à valorização da negritude soteropolitana. Este ano, a programação terá início já neste domingo (26), com o show Salvador Cidade da Música, e vai até 6 de dezembro.
“O Afro Fashion Day é um evento de grande importância para a moda negra de Salvador, reunindo importantes marcas, estilistas, modelos, entre outros profissionais do segmento, além de abrir espaço para novos talentos, inclusive para aqueles que surgem das diversas comunidades da cidade”, explica Assis.
Criado em 2015, o desfile nasceu com a proposta de democratizar o acesso ao universo da moda e ampliar a visibilidade de profissionais negros em todas as áreas criativas do setor. Desde então, o projeto já reuniu mais de 100 mil participantes, 500 modelos e 2 mil profissionais. Com o tema “Beleza”, a edição deste ano vai propor uma reflexão sobre a estética afro-brasileira, a pluralidade dos corpos e o poder da autoexpressão.
Assis menciona ações formativas e de fomento que estão em prática, como o AfroEstima, voltado para capacitação; o AfroBiz, de fortalecimento de negócios e afroempreendedores da economia criativa; o Rolê Afro, de promoção do afroturismo; e o próprio Festival Salvador Capital Afro, que amplia conexões, intercâmbios e visibilidade dentro e fora do país.
No mesmo dia do Afro Fashion Day, também dentro da programação do Novembro Salvador Capital Afro, ocorre a abertura da Exposição Floresta de Infinitos, na Casa das Histórias de Salvador, no bairro do Comércio. Trata-se de uma instalação artística imersiva criada por Ayrson Heráclito e Tiganá Santana para a 35ª Bienal de São Paulo.