Projeto “Queimador de Gases” reforça o compromisso e o pioneirismo em práticas industriais sustentáveis
ATCOM , Bahia |
28/08/2025 às 11:25
Reginaldo Cleber; Ana Paula de Oliveira, Rogério Paixão na 15ª edição do Prêmio FIEB
Foto: FERBASA
O projeto Queimador de Gases – Unidade de produção de biorredutor Araticum, da Companhia de Ferro Ligas da Bahia - Ferbasa foi o vencedor da 15ª edição do Prêmio FIEB Indústria Baiana Sustentável, na categoria Tecnologias Sustentáveis nas Médias e Grandes Empresas. O anúncio foi feito ontem, dia 27 de agosto, durante a INDEX BA 2025, a maior feira da indústria baiana. A Ferbasa concorreu com outros três cases de gestão, inovação e responsabilidade socioambiental.
Com investimento de R$30 milhões, o projeto premiado foi implementado em Entre Rios, um dos municípios que abrigam a atividade florestal da Companhia. A solução atua no controle e mitigação da emissão de gases provenientes do processo de carbonização da madeira utilizada na produção de biorredutor – matéria-prima essencial para as operações metalúrgicas da Companhia. A adoção da tecnologia representa um avanço inédito no estado. Nos primeiros oito meses de operação do sistema, entre agosto de 2024 e março de 2025, foram evitadas emissões de aproximadamente 1.105 toneladas de CO₂, o equivalente a emissões anuais de cerca de 240 veículos de passeio ou ao consumo médio de eletricidade de cerca de 700 domicílios durante um ano.
“Além de elevar o padrão ambiental da operação, trata-se de um passo estratégico que reforça o compromisso da Ferbasa com a inovação, a responsabilidade socioambiental e a melhoria contínua de seus processos, abrindo caminho para novos patamares de eficiência operacional e respeito às comunidades e ao meio ambiente”, explica o gerente de Meio Ambiente, Rogério Paixão.