Segue até o dia 29 no Espaço Lilás, no piso L1 do centro comercial, ao lado dos Correios.
Tasso Franco , da redação em Salvador |
15/08/2025 às 11:51
expo MULHER
Foto: Lucas Moura
A Expo Mulher, feira de mulheres empreendedoras desenvolvida pela Prefeitura de Salvador, tem levado uma gama de produtos artesanais atrativos ao Shopping Bela Vista, ao mesmo tempo em que tem fortalecido a autonomia financeira e a autoestima do público feminino. A feira está ocorrendo desde a última segunda e segue até o dia 29 no Espaço Lilás, no piso L1 do centro comercial, ao lado dos Correios.
A ação tem funcionado como uma vitrine para a produção das expositoras, que trabalham com artigos como óleos essenciais, tônico capilar, sabonetes artesanais, aromatizantes, bolsas de crochê, kits maternidade, bonecas de pano, bijuterias, biojoias e acessórios diversos. A feira conta com um revezamento para abranger o maior número possível de mulheres contempladas e diversificar a comercialização dos produtos. A cada três dias, quatro mulheres expõem os seus trabalhos.
“A Expo Mulher é um incentivo ao empreendedorismo feminino, através da Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), para que elas possam expor os seus trabalhos. Nós realizamos feiras gratuitas na cidade de Salvador, de uma forma geral, e com mulheres de vários segmentos, e isso dá a oportunidade para que elas cada vez mais possam empreender, ter conhecimento, e tenham as portas para a conquista da independência financeira e da autonomia”, afirmou Cristiane Xavier, coordenadora da feira.
Para Tatiane Maria Vasconcelos, 44, a exposição tem sido, além de uma oportunidade de venda, também de network. “Quando aparece alguém interessado, eu já pego o cartãozinho e passo e esse contato vai tornando o meu trabalho mais conhecido. É uma troca muito importante”.
A comercialização das bolsas é um incremento na renda dela, que é mãe de um filho autista. A produção começou há mais ou menos um ano, quando ela teve um casamento para ir e sentiu que precisava de uma bolsa nova. Começou a confeccionar uma de crochê para ela própria e desde então não parou mais. “Eu faço desde bolsa casual a elegante. Tenho cores, tecidos e materiais diversificados”, disse.
Já Lilian Almeida, 40, trabalha com bordado, kits escolares, kits maternidade, toda a produção de artigos de pano, incluindo bolsas, mochilas personalizadas, prendedor de chupeta e naninhas. “Eu tinha uma máquina de costura doada por minha mãe e então comecei a tentar fazer, seguindo alguns modelos que eu via em loja. Desde 2017, que eu trabalho com essa produção artesanal e a procura é grande. Eu trabalho fazendo kits escolares, mas o meu foco principal são os kits de luxo para a maternidade, além das naninhas e bichinhos de pano que estão super em alta, inclusive para decorar o quarto do bebê. A minha expectativa com o evento é alta, nós estamos vindo para expor o nosso trabalho para que as pessoas possam conhecer melhor”, contou.
Maquiadora e estudante de estética e cosmetologia, Lilian Sena está comercializando óleos essenciais, sabonetes artesanais, pasta para o desenvolvimento saudável da sobrancelha e tônico capilar, combinando ervas aromáticas e plantas medicinais. “Como estou começando, esse evento é uma porta de entrada muito boa para mim. Eu sempre gostei muito de pele e estética. Hoje sou estudante de Estética e Cosmética e também estudo cosmetologia natural, pois acredito muito no poder medicinal das plantas. Os ativos naturais beneficiam muito a pele, desde controlar a oleosidade até tratar cicatrizes de acne. Comecei a produzir sabonetes e séruns artesanais e hoje sou apaixonada por essa área”.
A assistente social Eleonora Brandão, 61, estava passeando no Shopping e resolveu entrar para conhecer os produtos. “Achei super interessante, uma divulgação boa, inclusive para as mulheres empreendedoras e que têm trabalhos magníficos. Acredito que a exposição vai ajudá-las a evoluir em qualquer outro local”.
Outras ações – Cristiane Xavier conta que até o dia 29, outras ações estão ocorrendo no Espaço Lilás, a exemplo de massoterapia, auriculoterapia e aferição de pressão, entre outras Práticas Integrativas e Complementares na atenção primária à saúde. As ações ocorrem em parceria com a Faculdade Anhanguera. “Nós teremos também vacinas e vários outros serviços, inclusive uma sala também voltada para o enfrentamento à violência contra a mulher, na outra ponta do shopping”.