Economia

BYD EM CAMAÇARI VAI OPERAR COMO MONTADORA DE PEÇAS DA CHINA, DIZ SECOM

Fábricas de peças têm 1 anos para se instalarem em Camaçari (Com Secom Informações)
Tasso Franco , da redação em Salvador | 14/05/2025 às 12:03
Governador com fabricantes de peças em visita a China
Foto: Daniel Senna
Governador se reúne com empresas chinesas que se instalarão na Bahia para fornecer peças à fábrica da BYD

Fornecedores de peças automotivas, itens elétricos, vidros, chassis, amortecedores, entre outros componentes dos veículos da BYD, se reuniram com o governador Jerônimo Rodrigues, nesta quarta-feira (14), em Pequim, para conhecer as condições e oportunidades oferecidas pelo Estado para que se instalem na Bahia e façam parte do complexo fabril de carros elétricos em Camaçari. Durante mais de quatro horas, eles assistiram a uma apresentação da Bahiainveste sobre a Bahia, fizeram perguntas, sugestões e apresentaram demandas para que possam efetivar investimentos no estado. Dúvidas relacionadas a incentivos fiscais, legislação, disponibilidade de terrenos e retirada de vistos de trabalhadores foram sanadas.

“Esse encontro foi um passo importante para a consolidação da BYD na Bahia. A prova de que ela não será uma mera revendedora ou montadora de veículos elétricos com peças fabricadas na China, como alguns estão afirmando. Teremos peças que vão desde componentes elétricos até o acabamento do carro sendo fabricadas na Bahia. A meta é ter até 80% das partes do veículo feitas em solo baiano, gerando emprego, renda e desenvolvimento tecnológico em nosso estado”, explicou o governador Jerônimo.

Entre as empresas que devem se instalar na Bahia estão algumas com alta capacidade tecnológica e entre as maiores do setor no mundo, como a Sinomac, fabricante de autopeças; a Minth, produtora de estruturas de metal e de plástico; e a ACG, produtora de vidros. “Essas empresas terão um papel fundamental na complementação do ecossistema de produção dos veículos elétricos e híbridos da BYD no Brasil. A BYD continuará incentivando que outras indústrias se instalem na Bahia como parte do nosso compromisso de longo prazo com o desenvolvimento sustentável da região”, explicou Tyler Li, presidente da BYD Brasil.

A BYD trabalha para iniciar a produção de veículos em sua unidade fabril situada em Camaçari, ainda neste primeiro semestre de 2025. Conforme o cronograma do projeto, a fábrica irá operar, inicialmente, nos regimes CKD (completely knock-down) e SKD (semi knock-down), com a quantidade de peças importadas da China durante um ano. Tempo em que consolida a chegada das parceiras fabricantes das peças.

Com investimento estimado de R$ 5,5 bilhões, a fábrica da BYD na Bahia terá capacidade para produzir 150 mil veículos por ano, número que pode dobrar até 2027. A estimativa é que sejam criados 20 mil postos de trabalho diretos e indiretos ao longo do projeto, consolidando a planta baiana como o maior polo industrial da BYD fora da China.

Com 30 anos de atuação, a BYD já se consolidou como líder mundial em eletrônicos, energia renovável e veículos com emissão zero. No Brasil, atualmente, ocupa a nona posição no ranking geral de vendas de veículos, liderando o mercado de carros 100% elétricos e híbridos em 2024.

 COMENTÁRIO DO BAHIAJÁ

  Como vai operar a BY em Camaçari segundo a nota do governo:

"Completely knock-down" ou "CKD" (sigla para "Completely Knocked Down") significa "completamente desmontado". É um termo utilizado na indústria, especialmente na produção automotiva, para descrever produtos que são transportados em peças separadas para serem montados no local de destino. 

"Semi knock-down" (SKD), em português "semi-desmontado", refere-se a um processo de produção ou importação onde um produto é enviado para o mercado em estado parcialmente montado. A montagem final é realizada no país importador. 

Em outras palavras, ao contrário de "Completely Knock-Down" (CKD), onde o produto é enviado em peças completamente desmontadas, o SKD implica que algumas partes do produto, como a carroceria de um carro, podem já estar montadas ou pré-montadas antes de serem enviadas para o mercado. 

O SKD é frequentemente utilizado na indústria automotiva e eletrodomésticos para reduzir custos de transporte e impostos alfandegários, permitindo que as empresas exportem produtos com maior valor agregado e menor custo de montagem final.