Economia

SOBE PARA 66 NÚMERO DE MORTOS NO RIO GRANDE DO SUL COM DILÚVIO

O tráfego de veículos nas duas pontes do Guaíba segue bloqueado neste domingo, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF). - Com informações do Correio do Povo
Tasso Franco , Salvador | 05/05/2024 às 11:10
Porto Alegre está isolada
Foto: Vinicius Duarte - Birô
   A Defesa Civil Estadual atualizou na manhã deste domingo os números da tragédia em decorrência das chuvas no Rio Grande do Sul. A pasta informa ainda que tem atuado para atender a população afetada e garantir a segurança da população. Segundo a instituição, subiu para 66 o número de mortes confirmadas e para 101 os desaparecidos.

Há também outras seis vítimas fatais que estão em investigação se as mortes têm relação com os eventos meteorológicos ocorridos no RS. Além disso, já são 332 municípios atingidos, com 707.190 gaúchos afetados pelos transtornos causados pelas chuvas no RS. Até o momento, a Defesa Civil Estadual contabiliza 80.573 pessoas desalojadas, 15.192 pessoas em abrigos e outras 155 feridas.

Para aumentar o nível de prevenção, as pessoas podem se cadastrar para receberem os alertas meteorológicos da Defesa Civil estadual. Para isso, é necessário enviar o CEP da localidade por SMS para o número 40199. Em seguida, uma confirmação é enviada, tornando o número disponível para receber as informações sempre que elas forem divulgadas.

O tráfego de veículos nas duas pontes do Guaíba segue bloqueado neste domingo, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Anteriormente, o trânsito na ponte nova havia sido liberado para equipes de emergência, mas agora as estruturas estão interditadas também para as viaturas oficiais. Apenas veículos pesados e anfíbios do Exército Brasileiro estão utilizando as pontes. Além disso, o relato é de que o nível da água nas cabeceiras impedem o trânsito.

Há também danos na BR 290 entre Porto Alegre e Eldorado do Sul e muito acúmulo de água na pista, fazendo com que as pontes sejam bloqueadas por questão de segurança. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) deve realizar nos próximos dias uma avaliação das estruturas das pontes sobre o Guaíba.

Na sexta-feira, o bloqueio de veículos foi definido após a água tomar conta dos acessos e depois que dois barcos colidiram com a estrutura da ponte nova, gerando rachaduras entre uma das muretas. Também na sexta, a PRF emitiu um alerta de que a ponte no entrocancamento entre a BR 116 e a BR 290 corre risco iminente de ruir. Desta forma, a capital segue sem pontos de passagem para Eldorado do Sul, Guaíba, Charqueadas e região Sul do RS.