Economia

PRÉ-NATAL DE CONSUMO AQUECIDO EM VALENCIA ESPANHA E MULTIDÃO NAS RUAS

Vende-se de tudo nesta época do ano a Espanha em bom momento econômico
Tasso Franco ,  Salvador | 18/12/2023 às 09:07
Engarrafamento de gente
Foto: BJÁ
   O pré-Natal em Valencia, na Espanha, tem suas peculiaridades próprias da cultura local, porém, guarda semelhanças com o que acontece no Brasil, em especial, na Bahia. Salvador, com as "Folias do Noel" destoa de todos os demais, pois, parece mais um "Carnatal" (mistura de Carnaval e Natal) do que propriamente de uma festa religosa que é o Natal.

  Em Valencia, o Natal é Nadal na língua valenciana que é uma mistrua de espanhol com portugues. É uma confusão dos pecados para o estrangeiro que fala espanhol uma vez que a missa na catedral basilica é falada em valenciano e as publicações em papel idem. Por exemplo: peixe é peix; doce é dolços; vinhos (vino em espanhol) é vins; coquetel é cóctel e assim por diante. Então muita coisa não dá para entender, mas, isso é o de menos.

  Outra peculiaridade é que se cultua os três reis magos e não o papai noel como estamos acostumados a ver no Brasil. Sendo Valencia uma comunidade católica predominante, a catedral metropolitana abriga o Santo Graal (o cálice da ceia de Cristo) os atos religosos são muitos e em todos os templos no centro histórico têm várias procissões, sendo a mais importante a da cetedral.

  É impressionante a quantidade de gente que vai ao centro histórico nesse período do pré-Natal milhares de familias e há uma quanidade enorme de atrativos - carrocel, pista de patinação, brinquedos, bichos enormes de pelúcia, feira de artesanato, bandinhas, etc - para animar o público. 

   Os restaurantes, bares e tendas ficam superlotados e para encontrar um local vago pena-se. Para as noites do Natal e do Ano Novo, aqui chamada de "Noche Vieja" as reservas são antecipadas e custa-se, por pessoa, entre 29.90 euros a 59,90 euros com direito a ceia, vinos e posteres.

  Vende-se de tudo nesta época do ano e o comércio fica até altas horas e como a Espanha vive um momento bom em sua economia as lojas estão sempre cheias de clientes. O regime politico espanhol é socialista (PSOE), mas o modelo prático é o capitalismo liberal e o que vale é a demanda.

 Nesta época do ano, com demanda aquecida, os preços dos produtos sobem e as liquidações ocorrem após a virada do ano. Quem espera se dá bem, mas, todo mundo acaba comprando alguma coisa para os festejos do final do ano. O consumo de vinho, por exemplo, triplica. E, claro, as pessoas não vão ficar esperando janeiro de 2024 para o brinde. (TF)