Economia

QUE TAL A COMPANHIA DE AVES INTELIGENTES E DIVERTIDAS?

Os psitacídeos elevam o astral de muitas famílias
Hendrik Aquino , Salvador | 19/05/2022 às 16:59
Os psitacídeos elevam o astral de muitas famílias
Foto: Divulgação

A companhia dos pets, como são chamados os animais de pequeno porte, vai além de cães, gatos, peixes e roedores. As aves também podem ser boas companheiras e os psitacídeos (Psittacidae) - papagaios, araras, cacatuas, ring neck, calopsitas, periquitos, jandaias e outros, além de inteligentes, são muito engraçadas, devido ao cérebro desenvolvido e capacidade de imitar com facilidade diversos tipos de som, inclusive palavras. 

Os psitacídeos se apresentam com uma grande variedade de cores e tamanhos, sendo o Brasil, o país onde vivem grande parte desta família de aves.

No entanto, nem todas as espécies de psitacídeos podem ser criados em cativeiro, cabendo ao IBAMA -  Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, autorizar a legalização dos criatórios mediante registro que garanta, por exemplo, os dados para identificação do animal e atestados de saúde, emitidos pelo médico veterinário responsável. 

Contar com a companhia de psitacídeos exige diversos cuidados como as instalações e, em especial, a alimentação, que deve ser balanceada, incluindo ingredientes de alta qualidade e com níveis nutricionais que atendem as necessidades de acordo com o crescimento e ao longo da vida do animal. 

Quando na natureza, tais aves se alimentam de uma grande variedade de frutas, sementes e folhas de diversas árvores assim, a alimentação baseada apenas em sementes são insuficientes para garantir a saúde do animal. 

“Folhas verde escuras de vegetais, como as de couve, brócolis, manjericão, hortelã e os próprios vegetais, como abobrinha, chuchu, beterraba, pepino e quiabo são exemplos de alguns dos alimentos naturais para oferecer aos psitacídeos” , lembra Drª Renata Del Bianco, Médica Veterinária e CEO da Clínica Dr. Zoo & Cia, com especialidade em animais silvestres e exóticos.

“As frutas nem sempre são apreciadas pelos psitacídeos mas, dentre as indicadas estão: maçã e pera, sem sementes, mamão com semente, melão, melancia, banana, coco, manga e morangos, apenas os orgânicos.” , reforça Del Bianco.

Ainda segundo Drª Renata, alguns tutores e criadores administram misturas de sementes porém, como as aves são incapazes de balancear a sua dieta por ingerirem seletivamente o alimento mais palatável, o acompanhamento requer atenção para que não ocorram casos de obesidade, problemas reprodutivos e deficiência nutricional.

Existem também os alimentos que não devem ser oferecidos aos Psitacídeos como é o caso das sementes de maçã e pêssego. Além delas, abacate, alface, cogumelo, soja, chocolate, cafeína, leite, amendoim, álcool, alho, cebola, amendoim, biscoito, arroz, feijão e outros alimentos consumidos por nós humanos são desaconselhados pelos especialistas.

Alimentos isolados ou em forma de mistura e que satisfazem a maioria das necessidades das aves podem ser encontrados facilmente no mercado específico para o segmento de aves.

Para complementar a alimentação das aves de cativeiro (psitacídeos exóticos e silvestres) é usado as chamadas "farinhadas". Um alimento a base de ovo, com proteína animal e vegetal, minerais, vitaminas e oligo-elementos. Ela garante as necessidades diárias, crescimento e uma excelente condição geral dos pássaros.

Outras informações podem ser obtidas na Clinica Dr.Zoo&cia que é referência em atendimento e acompanhamento veterinário com especialidade em silvestres e exóticos.

A Dr. Zoo está localizada em Vilas do Atlântico, Lauro de Freitas dispões de servidos, produtos alimentícios próprio para cada uma das espécies de animais.