Foram entregues títulos de sócios honorários da ACI aos ex-presidentes da entidade Carlos Ulisses Dórea e Silvio Roberto Oliveira, bem como de sócios beneméritos a Vily Modesto e a José Itajaí Andrade. Também foram empossados os demais integrantes da diretoria executiva.
Para Eduardo Fontes Neto que anunciou o plano estratégico de ação para o biênio 2010/2011, assumir a presidência da ACI, uma entidade centenária e cuja história se soma à de Itabuna é dar continuidade à luta para o fortalecimento do comércio e da cidade que é um pólo econômico da região Sul da Bahia: "Esse é um órgão importante e que vai exigir a dedicação e a participação de todos nós".
FORTALECIMENTO
Ele destacou ainda o propósito de representar seus associados e o empresariado itabunense, defendendo pelos meios legais e regulares as classes que a ACI representa. Entre as ações que pretende implementar estão o fortalecimento da instituição, o desenvolvimento de estudos sobre temas de interesse do empresariado e uma ação voltada para a política empresarial, não partidária.
Na agenda estão ainda a ampliação da representatividade da ACI nos órgãos colegiados de interesse do empresariado e a ampliação do seu quadro social..
O novo presidente da ACI anunciou que pretende realizar estudos para analisar a situação financeira, legal e dos associados da instituição além da implantação de um novo modelo de gestão estratégica e desenvolvimento de programas de capacitação em parceria com o Sebrae e a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil:
"O nosso objetivo é sermos reconhecidos pela comunidade empresarial como a entidade de maior representação e atuação junto ao desenvolvimento regional, incentivando a livre iniciativa e promovendo o associativismo através da prestação continuada de serviços".
Balanço
Ao deixar o cargo o ex-presidente Ubirajara Coelho, que assumiu a presidência da Assembléia Geral da ACI, fez uma avaliação da sua gestão lembrando que a eleição de Eduardo Fontes Neto marca uma renovação na gestão da instituição: "Ele é um empresário engajado ao associativismo e também contribuiu com a Associação Comercial e Empresarial de Itabuna através de uma participação intensa".
Considerou ainda, que os dois anos da sua última gestão -exerceu a presidência por três mandatos alternados- no comando da ACI foi marcado por trabalho e parcerias com a CDL, Apemi e Sindicom em projetos como o da implantação da Central de Videomonitoramento, que se tornou uma realidade e está em expansão devendo no futuro próximo chegar aos bairros.