Colunistas / A Boa Mesa
Dom Franquito

LE BIMBO MONTEMARTRE, PARIS, BOM PARA UM HAPPY-HOUR, DIZ DOM FRANQUITO

Bistrô nas proximidades da Basílica Sacre Coeur no coração da muvuca
29/07/2022 às 11:11
   A Basílica Sacre Coeur (Sagrado Coração) em Montmartre, Paris, é um dos pontos turísticos mais visitados da ville, quer por ser um templo belíssimo localizado num monte donde se tem uma vista fantástica de parte da cidade; quer por sua posição estratégica entre as estações de metrô Abbesses e Pigalle com seus bares, restaurantes, bistrôs, cabarés, sex-shops, feira livre aos sábados, lojas de toda natureza, sorveterias, músicos de ruas, enfim, toda uma animação nos arredores onde se une o útil ao agradável.

  

    Quem vai a Sacre Coeur após a visita ao templo religioso - entrada gratuita - acaba desfrutando de um desses locais tomando uma gelada, almoçando n'algum bistrô, comprando algum brinquedinho num sex-shop, posando no muro do amor ou em frente ao Moulin Rouge, adquirindo um panô do Senegal ou um blusão jeans na feira livre, enfim, se divertindo.



  E, diria, naqueles horários de pique, a basílica fecha às 18h, entre 13hrs e 14hrs disputa-se um lugar ao sol tantas são as pessoas ávidas por um drink e um petisco.

  

   Assim aconteceu conosco, yo, la madame Bião de Jesus, doutor Moncada e la madame Giovanini, para conseguirmos uma mesa no Le Bimbo, inicio de julho último, cuja propaganda diz que "de frente para o sol, sob o olhar benevolente do Sacré Coeur e no coração de Montmartre, o Le Bimbo recebe você em um ambiente aconchegante, jovem e sempre sorridente".



   Não há uma tradução específica para Bimbo em português podendo ser um macaco ou um provinciano, rústico, ingénuo; indivíduo parvo, tolo e em gíria militar «recruta que vem do interior do país» (cf. Dicionário Houaiss). 



   Nos EUA trata-se de gíria para uma mulher convencionalmente atraente, sexualizada, ingênua e sem inteligência. O termo foi originalmente usado nos Estados Unidos desde 1919 para um homem não inteligente ou brutal. Há empresas famosas no México e no Brasil com esse nome fantasia ligada a petiscos.



  No Le Bimbo de Montmartre vê-se a imagem de um macaco azul logo na entrada do salão principal. Mas, o bom do Le Bimbo é a área externa - duas delas, uma em frente a Rue des Trois Frères - e a fachada para uma pracinha conexão entre as rues Tardieu e Chappe. 

  

  O bistrô anda sempre lotado e durante as prévias do jogo pela Liga da UEFA, entre Liverpool x Real Madrid esteve 'red' com os torcedores ingleses fazendo a festa e a bagunça. 



  Os caras arrepiam, bebem galões de chope, cantam, berram. agitam bandeiras e a coisa só não foi mais agressiva porque o Real venceu o Liverpool e calou os gajos 'hooligans'. 

  

  No dia em que estivemos no Le Bimbo esse agito já tinha passado mas só conseguimos uma mesinha na lateral, felizmente com cobertura porque o sol estava quente demais e havíamos percorrido a área da Sacre Coeur dai que o melhor seria uma cerveja large, pero, a madame Bião solicitou um aperol spritz (viciou-se nesse drink italiano), la madame Giovanini uma tacinha de vinho branco e doutor Moncada um mojito. Só yo na gelada o que me fez bem.

 

   Para complementar nosso happy-hour uma tábua de queijos, salada e pães. Tarde agradável com música ao vivo dos instrumentistas de rua, um vai e vem intenso de turistas e o Le Bimbo com um serviço de qualidade, garçom espirituoso e um público alegre e encantador.

-----------------------------------------------------

Le Bimbo bistrô

8 Rue des Trois Frères, Montmartre, Paris

Abre todos os dias até 2h

Mojito 10 euros

Aerol Spritz 11 euros

Vino blanches 6 euros taça

Beer large 9 euros

TYábua queijos 15 euros

Classificação 3 DONS