Colunistas / A Boa Mesa
Dom Franquito

DOM FRANQUITO NO PICCHETTO COM INVEJA DO PACCHERI DA MADAME BIÃO

Um local com comidinhas italianas da melhor qualidade
19/05/2022 às 09:18
        O bistrô é uma instituição francesa. Já falamos dele aqui neste espaço sobre a "A Boa Mesa" e são milhares deles em Paris. Mas, ao contrário do que se possa pensar, nem todos são de comidas francesas. Originalmente, sim. 

   Quando os bistrôs - pequenos restaurantes, a maioria familiares - começaram a aparecer na capital da França, mais do que em outras cidades, isso no início século XIX em função do fim da monarquia e do desemprego em massa dos chefs de cozinhas e auxiliares nos palácios reais e ducados, eles eram eminentemente de comidas francesas. E permaneceu durante séculos assim.

   Com a globalização a partir anos anos 1970, a aldeia se tornando global não somente na comunicação com Herbert Marshall McLuhan, mas, em vários campos do conhecimento, a gastronomia também passou a ser múlpila. E, na atualidade, em Paris, por exemplo, existe uma quantidade enorme de restaurantes italianos, coreanos, asiáticos de uma forma geral - tibetanos, vietinamitas, paquistaneses, etc - e indianos, pouquíssimos brasileiros, alguns argentinos e peruanos e, é claro, eles aderiram ao modelo bistrô.

  Isso significa dizer que você pode estar num 'bistrot parisien', porém, num italiano, como yo e a madame Bião de Jesus estivemos no Picchetto, da Av La Motte-Piquet um lugar acolhedor, agradável, com dois ambientes próximo a Torre Eiffel em direção a Av Vaugiraud ou ao 15º distrito, isto é, após o Campo de Marte, na margem esquerda do Sena, a app 1 km de distância, linha 8 do metropolitano.

  Alguns clientes reclamam que nesta casa o atendimento não é dos melhores, mas, nós fomos muito bem atendidos por uma jovem garçonete e pedimos algo distante das pizzas, me pareceu o forte da casa, um linguine dello picchetto - pâtes a la sauce tomate, tomates confites, champignons, roquette e stracciatela; e a madame um paccheri, creme de melanzane - patês, caviar d'aubergine, stracciatela, roquette e tomates confites, duas excelentes pedidas.

  Sim, para abrir o apetite, que já era intenso, escolhemos o St-Germain Spritz - liqueur de fleurs de Sereau, prosecco, eau pétillante - e um Lemoncello Spritz - limoncello bio, prosecco, belvoir cordial, miel, citron, gingembre e eau pétillante. Admiráveis. La madame disse: - Vou beber bem devagar para sentir todo o aroma. do Spritz. Sem dúvida.

  O Picchetto fica numa rua onde há muitos outros bistrôs - o Le Zinc, o Siempre, el Café Primerose, o Le Bouquet de Grenelle, o Le Pierrot - portanto com várias opções para quem aprecia a boa mesa. Mas, fomos atraidos pelo Picchetto. Creio que estávamos com vontade de saborear uma massa e yo que já havia tomado um drink no Sapori de Parma, nas redondezas, gostei bastante da comida do Picchetto - no ponto, bem temprada, deliciosa. A madame Bião comentou que o paccheri que lhe foi servido estava especial.

  Portanto, yo recomendo esse bistrô com comida italiana, em Paris.

--------------------------------------------

Restaurante Bistrot Parisien Picchetto

50 Av. de la Motte-Picquet, 75015 Paris

Linguine 17 euros

Paccheri 18 euros

Cocktails 10 euros

Abre às 12 h todos dias 

Fone 01 71 75 94 05

Refeição no local/ não faz entrega

Classificação 3 DONS