Colunistas / A Boa Mesa
Dom Franquito

DOM FRANQUITO DISSE AMÉM AS ALCACHOFAS COM JAMON IBÉRICO DO INFANTA

Restaurante dos mais bonitos da cidade de Valencia em decoração clássica primorosa
01/01/2020 às 17:30
   Infanta é a filha do rei que não é herdeira do trono. Na Espanha, hay una bien conhecida de nombre Margarita irmã do rei emérito Juan Carlos que abdicou o torno em favor do filho Felipe VI. 

   A irmã do rei atual chama-se infanta Cristina de Bourbon que foi absolvida pela Justiça do caso conhecido como Nóos e condenou Iñaki Urdangarin, cunhado do monarca.

   Leonor, Princesa das Astúrias (em castelhano: Leonor de Todos los Santos de Borbón y Ortiz), 2005, é a filha mais velha do rei Filipe VI e da rainha Letícia da Espanha. Atualmente, é a primeira na linha de sucessão ao trono espanhol.
 
   Herdeira da Coroa desde a proclamação de seu pai como rei, no dia 19 de junho de 2014, Leonor recebeu assim o título de princesa das Astúrias, junto com os títulos de princesa de Girona e princesa de Viana; correspondentes aos herdeiros dos reinos de Castela, Aragão e Navarra, cuja união formou no século XVI a monarquia espanhola. Ostenta, assim sendo, os títulos de duquesa de Montblanc, condessa de Cervera e senhora de Balaguer.

   E a infanta sua irmã chama-se Sofia de Bourbon.

   Coloquei esses adendos arriba apenas para vocês compreenderem o significado da palavra infanta. 

   Na praça del Tossal, casco antigo da cidade, onde ainda se vê restos da muralha árabe que rodeava grande parte do bairro El Carmen, está o Café Infanta Valencia, desde 1992, com três ambientes e capacidade para 100 clientes. 

   São dois salões interiores bem decorados no estilo clássico com quadros de artistas de cinema, megafones, objetos de arte, candelabros, e uma área externa tipo terraza.

   O ambiente é desse que chamamos de acolhedor donde o cliente se sente tão integrado e cercado de peças antigas que se fica horas a contemplar o local e, óbvio, petiscar e degustar un Marques de Concordia vino tinto reserva Rioja original de Espanha. 

   Mi sogra, no entanto, seduzida pelo Bombay Saphire, o gim da moda, preferiu essa copa e meu filho el Dios del Amor, o Agapito, o mojito. Yo, la señora Bião e mi nora Vitoria optamos pelo marques ainda que não sejemos nobres nem integrar a casa Bourbon nem outra qualquer.

   E para petiscar escolhemos anchovas. Que agradable. Como descem suaves com goles no marques. Ficamos horas a conversar e curtir o ambiente do Infanta, o vai e vem dos garçons e os clientes num intenso movimento tipico da Plaza Tossal donde há vários outros restaurantes, cafés e bodegillas.

   La señora Bião de Jesus sofisticada como és, belissima num negro de tirar o chapéu da nobreza e fazer uma reverencia plumar, solicitou un plato de alcachofas com jamon ibérico; Agapito, entrecot, su predileto, sempre; Vitória, un pepito ternera; dona Antonia, lomo de bacalhau; e yo me contentei com patatas bravas, pués no estaba bien de comer algo más fuerte.

   O Café Infanta por sua tradição, pelo aconchego, pelo atendimento das meninras garçonetes, pela delicia das comidas servidas com um empratamento gracioso, textura dos produtos no ponto, é desses locais que se volta sempre.

   Que nos aguarde noutra viagem.
---------------------------------------------------------------- 
Café Infanta Valencia
Plaza del Tossal, 3
Valencia - Espanha
Tel. 963921623
Pepito Ternera 8.25 euros
Entrecot 18.50 euros
Anchovas 10.50 euros
Bacalao 12.95 euros
Marques Concórdia 13.50 euros
Bombai 9.25 euros
Água basca Vichy 2.25 euros
Patatas bravas 6.50 euros
10% IVA icluso
Todos os dias até 2h
Aceita todos os cartões
Classificação 4 DONS