Colunistas / A Boa Mesa
Dom Franquito

DOM FRANQUITO saboreia el vino e a gastronomia vasca no Orio Valencia

Uma comidad de excelente qualidade com produtos oriundos das regiões de Navarra e Santander
26/04/2019 às 12:04
   A comida do país Basco, Norte da Espanha - região compreendendo Santander, Pamplona, Bilbao, Vitória e mais 14 comunidades - ainda integrada  ao reino espanhol é de ótima qualidade. É também conhecida como Gastronomia Vasca região que possuiu a melhor água mineral do mundo, a Vichy.

   E nosotros, em Valencia, fomos conhecer o Orio um restaurante especializado em gastronomia vasca situado no centro antigo da cidade e que leva o nome de uma das comunidades na provincia de Guipúscoa. 

   O Orio é de padrão acima da média, com decoração dark, mesas imponentes altas e aquelas cadeiras também com espaldar altas que só abrigam a metade das costas. Eu mesmo naõ gosto delas porque maltrata minha coluna, mas, para ficar duas a três horas saboreando pintxos de ótima qualidade e o vino Castilo de Monjardi não há problemas.

   Vino de Navarra da Bodega Castilo de Monjardi produzidos com uvas cultivadas aos pés dos Pirineus. Nada mal. Um sabor excelente, fuerte.

   E de principal o que pedimos nosotros!. Yo, la señora Bião de Jesus, mi filha Nara, mi nora Vitória e mi filho Tasso Filho después de los pintxos, solicitamos a Nicolas, em garçom, costilas de cerdo, bacalhau al pil-pil e entrecort. Comida de ótima qualidade com platos mui belos e saborosos.

   Los pintxos servidos na casa, no palitó, são de duas espécies: os frios e os quentes a base de pescados, camarões, jamons, mexilhões, pans, quesos variados e outros. Os servidos quentes os garçons põem no micro-ondas e leva-os na sua mesa.

   E, em nossa mesa estávamos todos chiques, de sobretudo e casacos de frio, pués la temperatura em Valencia gira em torno de 13 / 14 grados en la noche.

   Deixamos o Orio com saudade. A gastronomia vasca é refinada e os produtos servidos são todos oriundos do país basco, de primeirissima qualidade.

   Os serviços prestados pelo garçom Martin Nicolas também foi excelente.
----------------------------------------------------------------------------- 
Orio, gastronomia vasca
Valencia c/ Mariano Benlliure, 8
Fone 96351 1991
Aconselha-se fazer reserva nos finais de semana
Pan 2,20 euros
Castilo de Monjardi 16 euros
Agua de Vicky 2.8 euros garrafinha
Costilla de cerdo 11 euros
Entrecort 21 euros
Bacalao al pil pil 18 euros
Pintxo cada um 2 euros
Café curto 1.5 euro
Coca Cola 2.8 euros
IVA 10%
Classificação 4 DONS