Colunistas / A Boa Mesa
Dom Franquito

No SR RAFFUL, DOM FRANQUITO prova o pernil cordeiro ao molho de ervas

Mr Rafful ou Sr Rafful é o novo restaurante de Vilas do Atlântico, em Lauro de Freitas
21/05/2016 às 10:22
O circuito gourmet da Avenida Praia de Itapuã, em Vilas do Atlântico, Lauro de Freitas, ganhou um novo restaurante no último dia 5 com a assinatura de Antonio Rafful e do chef Marcos.

    Trata-se do Bar e Restaurante Sr. Rafful situado no número 18 - logo depois do Donana - com dois ambientes, um para o bar mais descontraido com mesinhas de madeira na entrada da casa; e o outro mais intimista, climatizado, onde fica o salão do restaurante propriamente dito, com discreta decoração e motivos asiáticos.

   A casa é novíssima com cheiro ainda da inauguração  e abre todos os dias exceto às segundas-feiras, sendo que nas sextas às noites, o bar é animado com um cantor - voz e violão - e aos sábados - pela tarde, um grupo de chorinho; e à noite, voz e violão.

   Pergunto a Antonio Rafful se não teme a crise e tantos concorrentes em Vilas e ele diz-me que está no ramo há muitos anos, é propriewtário do Kibe do Rafful na Estrada do Coco, tem boa comida, uma carta de vinhos básica de qualidade e a certeza de que seu investimento vingará.

   - Venha ver a nossa cozinha, convida-me, e aponta: - Tudo da melhor qualidade para atender a nossa clientela.

   O chef Marcos tem longa experiência. Vem do All Saints e passou por outros locais até que decidiu se juntar com Rafful neste projeto de Vilas.

   - Vamos ainda dar uma melhorada no cardápio, por alguns pratos árabes, mas já temos do bom e do melhor, dos cordeiros com ervas aos kibes e as moquecas de camarões.

   Atende-me numa das mesas o jovem Rodrigo, pareceu-me ainda em treinamento dado o uso dos talheres  conjugados para servir-me, mas, bastante atencioso.

   Optei por saborear um prato bem tipico da casa, o Cordeiro ao Sr Rafful - pernil de cordeiro grelhado ao molho de ervas finas, acompanhado de arroz com castanha, purê de batata, brócolis ao alho - e pedi ao ponto.

   Marcos, depois de servido o cordeiro, avisou-me que o purê era de queijo parmesão e o Sr Rafful despediu-se de mim dizendo que ia vistar a mãe, em Salvador, pois estava a completar 105 anos de idade.

    Rafful disse-me seu nome Antonio na língua árabe mas não gravei, pois, estranhei um árabe com o nome do santo de Lisboa e Pádua. 

   -Existem muitos Antonios no mundo árabe e nós estamos na Bahia há muitos anos, daí que sou mais baiano do que árabe.

   A mesa o cordeiro pareceu-me um belo Antonio. Prato bem montado, elegante, farto, de dar brilho aos olhos. No paladar, excelente. "O chef caprichou' - disse a Rodrigo - o qual apreciava minhas garfadas querendo saber se esta bom de gosto.

   - Diria que há um pouco mais de sal mas não saberia dizer se na carne ou nas ervas finais.

   Em instantes, Marcos aquietou-me dizendo que as meninas que o ajudam na cozinha ainda estão em refinamento.

   É isso, o Rafful é uma casa nova, com gente nova e alguns experientes, ávidos por atender bem aos clientes e apostando no Brasil fora da crise.

   Vale. Se você não quiser jantar ou almoçar pode saborear os quibes, as esphias e uma gelada. A casa serve das melhores marcas.
------------------------------------------------------------------------------- 
Bar e Restaurante Sr Rafful
Av Praia de Itapuã, 18
(Rua principal do comércio)
Vilas do Atlântico - Lauro de Freitas, Bahia
e-mail srrafful@gmail.com
Cordeiro ao Sr Rafful R$55,00
Média de preço de prato para duas pessoas R$90,00
Carta de vinhos básica
Dois ambiente separados
Abre todos os dias a partir das 11h30min
Estacionamento em frente ao restaurante e na rua
(Vagas limitadas)
Aceita todos os cartões
Classificação 3 DONS