Colunistas / A Boa Mesa
Dom Franquito

DOM FRANQUITO encara um joelho de porco assado com cerveja preta na HB

Um local para se divertir com música típica da Alemanha e rock e uma boa comida
07/11/2015 às 13:37
  Nesta minha última viagem a Alemanha pelo menos 'matei' a vontade de ir a uma das inúmeras cervejarias de Munique durante a Oktoberfest. 

   Só que, nesse momento carnavalesco que representa a Oktober, as cervejarias estão superlotadas de 'foliões' e fica até dificil conseguir um lugar numa das mesas se não fizer reserva ou estiver com um grupo.

   Dá pra curtir, em termos, sem saborear a 'strong' gastronomia bávara, uma vez que, em festa com muita gente, ambiente carnavalesco agitado, a comida é feita em grande quantidade e sem aquele esmero de um restaurante à la carte.

   De Munique yo e a madame Bião de Jesus partimos para o interior deste país visitamos várias cidades medievais até que numa jornada entre Erfurt e Berlim, chegamos a capital num entardecer de domingo. 

   Berlim estava fria, silenciosa, com as luzes da torre de TV já acesas. Quando chegamos a Alexanderplatz, onde ficava nosso hotel, a guia espanhola Carolina nos disse que, aqueles que não estivessem cansados e quizessem curtir a noite, havia uma cervejaria HB próxima donde estávamos e que servia umas salcichas brancas deliciosas e um assado de porco de tirar o chapéu.

   A madame Bião cutucou-me discretamente e soletrou no meu ouvido: - É pra lá que nos iremos.

   Ponderei: - Mas hoje é domingo, viajamos muito, precisamos descansar e atualizar as coisas, ver o Fantástico.

   - Primeiro que não estou cansada e depois não levo trabalho para casa - arrebitou o nariz dizendo que a Globo Internacional só pega em Montevideu.

   Então, depois de uma ducha e desafivelar as malas, lá fomos nós para a Cervejaria e Restaurante Hofbräuhaus Munchen (HB) a um passo do hotel, na Karl-Liebknecht-Strasse.

   Além de nos divertirmos a valer, yo e la señora Bião de Jesus, encontramos um 'monte' de brasis que havia participado da maratona de Berlim.

   Brasileiros nós conhecemos de longe ainda mais que alguns deles usavam camisas do São Paulo.

   A HB é uma cerveja famosa mundialmente. Uma das melhores de Munique, a capital da beer, e tem um sabor muito especial, em especial, a de trigo. 

   A Hofbräuhaus de Berlim tem salão imenso, no mesmo estilo da cervejaria de Munique, e um palco onde uma banda toca músicas da Alemanha e rock.

   Quando chegamos fomos saudados por uma canção da banda irlandesa U2 e logo depois com o hit de Michel Teló "Ai se eu de pego".

   Na HB servem-se copos de 500 ml ou de 1 litro (Mass) com aquelas garçonetes carregando entre 3 a 5 copos de cerveja em cada mão, usando trajes típicos (Dirndl).

   Quem nos atendeu foi a gaçonete Aming e a la Bião pediu logo uma 'mass', enquanto optei por uma half.

   Depois de um brinde com os brasis maratonistas fomos a pista de dança para mostrarmos as nossas qualidades. Só recebi elogios da madame dada a minha performance, no rock e nas baladas da Baviera.

   Depois da dança, cardápio em mãos, poderiamos escolher entre um assado de porco ou um dos diversos tipos de salsichas, como por exemplo a salsicha branca servida com mostarda que é típica da Baviera.
 
   La señora Bião disse que gostaria de experimentar o 'jerrete', prato bem típico alemão del campo.

   Ponderei que poderia ser indigesto aquela altura da noite, pois, já passava das 22h.

   - Preciso 'matar' meu desejo e a casa só fechará a meia noite.

   Perguntei a Aming no meu inglês do 'cais dourado da velha Bahia' se o Crispy pork estava bom.

   - Uma delícia e serve para vocês dois. É um dos pratos mais pedidos da casa - respondeu.

    Em sendo assim, solicitamos um Crispy pork Knuckle with potatoes dumpling dark beer gravy e coleshaw, o tradicionalissimo joelho de porco com batatas assado à base da cerveja preta.

    Explicar como se faz um prato dessa natureza só para os alemães. Agora, para você saber se o joelho do porquinho está bem tostado é só enfiar uma faca no tal e constatar.

   Depois, aquela camada crocante tipo torresmo se come adicionando a HB aos goles, com vagar, para sentir o sabor da comida bávara do campo, bem tradicional.

   - Que tal o porquinho - pilheriei com a madame.

   - Realmente, um prato para hunos em campanha guerreira - comentou sem descudir dos cortes que fazia com uma faca afiadissima.

   A meia noite, como era domingo, a banda parou de tocar e nós haviamos dado conta do recado com as 'mass' e o joelho do porquinho. Diria, do porcão.

   Pagamos a conta a graciosa e gentil Aming e la Bião ainda tirou uma 'picture' de recuerdos.

   A noite de domingo, em Berlim, tem festa e boa comida na HB.
------------------------------------------------------------------------ 
Cervejaria e Restaurante Hofbräuhaus Munchen (HB)
Karl-Liebknecht-Straße 30, 10178 Berlim, Alemanha
Telefone:+49 30 679665520
Todos os dias de 10h às 02h
Nos domingos fecha meia noite
Joelho de Porco 15.90 euros
Cerveja em litro 9 euros
Cerveja 500 ml 4.5 euros
Aceita Visa internacional
Gorjeta por conta dos clientes
MwST (imposto ) 19% sobre a conta
Próximo a Alexanderplatz
​Classificação 3 DONS