sexta-feira, 22 de outubro de 2021
Colunistas / A Boa Mesa
Dom Franquito

DOM FRANQUITO abraça o México e diz olé a uma arranchera marinada

A Praça Garibaldi é o lugar mais movimentado da noite na cidade do México
19/04/2014 às 21:37

 O México é uma festa de colores, muita alegria, comida apimentadíssima e uma noite que não tem fim ainda mais quando se vai a Praça Garibaldi, habitada pelos Mariches, os tradicionais cantantes da cidade durante toda tarde e noite, nos 365 dias do ano.


   Em rápidas vacaciones, yo e la señora Bião de Jesus, participamos dessa experiência solicitando que Mariches interpretassem Cielito Lindo a canção mais popular do México, ainda hoy, e después fomos ao Restaurante Guadalajara de Noche, um típico mexicano que oferece além de uma variedade enorme de tequilas, show com personagens do folclore local e uma boa comida.

   Ficamos tão entertidos com o show e a marguerita, um coquetel que leva três colheres de sopa de tequila, suco de limão de uma colher de sopa de contreau que, quando menos esperávamos, o garçom que, salvo engano se chamava Ramon, é provável que tenha trocado el nombre diante das margueritas, nos servimos de um tradicional prato da cultura gastronômica local, arranchera marinada en cerveza.

    Arranchera é um corte de res especial à moda mexicana e que vem acompanhada de guacamole, championes asados, cebola filiteada com rajas de cuaresmoro, queso asado e tortillas de comel.

   Bien, ouvindo um excelente mariches e uma bela cantante, temperando em la boa arranchera com a tequila à moda marguerita e más doses calibradas de Índio, uma cerveza oscura del México, avançamos en la noche e saimos biens.

   Só não bailamos no tablado porque havia colombianos e panamenhos melhores de sapateado do que nós e preferimos ficar em nosso canto saboreando la noche del Guadalajara com tudo o que tínhamos direito.

   Ainda ensaei uns passos de música caribenha e del México uma vez que, por acá, salvo Roberto Carlos que o cantante brasileño  más conhecido de acá, nenhum outro cantor faz o menor sucesso ou sequer és tocado. Imaginem isso num típico restaurante mexiano, nem pensar.

  Ainda se ouve e solamente as canções locais e do caribe com aqueles cantantes dramatizando as cenas, como se fossem senhores eternamente apaixonados. 
O drama faz parte da vida musical do México e as interpretações exigem até um esforço quase sobrenatural dos artistas.

   Quem for ao México, e aqui há uma quantidade enorme de brasileiros em todos os locais onde se vai, um dos melhores programas é passar na Praça Garibaldi, curtir os Mariaches, e después La Noche no Guadalajara.

   Yo e la señora Bião fizemos olé.

--------------------------------------------- 
Restaurante Guadalajara de Noche
Rua República de Honduras, 9
Praça Garibaldi, Cidade do México
01.55.55266341
Ingresso para show R$70,00 por pessoa
Arranchera Marinada para duas pessoas R$60,00
Pagamento em efetivo