ter�a-feira, 19 de outubro de 2021
Colunistas / A Boa Mesa
Dom Franquito

Linguine Pesto e Gamberi do La Lupa é a boa dica de Dom Franquito

- Que maravilha, apontou a señora Bião adicionando que melhor seria se estivessemos também a bebericar um Pinot Grígio Toressella branco de Itália
12/04/2014 às 11:55
 E lembrar que a última vez que estive no La Lupa original, na Rua das Laranjeiras, no Pelourinho, foi em 2006, e depois voltei ao La Lupa na Ladeira da Barra, em 2008, para comemorar a nossa boda de algodão, 15 anos de matrimônio, yo e la señora Bião de Jesus, na época usando, toda charmosa, um modelito a la Lisa Minelli. 

  Pois dito assim tão simples, com o passar dos anos, já comemoramos nossa boda de porcelana, 20 years de casados, e la señora Bião sempre atual e em modelito ahora com decote mais chegado a Giovana Antonelli, voltamos ao La Lupa em terceiro estágio, pois, depois da Laranjeiras e da Ladeira da Barra, o restaurante se encontra, na atualidade, na praça de alimentação do Salvador Shopping.

   Há quem tenha preconceito sobre sitios comedores em shoppings, leitores e leitores puristas e que só vão a restaurantes de alamedas, que servem à la carte, e não apreciam os racionais e os naturebas a quilo de centeres, como se o prazer de comer fosse só a luz de velas. 

   Óbvio que não. Uma comidinha rápida também pode ser prazerosa, a depender da companhia e do local a ser escolhido e frequentado.

   De minha parte, como não largo a cola da señora Bião de Jesus de jeito algum, só quando Jo me chamar a sua morada infinita, já  éramos fregueses do Spaghetti del Pescatore do fratelo Alexandre Narduce, o calabrês que continua à frente da loba (la Lupa significa Loba, a mãe da cidade de Roma, protetora), com o mesmo tique nervoso que o acompanha há anos, desta feita fomos conhecer o new La Lupa, mais compacto, mais funcional, no Salvador Shopping, e nos deliciamos com um Linguine Pesto e Gamberi, linguine ao molho pesto, camarão e tomates grape, com aquele tempero que só Narduce sabe fazer.

   - Que maravilha, apontou a señora Bião adicionando que melhor seria se estivessemos também a bebericar um Pinot Grígio Toressella branco de Itália, pero, como estava envolvida com nosso imposto de renda, preferiu pedir um suco.

    Yo, como nada tinha más a hacer, salvo bater pernas no shopping, convoquei o garçom e pedi um choppinho da Heinekeen, meu predileto. Bem tirado, óbvio. Sempre diga isso ao garçom senão vem aquele choppe transbordando pela borda, sem espuma, e aí perde o gosto e o charme.

   De quebra, ainda encontrei com los hermanos Leur e Lomantinho, filhos do velho Lomanto, governador da Bahia na década de 1960, ainda vivo, personagem histórico do municipalismo baiano originário na cidade do Sol, Jequié, os quais me arreliaram que yo estaria sendo conservado en álcool.

   - Mas como! Estoy completando 50 years, aduzi. 

   - Deve ser 50 anos de crônicas e jornalismo, rebateu Leur apresendo-me sua filhota.

   Sorrimos.

    Acomodei-me com a senõra Bião, toda formosa, mais bela do que a Giovana Antonelli, a Globo ainda vai descobrir seu talento e sua beleza, e abençoamos o linguine de Alexandre.

    Ei-lo à nosa vista saindo da cozinha. Quem? O linguine ou o calabrês? 
Nosso prato serviu à vontade, camarões deliciosos, bem temperados, textura no ponto, o molho pesto apenas precisando um pouco mais de sal, o que fica a gosto de cada cliente, e o linguine com aqueles tomatinhos que dá um gosto todo especial quando levado ao céu da boca.

   De fato, concordei com a señora Bião, "faltou um Pinot Grigio". Mas, a vida como ela é, cada dia sua agonia, e uma quarta de trabalho, o leão da Receita batendo na porta, nos satisfemos com o posto a mesa.

   Frequentador antigo do La Lupa recomendo de olhos fechados. 

------------------------------------------------------

La Lupa Restaurante
Praça de Alimentação do Salvador Shopping
Linguine para duas pessoas R$72,00
Choppinho da Heinekeen R$7,90
Aceita todos os cartões
Estacionamento do shopping é gratuito
Tem carta de vinho básica, de qualidade