ter�a-feira, 07 de dezembro de 2021
Colunistas / A Boa Mesa
Dom Franquito

DOM FRANQUITO em Aracaju bate o ponto no "O Miguel" e sua carne de sol

Uma carne de sol muito saborosa com pirão de leite e azeite
14/02/2014 às 17:43
 É chavão se dizer que, quem vai a Roma e não vê o papa, perde a viagem. Nem tanto porque Roma, além da Praça de São Pedro e do papa, tem muitas outras atrações. Afinal, se trata da Cidade Eterna, uma espécia de mãe das cidades e das civilizações ocidentais. 

   Yo mismo já fui a Roma e ví os papas Paulo VI e João Paulo II. Ainda não tive a oportunidade de conhecer el pope Francisco devido a minha baixa densidade financeira no momento.

   Daí que, aproveitando a deixa do papa, estoy em Aracaju, a noviça cidade do Nordeste, e quem vem a esta city e não experimenta a carne de sol com pirão de leite de "O Miguel", antigo "Miguel da Carne de Sol", único restaurante sergipano premiado no Guia 4 Rodas, desde 1989, é como perder a viagem. 

   Também diria que, nem tanto, porque Aracaju tem outras atrações e na belíssima e bem cuidada orla de Atalaia existem outros bons restaurantes.

   Mas, "O Miguel" é especial. Primeiro pela tradição. A casa é de 1980 fundada por Miguel Gonçalves Neto, um garçom que atuava desde 1965 no Iate Clube de Aracaju, o qual resolveu implantar seu próprio negócio na Atalaia Velha, onde se encontra até hoje. 

   "Aqui mora minha família" é o letreiro de boas vindas que Miguel dá aos seus clientes mostrando que a casa é acolhedora, familiar, como se a pessoa estivesse almoçando e jantando em sua própria casa, os garçons são antigos, o atendimento é primoroso, e é dificil se dizer quem não sai satisfeito.

   "O Miguel" para a época em que foi fundado está chic, com todo ambiente no ar condicionado, tudo cheirando a novo, uma gentileza no atendimento de fazer inveja, e como diz o slogan da casa, toda a familia presente, desde Miguel, o dono e anfritião, a sua esposa Marizete, que comanda a cozinha, seu filho Newton, e outros parentes.

   Quem nos atendeu, yo e señora Bião de Jesus, a qual tem raizes nas arabias e nas terras segipanas de Estância, foi o simápico garçom Denil, o qual nos brindou com duas empadas de camarão de derreter na boca e, obviamente, uma Bohemia tinindo de gelada.

   "O Miguel", hoje, tem uma variedade enorme de comidas, peixes, filés, camarões, e uma boa e básica carta de vinhos, porém, voltando a brincadeira com o papa, ir no "O Miguel" tem que comer o filé de carne de sol com pirão de leite, azeite, arroz, farofa e salada. 

   Dizer que uma carne de sol é divina passa da conta, mas, que é deliciosa isso é. A receita é colocar um pedaço da carne de sol no prato e cobri-la com pirão de leite, um pouquito de piemta, azeite, e zás, correr para o abraço. Isso com uma gelada é demais.

   A señora Bião de Jesus, pra complementar, ainda pediu uma porção de batatas fritas, e aí foi que a coisa ficou ainda melhor. Cada qual faz seu prato à gosto.

   De minha parte, yo que já conhecia "O Miguel" de tempos idos, da época em que Cleomar Brandi e Fernando Lapa eram os reis de Aju, me fartei e mais não comi porque seria pecado ir além dos limites da gula.
Pra completar, Denil me levou a uma vitrine com uma infinidade de posteres, desde o doce de leite em caldas ao pudim, torta alemã e doce de caju, que ainda tive espaço para acalente um pudim em caldas.

   Quem for a Aracaju, independente dos restaurantes do centro da cidade e de Atalaia, passe no "O Miguel" pois é assinatura de ponto obrigatória.

-------------------------------------- 
Restaurante "O Miguel"
Av. Antonia Alves, 340 
Atalaia Velha - Aracaju - SE
Fones 79 3243-1444  3243-4142
Tem estacionamento para veiculos gratuito
Carne de Sol com pirão de Leite R$59,00 (para duas pessoas)
Pudim de leite R$9,00
Aceita todos os cartões
Ar condicionado em todo ambiente