Colunistas / A Boa Mesa
Dom Franquito

DOM FRANQUITO SE LAMBUZA NO CORDERO PATAGONICO SEM IR A TERRA DO FOGO

Restaurante Patagonia Asados Del Sur, Cartagena de Índias, Colombia
31/08/2012 às 08:05
Foto: BJÁ
Cordero à moda da Terra do Fogo assado na brasa com ervas e pimientos
   Certamente meu nobre leitor e minha queridissima leitora já devem ter ouvido falar na Patagônia, uma região andina que abrange Argentina e Chile e integra a seção mais ao sul da Cordilheira dos Andes, rumo a sudoeste até o Pacífico, e, a leste, até os vales em torno do Rio Colorado até Carmen de Patagones, no Atlântico.
   O nome 'Patagônia' vem da palavra patagón usado pelo navegador Fernão de Magalhães, em 1520, para descrever o povo nativo que sua expedição acreditou serem gigantes (nativos tehuelches), com pés grandes, maiores do que os espanhóis.

   A parte argentina da Patagônia inclui as províncias de Neuquém, Rio Negro, Chubut e Santa Cruz
, bem como a parte leste da Terra do Fogo.

    É nessa região que se encontra Bariloche, tão conhecida dos brasileiros, e onde se come trutas, salmão e o caranguejo gigante de Ushuhaia, originário da Terra do Fogo. Mas, engana-se quem pensa que nesta região só se delicia frutos do mar. O prato típico  o cordeiro
criado nos pastos locais e assado, inteiro, em espetos.

   Pode ser encontrado em casas e restaurantes de todas as províncias, mas, sobretudo, em Río Negro, onde está a turística Bariloche. 

   Ahora, estando em Cartagena de Índias, na Colombia, eis que, no Barrio San Diego da Ciudad Murada bato de cara com um restaurante argentino chamado Patagonia Asados Del Sur e para mim, que nunca fui a Bariloche e muito menos a Terra do Fogo, ao entrar nessa belissima casa hermana senti pelo cheiro das carnes nas brasas que era meu dia de saborear um Cordero Patagonico, enquanto la señora Bião de Jesus, olho grande, optou por uma Costillita de Cerdo al limon.

   A quantidade e o sabor das carnes servidas no Patagonia Del Sur é de deixar os corderos do Cohin e de João Banha no chulé. E o dito argentino proprietário da casa é quem maneja maestramente a barbacoa móvel com uma variedade de pimientos, molhos que vai borrifando sobre as carnes, que, quando a comida chegou a nossa mesa só pelo cheiro parecia até que já tinhamos comido um boi.

   Foi assim que aconteceu. Atendimento primoroso dos garçons, decoração argentina em todos os detalhes deste país, desde imagens de Maradona à bandeira nacional de Los Hermanos, um primor.

   Então, meu caro, minha princesa, se você estiver em Cartagena e não teve ainda a oportunidade de comer um cordeiro à moda dos pampas barilochense vá ao Patagonia Asados Del Sur que é mais ou menos a mesma coisa. Claro, a diferença está que em Cartagena o clima é tropical e em Rio Negro, a terra é do frio.

   No mais, o sabor da carne uma delícia, en la plancha, para ser saboreado con un vino, conversa longa e sensação de que se está em Bariloche.

-------------------------------------
RESTAURANTE PATAGONIA ASADOS DEL SUR
Calle Del Curato 38-137
Barrio San Diego - Cidade Murada, Cartagena, Colombia
Fone 035 660 2403
Fim de semana é bom fazer reserva
Média de preço do prato R$50,00
Vinhos especialmente da Argentina
Aceita todos os cartões internacionais