Colunistas / A Boa Mesa
Dom Franquito

PARGO A LA COSQUERA NO DONDE SOCORRO DE CARTAGENA, UMA DELICIA

Restaurante Donde Socorro, Cartagena de Índias, Colombia
09/08/2012 às 22:00

Foto: BJÁ
Pargo a la Cosquera com camarões sauce de coco, pimientos e banana
Haciendo unas preliminares para enfrentar o bode de João Banha estoy visitando uns amigos em Cartagena de Índias, Colômbia, a beira mar do Caribe, terra afortunada na boa comida com frutos do mar do Pacifico, aquelas especialidades que o Atlântico não nos permite.

  E, estando em Cartagena, de longe a cidade mais charmosa de Colombia, senão uma das mais belas do Caribe por sua posição geográfica banhada por águas de de uma baía, rios e laguitos, é quase uma obrigação passar uns momentos no Restaurante Donde Socorro, um típico local, sem sofisticação em suas instalações, mas, de uma comida excelente.

  Estava conosco, también, la señora Bião de Jesus, cheia de charme e disfarçando um lábio machucado com um batom na cor vermelha, daí que foi cautelosa na pedida e apontou ao garçom Franklin, que nos servia, um plato de Lagostines Gratinados.

   Bien, yo, que mirava com desejo de parida um peixe da região solfegei nos ouvidos do insigne Franklin, que nos servia com galharia e já havia posto à nossa disposição botellas de Áquila e Club Colombia, as cervezas premiuns locais, un Pargo a La Cosquera com coconut sauce, que venha a ser um ingrediente à base de coro, da melhor qualidade.

   Ficamos então a prosar apreciando as premiuns e ouvindo a história do Donde Socorro fundado em 1984 originalmente com o nome de La Casa de Socorro, e organizado por duas irmãs. Quando uma delas morreu, em 2008, Donde, a sobrevivente, resolveu coloca o nome de Donde Socorro Fevidi no local.

   Fica bem na área central de Cartagena, no bairro Getsemani, e é conhecido de qualquer taxista tão quanto o Porto Moreira, em Salvador. É um local frequentado por artistas, jornalistas e intelectuais colombianos e que já teve a honra de servir ao ex-presidente Álvaro Uribe quando era presidente.

   Quando Franklin colocou meu pargo na mesa vi que estava diante dos deuses e lá me fui com prazer petiscando os camarões, adornando o peixe com o garfo, mordiscando a banana amassada, pondo la sauce de coco e unos pingos de lemon e pimientos, e mesclando-os com arroz de coco.

  Meu nobre leitor foi um momento belissimo. A senhora Bião de Jesus sem dizer palavra exceto que sus lagostines derretiam na boca. 

   Después, ainda andamos pela Calle Larga até a Porta do Relógio, entrada do centro histórico da cidade e ficamos a apreciar la luna e já comentando que o restaurante Donde Socorro tem fama e deita na cama porque é muito bom.

---------------------------------------------------------- 
RESTAURANTE DONDE SOCORRO
Calle Larga, 8B, 34 Bairro Getsemani
Cartagena de Índias, Colombia
Fone 6649062
Recomenda-se fazer reserva (são poucas mesas)
www.dondesocorro.com
Aceita todos cartões internacionais
Média de preço do prato 25 dólares
Cervejas premiuns 5 dólares