quarta-feira, 08 de dezembro de 2021
Colunistas / A Boa Mesa
Dom Franquito

DOM FRANQUITO FOI AO MAR ABERTO DE AREMBEPE PROVAR MANJAR DOS DEUSES

Restaurante Mar Aberto, Largo de São Francisco, Arembepe, Camaçari, Bahia
04/05/2012 às 08:01

Foto: BJÁ
Moqueca de camarão y peixe do Mar Aberto, uma delicia à beira mar
   Quando a comida é boa e a beleza do local de cair queixo nada mais agradável. Não é à toda que o Restaurante Mar Aberto, em Arembepe, coleciona prêmios como the best in Town in the fisg category das revistas especilizadas do Brasil, e mantém a fama como o melhor do Litoral Norte.

   A fama tem sua razão de ser. Estive por lá com minha pequena Bolivia a saborear uma moqueca de camarão com peixe servida pelo camarada Jorge Silva, garçom cheio de picardia e zeloso com os clientes, e comprovei o dito e postado em placas de prêmios, de que vale a pena conferir.

   A casa tem 28 anos de fundada pela dupla João Sá e o belga Tierry e mantém um padrão de qualidade invejável. Além do que, como diz o próprio nome do local, Mar Aberto, o barulho das águas do mar, o cheiro da marezia, a paisagem, o rala e rala dos pescadores, as embarcações na enseada, tudo isso, quase aos seus pés, especialmente quem senta numa das mesas da varanda, ajuda no degustar dos frutos do mar com especial prazer.

   O restaurante fica no Largo do São Francisco, centro de Arembepe, município de Camaçari, e tem um ambiente agradável, com gaivotas de madeira presas no teto que voam, literalmente, à sua vista, e o profissionalismo das turmas da cozinha e do salão é de qualidade. Nem parece alguns sitios baianos.

   Silva, o garçom que nos serve chama-se Jorge. Mas, como tem outro Jorge na casa prefere ser citado como Silva. Trouxe-nos logo aquele balde com as geladas, holandesas.

   Bolivia, de sua parte, saudosa da Bahia, experimentou a casquinha de siri como entrada. - Hum! disse sem deixar nada na cumbuquinha, uma maravilha.

   Ainda pensei numa entrada de agulhas ou iscas de badejo. Seria demais, segundo Silva, salvo se tivessemos com muita fome, pois, o principal é farto.

   Ficamos então trocando figurinhas e vendo pescadores que organizavam uma embarcação que iria ao mar, à pescaria. O mar do Litoral Norte é piscoso mais pra dentro, rumo ao oceano na direção d'África.

   Silva propôs então como principal o melhor dos manjares da casa, a moqueca de camarão com peixe, pirão do caldo, arroz e pimentinha a gosto.

   Sêo moço, que delicia. Se não chega a ser uma "explosão de sensações" como reza a propaganda da casa, vale o que pesa.

---------------------------------------------
Restaurante Mar Aberto
Largo de São Francisco, 43
Arembepe - Camaçari - Bahia
Fone 71.3624.1257 Fax 71.3624.1623
www.marabertorestaurante.com.br
Funciona de segunda a quinta das 11h30min às 21hs
                        sexta e sábado das 11h30min às 23 hs
                        domingo das 12h às 19h
Aceita todos os cartões
Estacionamento fácil (não tem manobrista)
Preço médio dos frutos do mar R$85,00 (para duas pessoas)