Colunistas / A Boa Mesa
Dom Franquito

DOM FRANQUITO FEZ SEU COMBINADO NO YAN PING DE LAURO E ACHOU ÓTIMO

Restaurante Yan Ping Gourmet fica no Shopping Litoral Norte, Lauro de Freitas, Bahia
20/05/2011 às 09:01
Foto: BJÁ
 
  Há quem tenha preconceitos com os chineses. Em Salvador da Bahia houve uma época em que chinês era sinônimo de lavanderia. Tinha várias no centro da cidade, em cubículos, em portas térreas de casarões.

  Era um fumaceiro danado e ninguém entendia nada sobre o que os chineses falavam, mas, a roupa ficava legal, bem lavada e passada com esmero.

  Depois os "chinas" dominaram o ramo de pastéis, enormes, gordurosos, chamados "mata fome" e muito apreciados com Coca Cola. Pareciam "bombas-relógios" e o camarada já saia dessas tendas dando cada arrôto de matar.

  Nas madrugadas da Carlos Gomes, antes de existir o "Baixo Gomes" e o "Gomes Gay" tinha a esquina do "mata fome", no acesso à Rua da Forca que se atinge o Largo Inocêncio Galvão, mais conhecido como 2 de Julho.

  Aí surgiu o Tong Fong que marcou uma época nos idos dos anos 1960/1970, no Campo da Pólvora, um dos melhores restaurantes chineses de Salvador, em vários anos. 

  Era um programa e tanto ir ao Tong Fong. Domingo, à noite, depois de cinema (outro programa costumeiro) havia filas. A comida era uma delícia. E foi dessa época que a baianada conheceu o frango xadrez e o porco doce-azevedo. 

  Agora, tem restaurante chinês em vários bairros, nos shoppings, no centro, e as lavanderias praticamente desapareceram no modelo pioneiro. Alguns pastéis chineses ainda sobrevivem, mas, existem outras marcas e até grifes.

  Meu caro, minha nobre leitora, abriu um chinês no Shopping Litoral Norte, em Lauro de Freitas, que é uma beleza. Trata-se do Yan Ping Goumert, tudo novinho, ar condicionado, segurança empalitozado na porta, estacionamento fácil para quem tem carro, e uma comida de primeira.

  E você pode fazer seu prato, à vontade, começando pelo hot roll, hot tropical, sashimi de atum e de peixe branco, salmão, risoto shop suey, arroz branco, rolinho primavera, pedacitos de porco agridoce, frango xadrez com championg e o que mais quiser, à seu gosto.

  Esse combinado, ao seu modo, com pedaços de teppan de salmão e unas verduritas arriba vale quanto pesa e não vai desequilibrar suas finanças, até porque o câmbio está desvalorizado em relação a moeda do tio Sam, e com 10 a 15 papéis de George Washington se paga la cuenta.

  Tá vendo! Dá pra ser feliz indo a um chinês.

  Outro detalhe: se você estiver em sua casa de praia ou nos condomínios da Estrada do Coco é só ligar 3378.1900 que o motociclista do Yan entrega em sua porta, à gosto, um macarrão fruto do mar, costelinha ao modelo Pequim, um yakissoba misto ou um combinado.

   Fique à vontade. E, de acordo com suas finanças, "ataque" de chinês.

----------------------------------------
RESTAURANTE YAN PING GOURMET
Shopping Litoral Norte, Estrada do Coco
Lauro de Freitas (Pista em direção a Salvador)
Fones: 3288.9625 e 3378.2074
Preço médio do prato R$25,00
Aceita todos os cartões
Tem sucos naturebas