Colunistas / A Boa Mesa
Dom Franquito

FILET DE SALMÃO AO MOLHO DE TANGERINA OLHANDO O CRISTO REDENTOR

Restaurante Expand, Shopping Leblon, 4º piso, Rio de Janeiro
27/07/2010 às 15:22
Foto: BJÁ
 
Em temporada carioca, para preocupação do confrade Jolivaldo Freitas, o qual me recomendou cuidado com "balas perdidas", andando pela calçada de Ipanema em direção ao baixo Leblon, preocupação tive com a senhora Bião de Jesus ao cruzar com a Garcia D' Ávila e avistar a Louis Vuitton porque para o bolso de um pobre aposentado do INSS, mal daria para comprar uma fivela do malletier francês.



Felizmente ela é uma senhora compreensiva e, como diria o poeta Bial, apenas espiamos a vitrine.

Pobre, por natureza, tem um fascínio enorme de "corujar" vitrines, especialmente, as mais belas e com produtos mais caros. H Stern, então, é um sabor.



Bom mesmo, diria, é a Livraria Travessa da Visconde de Pirajá já com uma seleta de livros e DVDs para presentes ao Dia dos Pais, desde "Papéis Inesperados" de Julio Cotázar; a "A Hora entre o Cão e o Lobo" de Eva Hornung.



Que bela casa de livros. Dá prazer em conhecer e andar pelos corredores do saber. E também adquirir uma obra de ficção, preferencialmente.

Mas, como o homem não vive só de literatura; nem saco vazio fica em pé esticamos até o Shopping Leblon, a mais nova moda carioca, no cruzamento estratégico das avenidas Afrânio de Melo Franco e Borges de Medeiros para saborear uns petiscos num restaurante com vista panorâmica para a Lagoa Rodrigo Freitas e o Corcovado.



Seria um exagero dizer que só a vista pagaria a refeição. Que perdulário, imagina-se!



Dinheiro não anda dando sopa. Nem peixe come leão.

Como a senhora Bião tem suas economias guardadas a sete chaves, arriscamos o Buffet do Expand, aquela famosa importadora de vinhos paulistana que tem um restaurante no 4º piso.



E nos servimos bem, com salada caprese de entrada e filet de salmão ao molho de tangerina e arroz com brócolis. Suculento. A tangerina dá um sabor especial ao pescado. Casam bem. Marido e mulher em perfeita harmonia.

Já o nobre Agapito, o Deus do Amor, agora numa fase galã com cara de peroba inigualável junto às moçoilas, dada sua estatura e força física, deliciou-se com um filet mignon com risoto de funghi porcini e shitake.



Ah! Sim, para satisfazer os requisitos da casa, que só serve vinhos e nada além, provamos por sugestão do maitre um chileno Tabaly reserva Syrah safra 2008, produzido na região do Valle Del Lamari de fragrância sedutora.



Então, bebericando esse vinho e contemplando a lagoa e o Cristo Redentor no ambiente longue do Expand valeu o prazer.

Muito mais do que as fivelinhas do malletier Vuitton.



--------------------------------

Restaurante Expand

4º piso do Shopping Leblon

Rua Afrânio de Melo Franco, 290

Rio de Janeiro

Aceitam todos os cartões

Preço médio do prato R$36,00

Vinho com preço médio R$120,00