Colunistas / A Boa Mesa
Dom Franquito

COMBINADO DO TAKÊ EM TEMPO DE TROVOADA VENDO O MAR DO RIO VERMELHO

O Restaurante Japonês Takê fica localizado no Morro da Paciência
11/04/2010 às 15:20
BJÁ
 
   Em época de trovões e alagamentos nada como o alto de uma colina. Pelo menos, aparentemente, vive-se momentos sem os pés n'água ou com o veículo engolido por algum córrego da capital baiana.

  Rios não há mais. Salvo o Camurugipe que está afogado em matos e sujeira onde peixe de vivalma sobreviveria, até mesmo jacarés do pantanal resistiria à sua poluição, outros tantos riachos sendo encobertos por placas de concreto, o Morro da Paciência é um bom local para sentir o cheiro do mar.

  E como não vive-se de brisa e maresia, uma boa pedida é experimentar os jyos, sushis e temakis do Takê, o restaurante japonês que se situa naquela colina em frente ao mar do Rio Vermelho.

  Comidinha saudável e deliciosa, em especial as variedades de preparos para o salmão que é um peixe muito sofisticado, adora águas profunduas de mares distantes, e quando posto à mesa, quer com acelga ou em hot rool grelhado com cream cheese, santa Eduvirgens, é uma maravilha.

  E que beleza estava a senhora Bião de Jesus toda compenetrada usando um trench-coat negro parecendo até Sofia Loren nos velhos tempos dos filmes italianos ao lado de Marcello Mastroianni não que tenha qualquer parentesco com este, nem sua performance, embora também estivesse com meu "tranchoat" à moda brasis.

  Experimentamos de tudo um pouco, desde uma porção de Tempurá Gendai Jyo ao Temaki Salmão e Temaki a Califórnia com arroz, salmão, cebolinha e a folha de alga com aquele cone que mais parece um sorvete. Ah! E ainda um apetitoso carpaccio de salmão camarões empanados.

  Pra completar o serviço, a garconete Gabriela, nos serviu um combinado misto com 14 unidades de sushi, sashimi e hot-holl. Olha! Meu caro!, tem um hot-holl de goiabada, crocante, que é coisa do outro mundo.

  O atendimento do Takê é excelente, Os garçons e o mâitre Gerson Ramos, novo na Casa, são muito simpáticos e não ficam no pé de mesa perguntando se querem algo mais.

  O Také atende nesse modelo, do combinado e tudo mais por R$55,00 cada cliente ou então à la carte. As duas opções são excelentes. Mas, ficar com a primeira é mais agradável porque você tem a oportunidade de experimentar de tudo. 

  E como o cardápio é extenso vá com calma, sem sede ao pote, comendo igual a japonês, usando palitinhos que se tem um excelente resultado.

  A carta de vinhos da casa é básica. Diria que é até pobre para a proposta do restaurante. Mas, dá para o gasto. Preferimnos bohemias. Mais interessante.

  Vale a pena desgustar os combinados do Takê. Eu recomendo.


--------------------------------------------- 
Restaurante Japonês Takê 
Av Oceânica, 3864´- Morro da Paciência
Ondina - Salvador - Bahia
Fones 71. 3332-6784/ 3332-6062
Não precisa fazer reserva
Tem manobrista
Aceita todos cartões de crédito