Colunistas / A Boa Mesa
Dom Franquito

CARNE DE SOL RABO DE PEIXE À MODA PARAIBANA NA PRINCESA DO SERTÃO

O Restaurante Picui fica localizado na Av Maria Quitéria, em Feira
11/09/2009 às 11:21
Foto: BJÁ
 
   Posta à mesa parecia um Simca Chambord Rabo de Peixe, um clássico da década de 1960 apreciado pelos endinheirados exibicionistas.

   Mas, qual nada amigo meu falo com água na boca da carne de sol à moda Paraíba do Restaurante Picuí, da Maria Quitéria, em Feira de Santana.

   É um passeio ao bom paladar, assim como agradável era desfilar num Chambord na pista do Farol da Barra, aos domingos à tarde, dia preferido da paquera naqueles idos tempos dos anos 1960. 

   No Picuí, ao contrário, passeia-se sentado diante da carne de sol rabo de peixe bem passada dourando-a com manteiga de garrafa e troços de paçoca. Ah! sim, meu nobre leitor, feijãozinho tropeiro, pirão de aimpim, salada e arroz.

   No mais é conversar fiado e desgustar.

   E a conversa no Picuí foi agradável porque César Orrico, aquele mesmo poeta visionário do Antares, o camarada que pilota o projeto Feira Cidade Digital tem tantas idéias na cabeça, que fica ainda mais agradável saborear a rabo de peixe.

   - Tá bom, completava Édson Borges, jornalista que cuida da comunicação da Prefeitura, podemos também pedir um queijo coalho, outra típica espécime da culinária nordestina, com um melzinho de abelha, antes do principal.

   - Como não! - respondi afirmando que assim fosse à vossa vontade.

   E assim ficamos conversados e resolvidos abraçados aquelas iguarias feirenses, da porta do Sertão, porque se há local onde a carne do boi é de primeira justo se diga a Princesa honra o título.

   E o queijo de coalho, então, nem se fala porque importado da Santa Bárbara de São Amaral o brasis que vende requeijões e coalhos com orégano das melhores patentes.

    Assim fomos seguindo nossa jornada de trabalho, nada frugal, mas santificada pelos santos olhos da pimenta, da manteiga e do mel.

   Indo a Feira de Santana meu caríssimo leitor, minha adorada leitora, e estando com desejo de forrar a barriga com o bem bom, sem agredir as suas finanças, pode ir ao Picuí.

------------------------
Restaurante Picuí
Av Maria Quitéria, 2463
Feira de Santana - Bahia
Fone (075) 3221-1018
Aceita reservas. Tem ar condicionado.
Preço médio para duas pessoas R$40,00
Especialidade da casa é a comida nordestina