Colunistas / A Boa Mesa
Dom Franquito

CAMARÃO PISTOLA DE TIA JÚLIA É PRA PEDIR LICENÇA AO CONSELHEIRO SOUZA

Restaurante da Tia Júlia, Alto do Santo Antônio, Santo Antônio de Jesus
29/08/2009 às 10:16
BJÁ
 
   Ai daquele que for a Santo Antonio de Jesus sem pedir permissão ao conselheiro Fernando Vita, de tradicional família do Onha, cujo pai, também, é o vice-prefeito da gloriosa cidade de Dom Macedo Costa, Sêo Edvaldo Souza, o político mais velho em atividade no país com seus sóbrios 92 anos de idade.

   Daí que não me arriscaria a tal bravata ao pisar o solo na terra das palmeiras e do comércio mais barato da Bahia. Assim rezam placas na BR-101 na chegada, no meio e na saída da cidade, tanto que quase troco meu carro por lá. Só não o fiz porque sendo cliente dos meninos de Nilo boi não ficaria bem.

   Depois de astuciar aqui e acolá na feira livre da cidade, belíssima por sinal, e comprar uns saquinhos de avoadores, beijus e farinhas, seria imperdoável chegar em casa de retorno a essa excursão sem tais ingredientes, especialmente o beijuzinho de coco doce, arrisquei o palpite de um vivente na hora do rancho e fui conhecer a tenda de comidas da Tia Júlia.

   De cara já gostei do local porque Tia Júlia tem aquele humor característico de Sêo Lunga, de pouca conversa e do vamos ao principal, madame que está no batente há 40 anos servindo carnes, peixes e mariscadas e não ali pra contar histórias a estrangeiros e visitantes indiscretos.

   Por sugestão de seu filho Gil, o conversador, este bom de papo, abraçamos eu e Agapito uma moqueca de camarões pistola com feijãozinho carioquinha.

   Disse-nos Gil quando perguntado sobre o tamanho e a quantidade dos camarões que, são coisas de uma chave (mostrando o tamanho dos bichos com os dedos e escalando quase um palmo) com fartura de pescaria no prato de barro.

   E assim foi de fato o que aconteceu, camarões não tão taludos como anunciados por Gil, porém, além de deliciosos com fartura, tanto que comemos à vontade não só os camarões mas também o pirão, o feijão e a salada, servidos em cumbucas bastante generosas.

  - Que tal? - perguntou-nos Gil sob os olhares de Tia Júlia que levava uma cerveja à mesa vizinha habitada pelo deputado Arthur Maia e convivas locais.

  - Vale o quanto pesa, disse com meus botões. Estão, de fato, apreciáveis. Nada excepcional, mas, de bom paladar, completei.

   - Conheces Jaime da locadora de veículos? - questineu em intimidade com Gil.

   - Trigo limpo. Gente de família boa. Vem aqui de vez em quando, respondeu-me o gajo.

   E assim o tempo foi passando, os camarões sendo degustados com alegria e complementados com uma Coca Cola em litro e um docinho de leite de sobremesa.

   Querer mais o que! Nada! Ah! Bateu uma chuva no Alto de Santo Antonio, onde fica situado o Tia Júlia pra refrescar o tempo na terra das palmeiras.

   Que bom! Camarões com chuva e o humor cearense de Tia Júlia. Com permissão do conselheiro Fernando Vita é de tirar o chapéu.

--------------------- 
Restaurante da Tia Júlia
Rua São Luis, 129, Alto do Santo Antônio
Santo Antônio de Jesus, Bahia
Preço médio dos pratos R$40,00 para duas pessoas
Aceita todos os cartões de créditos