Colunistas / A Boa Mesa
Dom Franquito

BADEJO GRELHADO DO RESTAURANTE BEIRA RIO, EM CACHOEIRA, É NOTA DEZ

Depois é andar à beira do Rio Paraguaçu, astuciando a história
07/08/2009 às 12:23
 

 

 
  Andar pelas ruas de Cachoeira, a cidade heróica, dá um enorme prazer. Ora diréis que pisa-se na história para repetir um velho bordão dos literatos. De preferência, se não tens nada a fazer que atrapalhe sua vida, em dias de semana é ainda melhor.

  Reina a paz vendo-se as águas do Rio Paraguaçu refletirem na paisagem e na lapinha de São Félix, a irmão gêmea de Cachoeira.

  Lugares agradáveis para conhecer não faltam, desde alguns conventos e igrejas, a galerias e tendas de café e petiscos, como o Pouso da Palavra de Damário Cruz e o Café com Arte do polonês Michel Bogdanowicz. 

  Esse polonês invocado, alpinista, diz que pronunciar o seu sobrenome Bogdanowicz é comum a qualquer criança da Polônia. Em sua tenda de tudo um pouco em arte, desde gravuras e quadros de artistas locais, a peças antigas, vestuário e livros.

  A música ambiente é clássica e o expresso da melhor qualidade. Quase em frente tem a galeria do filho do Louco, um dos artistas mais famosos do local, com entalhes de toda natureza. 

  Agora, depois de bater perna e literalmente pisar na história, recomenda-se a comida do Restaurante Beira Rio, um agradável local com vista para trechos do Paraguaçu, onde pode-se saborear, entre outras, um filé de badejo grelhado ao molho de maracujá de pedir aos santos um repeteco.

  À mesa com o ex-deputado e professor da Universidade Federal do Recôncavo, Luis Nova, agradável conversa de tudo um pouco, com temperos de política.

  E, é claro, sem perder de vista o badejo, a pimentinha malagueta, a salada, arroz e até um feijãozinho em cumbuca de barro.

  Tá querendo mais o que? 

  Olha meu caro leitor e minhas queridíssimas leitores é um prato delicioso, pra ser degustado com vagar jogando conversa fora e conversa pra dentro em sabedoria, como a que fiz com o professor Nova, homem de saber e observador arguto do cenário baiano.

  No mais é acolher um doce de caju feito pelas conzinheiras da casa e andar à beira do Paraguaçu astuciando como a corveta a mando de Madeira de Melo, nas lutas pela Independência da Bahia, em 1822, bombardeou a heróica sem assustar os seus moradores, pois, muitos dos tiros deram n'água.

------------------------- 
Restaurante Beira Rio
Rua Manoel Paulo Filho, 19, centro
Cachoeira, Bahia
Fones (075) 3425.5050  3425.5511
Aceita cartões de créditos
Preço médio de frutos do mar R$44,00 (para dois)
Preço médio das sobremesas R$5,00